Brotherband #5: A Montanha – John Flanagan

por Posted on 8 Comments 4 tempo de leitura 52 visualizações

A Montanha é o quinto livro da série Brotherband do autor John Flanagan. Ele foi publicado pela editora Fundamento e já fiz a resenha dos livros anteriores aqui no blog. É uma série recomendada para os fãs de Rangers Ordem dos Arqueiros e também para quem curte aventura e ação

Se você não conhece a série, farei um pequeno resumo da história: Brotherband é o nome dado a um treinamento na Escandia. Todos os garotos de 16 anos precisam aprender o básico sobre combate e navegação. No primeiro, livro ficamos por dentro dessa competição e também conhecemos o grupo que conseguiu se destacar na última formação. Hal é o nosso protagonista! Ele sempre sofreu preconceito por ser filho de uma ex-escrava e ter sangue de Araluen nas veias. No entanto, ele acaba conquistando a admiração de todos por conta da sua inteligência e habilidade de liderar o seu grupo.

No livro anterior, Hal e sua equipe (com a ajuda de Gilan) conseguiram libertar os araluenses que foram vendidos como escravos. E em A montanha, finalmente a tripulação do Garça Real se encontrará com o Rei Duncan. O arqueiro Gilan recebeu uma nova missão para proteger a vida de Cassandra (filha do rei) e ele pedirá a ajuda de Hal novamente.

Brotherband #5: A Montanha - John Flanagan

Um pouco mais sobre A Montanha

Um homem chamado Ikbaal quer tirar a vida da princesa Cassandra. Ele contratou um assassino profissional em Arrida e usou a sua crença como justificava para este atentado. Ikbaal foi bem objetivo quando disse que a deusa, em que acredita, pediu por essa execução. E é claro que o rei Duncan está desesperado e com medo de que algo aconteça com a sua filha; por isso, enviou Hal e a sua tripulação para impedi-lo.

Mais uma vez Gilan irá participar dessa aventura ao lado dos Brotherband. Eles estavam prontos para partir, contudo, um dos membros do grupo decidiu abandonar a tripulação. Hal ficou surpreso ao descobrir que Ingvar tomou essa decisão antes mesmo de chegar em Araluen. Ingvar é o mais forte dos Brotherband, mas não se sente a vontade porque tem dificuldades para enxergar e acredita que isso atrapalha a equipe. Entretanto, Hal é muito criativo e, antes de partirem, pensa em uma solução para não deixar o seu amigo para trás. De última hora, ele consegue mudar a decisão de Ingvar.

Muitas coisas acontecem durante o trajeto. Fiquei feliz ao ver que nesse volume o autor focou nos gêmeos Ulf e Wulf. Sem dúvidas eles são responsáveis pelo humor da história, mas como estão sempre brigando, os gêmeos acabam passando aquela visão de que nunca vão se entender. E durante uma batalha, um deles acaba se ferindo e é aí que notamos como se preocupam um com o outro.

O que achei da história

Gosto da forma com que o autor desenvolve os seus personagens. É muito bom vê-los crescendo a cada volume. Quando li o primeiro livro da série, identifiquei várias falhas na personalidade de cada membro do Garça Real. A primeira missão que realizaram foi um fracasso, mas aprenderam com os erros e continuam aprendendo em cada aventura. John Flanagan não cria personagens perfeitos com superpoderes e sim humanos cheio de falhas. Por isso sempre recomendo os livros desse autor para quem gosta de fantasia e/ou está entrando no mundo literário.

Também gostei de rever personagens de Araluen nesse volume. Eu amo a série Rangers e sempre que encontro algum arqueiro nessa série, sinto um quentinho no coração. Hal se tornou um líder mais forte só que ainda tem muito o que aprender; O nosso nervosinho Stig está mais calmo e está sabendo lidar melhor com as situações; Thorn está cada vez mais presente na vida de Hal e vive implicando com Lydia (nova integrante do grupo).

Aliás, preciso dizer que estou amando essa personagem. Eu já gostava da princesa Cassandra, pois a achava determinada e objetiva. Porém, Lydia consegue ser ainda melhor com as suas habilidades e respostas para comentários machistas. E Klooff, a cachorra que Hal achou nas montanhas está firme e forte na equipe.

Você precisa dar uma chance para as histórias do John Flanagan

Por se tratar de uma série, não consigo dar tantos detalhes da história sem spoilers. Se você me acompanha já deve ter reparado que eu sou fã do autor, não é mesmo? John Flanagan me conquistou com a sua escrita e a forma de desenvolver o enredo. Li todos os livros de Rangers Ordem dos Arqueiros (e não vejo a hora de sair o novo) e Brotherband foi uma surpresa maravilhosa.

Nessa série, grande parte da história se passa no mar. Há um glossário de termos náuticos no início do livro, mas já me acostumei tanto com o ambiente (e a linguagem) que nem preciso mais consultá-lo. John Flanagan gosta de detalhes, por isso é comum finalizarmos um volume com aquela sensação de que fomos enrolados. Mas não é essa a intenção do autor! Ele quer mostrar que há vários obstáculos antes de alcançar qualquer objetivo. Nem sempre os personagens principais ficam em vantagem e quase sempre há desentendimento no grupo. Entretanto, sempre há uma lição para aprender.

PLAYLIST INSPIRADA EM BROTHERBAND

A Montanha Book Cover A Montanha
Brotherband
John Flanagan
Fundamento
360

Depois de enfrentar os comerciantes de escravos de Socorro, Hal e a tripulação do Garça-Real retornam a Araluen e recebem uma nova missão do rei Duncan: proteger sua filha, a princesa Cassandra. Ela sofreu um atentado que, felizmente, foi frustrado. Contudo, os assassinos pertencem à seita de Imrika, conhecida por caçar e perseguir suas vítimas até a morte – incansavelmente. Esses fanáticos precisam ser detidos antes que seja tarde e, assim, os Brotherbands e Gilan, o lendário arqueiro de Araluen, partem à procura do covil inimigo na temida Montanha do Escorpião, localizada no deserto de Ephesa. Só que, quando religião e morte se misturam, nem mesmo a calmaria das águas mais profundas dará trégua aos corajosos aventureiros. No caminho, um tirano sedento por vingança e um grupo de cruéis mercenários unem forças para tomar o Garça-Real e impedir Hal e seus amigos de chegar a seu destino. É o início de uma sangrenta batalha por mar e por terra que pode sair muito caro à jovem tripulação. O perigo espreita entre as sombras. Contando com a experiência de Thorn e a agilidade de Gilan, Hal precisa combinar as habilidades de marinheiros e arqueiros para enfrentar adversários impiedosos. Mas será que Hal conseguirá comandar e proteger todos ao mesmo tempo? Ou sua jornada terminará antes de começar?

Receba as publicações por e-mail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comments
  • Ana Caroline Santos
    outubro 14, 2019

    Olá, tudo bem? Fãs de histórias fantásticas com aventuras e ação, gostei dessa série que não conhecia. Aliás fiquei super curiosa por conta de saber que eles fracassaram na primeira missão, no primeiro livro, e ver como o autor trabalho isso (apesar das suas ressalvas). Que bom que esse livro lhe trouxe agrado junto dos personagens, e fiquei super curiosa para acompanhar esses personagens mais “reais”. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

  • Marijleite
    outubro 11, 2019

    Oi, amei saber um pouquinho sobre o que rola nesse volume; eu gosto muito de história de fantasia, então já fiquei interessada nesse livro e na série.

  • No Conforto dos Livros
    outubro 10, 2019

    Olá!! 🙂

    EU confesso que nao conhecia este livro ainda, mas fiquei bastante curioso, de modo que fico com vontade de fazer a leitura!

    Enfim, acho otimo que tenhas gostado de fazer a leitura, em particular quando e possivel perceber o crescimento das personagens!

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

  • Karini Couto
    outubro 9, 2019

    Foto maravilhosa. Eu não conheço o livro e nem a história! Depois de todas as suas considerações eu realmente acredito que preciso conhecer essa história.

  • Jaysa Silva
    outubro 8, 2019

    Adorei sua postagem de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar…

    Beijos.

  • vanessa
    outubro 8, 2019

    Olá! Tudo bem?
    Gosto de livros que tem continuação que são séries e por isso vou dar a chance aos livros dele. A minha lista está enorme de livros para ler na vida mas, um dia eu cheo lá e termino de ler todos rs
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

  • que livro lindo, edição super bacana, eu adoro esse tipo de fantasia, parece uma aventura mt gostosa de ler

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

Previous
Tática Militar: Mochilas com Durabilidade e Resistência
Brotherband #5: A Montanha – John Flanagan

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE