Brotherband #4: Os escravos - John Flanagan

Os escravos é o quarto livro da série Brotherband do autor John Flanagan. Ele foi publicado pela editora Fundamento e já fiz a resenha dos livros anteriores aqui no blog. É uma série recomendada para os fãs de Rangers Ordem dos Arqueiros e também para quem curte aventura e ação

Se você não conhece a série, irei fazer um pequeno resumo da história: Brotherband é o nome dado a um treinamento na Escandia. Todos os garotos de 16 anos precisam aprender o básico sobre combate e navegação. No primeiro livro ficamos por dentro dessa competição e também conhecemos o grupo que conseguiu se destacar na última formação. Hal é o nosso protagonista! Ele sempre sofreu preconceito por ser filho de uma ex-escrava e ter sangue de Araluen nas veias. No entanto, ele acaba conquistando a admiração de todos por conta da sua inteligência e habilidade de liderar o seu grupo.

Brotherband #4: Os escravos - John Flanagan

Se no livro anterior os tripulantes do Garça Real sofreram para enfrentar Zavac e recuperar a Andomal, neste eles estão entediados. Lydia não vê a hora de aparecer alguma aventura para zarpar junto com os meninos. Meninos é uma forma de dizer, porque eles cresceram e amadureceram com os últimos episódios. 

Hal se tornou um líder mais forte, no entanto, ainda tem muito o que aprender; O nosso nervosinho Stig está mais calmo e está sabendo lidar melhor com as situações; Thorn é outro homem! Cada vez mais presenta na vida de Hal e agora está ainda mais próximo de sua família; E agora teremos um novo membro pra tripulação, Klooff, a cachorra que Hal achou nas montanhas e que gosta de roer tudo o que vê pela frente.

Eu estou adorando acompanhar essa série e até agora este livro se tornou o meu favorito. Isso tudo porque o autor trouxe um personagem de Rangers que eu gosto bastante, Gilan. Como os Garças estavam entediados, Erak pediu para que eles fosse até Araluen realizar um missão e preciso dizer que eu estava com saudades desse lugar.

É claro que eu passei alguns nervosos enquanto lia, pois sempre tem que ter alguém para estregar o momento de paz na história. Tursgud é o líder da Shark Brotherband, um dos inimigos do Garça. Esse jovem sempre foi problemático e sempre quis atrasar a vida do Hal e de quem mais entrar no seu caminho. Nesse volume, ele ganhou um navio novo do seu pai e o batizou de Nightwolf , contudo ele está quebrando algumas regras do tratado entre Araluen e Escandia.

Por se tratar de uma série, não consigo dar tantos detalhes da história sem spoilers. Se você me acompanha já deve ter reparado que eu sou fã do autor, não é mesmo? John Flanagan me conquistou com a sua escrita e a forma de desenvolver o enredo. Li todos os livros de Rangers Ordem dos Arqueiros (e não vejo a hora de sair o novo) e Brotherband foi uma surpresa maravilhosa.

Nessa série, grande parte da história se passa no mar. Há um glossário de termos náuticos no início do livro, mas já me acostumei tanto com o ambiente (e a linguagem) que nem preciso mais consultá-lo. John Flanagan gosta de detalhes, por isso é comum finalizarmos um volume com aquela sensação de que fomos enrolados. Mas não é essa a intenção do autor! Ele quer mostrar que há vários obstáculos antes de alcançar qualquer objetivo. Nem sempre os personagens principais ficam em vantagem e quase sempre há desentendimento no grupo. Entretanto sempre há uma lição para aprender.

[penci_review id=”21373″]