A importância dos números na Fotografia

por Posted on 20 Comments 5 min leitura 1660 visualizações

sdml_d2

Ainda lembro da reação que meus familiares tiveram quando eu disse que iria estudar fotografia. Sempre tive o apoio dos meus pais (até porque o meu pai é fotógrafo), mas muitos ficaram decepcionados. Eles queriam ouvir que me formaria em Medicina, Direito e outras profissões que, segundo eles,  “dão” dinheiro. Reconheço a importância de cada profissão, mas o que seria do mundo se só houvessem doutores? Cadê a pessoa para registrar esse momento tão importante na vida de alguém?

Eu já sabia, mais ou menos, o que me esperava no curso porque eu já convivia com o assunto dentro de casa, por isso não foi surpresa quando me deparei com números e contas em algumas aulas. No curso tivemos mais aulas teóricas do que práticas e hoje vim tentar explicar um pouquinho a importância dos números nessa profissão tão linda.

Se você gosta de fotografar já deve ter presenciado um diálogo parecido com este: “Para essa foto usei Iso 200, com a velocidade 180, abertura 16 e uma lente de 50mm”. O que são esses valores?

Abertura do Diafragma:

Para quem não sabe, o Diafragma nada mais é que um olho mecânico, quando batemos uma foto abre um orifício para que a luz passe. Enquanto nossos olhos conseguem “traduzir” uma imagem com a retina, a máquina faz o mesmo processo com o sensor e quem protege esse sensor dentro da máquina é o obturador. Ele cobre o sensor como se fosse uma cortina e cada vez que você dispara um click essa cortina abre rapidamente para fazer a foto.  Para entender o número é mostrado sempre uma fração F1/ (número), onde o número segue um padrão de valores (3.5, 5.6, 6.3 e por ai vai). Essa fração indica o tamanho do orifício em milímetros. Então quanto maior o número, menor será o número da abertura.

Exemplo: 5.6 = 0.178mm

www.antoniorowe.com http://www.flickr.com/photos/nenozen/ www.antoniorowe.com http://twitter.com/neno_zen http://www.facebook.com/profile.php?id=1486370264#!/ https://profiles.google.com/102598681396668658510
Créditos na imagem

 

Velocidade

É a a quantidade de tempo que o diafragma ficará aberto expondo o sensor. Quanto mais tempo, mais luz entra. Podemos criar efeitos de Congelamento (quando usamos uma velocidade alta, conseguimos captar objetos em movimentos,  como se estivessem parados), Movimento: (quando usamos uma velocidade baixa tudo que está em movimento começa a fica embaçado, assim conseguimos ter a impressão de movimento na cena.. Eu consigo fotografar sem tremer com velocidade 1/30 se eu usar uma velocidade menor do que essa preciso do tripé.

velocidade
Créditos na imagem

ISO

Nada mais é que a sensibilidade do sensor da câmera ou do filme. Quanto maior o valor do ISO mais sensível e consequentemente mais luz é absorvido.  Então pra decorar de uma forma fácil: “O fator que controla a luz de cada exposição é a sensibilidade, ou seja o ISO”. Nas câmeras digitais foram criados padrões de valores que são múltiplos. Ex: ISO 50, ISO 100, ISO 200, ISO 400… E quanto maior o valor, mais sensível à luz fica o sensor e corre o risco de deixar ruído na imagem.

Diâmetro da Lente

O Diâmetro é a maior distância de um ponto a outro de um círculo. Sabe porque é importante saber qual o diâmetro da sua lente? Para quando precisar comprar algum acessório para ela. Geralmente ela é indicada por Ø e o valor dado é em milímetros.

IMG_1286
O Diâmetro da minha lente é 52mm

Megapixel

– Comprei uma máquina de 20 megapixel
– Legal parça, mas o que isso significa?
– Sei lá…

São os megapixels que formam uma imagem no computador e em câmeras digirais. Sabe quando você amplia uma foto no computador? Ela é formada por milhares de quadradinhos, ou seja, quando você ver na câmera: “resolução de 12 mega pixel“, significa que uma foto pode ter 12 milhões de pixel. Megapixel indica apenas as dimensões da foto, o tamanho dela, ou seja parça não quer dizer nada sobre a qualidade dela. A qualidade está relacionada a lente, software da câmera e consequentemente o sensor dela.

tabela-megapixel-camera
Créditos na imagem

Distância Focal

Nada mais é que  a distancia em milímetros entre o ponto de convergência da luz até o ponto onde a imagem focada é projetada no sensor, resumindo, é o zoom da sua máquina.  Quando maior o número, maior o Zoom.

Agora vou tentar explicar os números que aparecem na frente da sua lente

lente1855

1- É a distância focal da lente, a da foto, varia entre 18mm até 55mm.
2- São as maiores aberturas do diafragma nos extremos da distância focal, ou seja, quando a lente estiver com a distância focal de 18mm a maior abertura possível será de F3.5. Quando a distância focal (zoom) estiver em 55mm a abertura maior será de F5.6. O tamanho da abertura diminui com o zoom por conta do espaço interno da lente. Um dispositivo faz com que as lâminas se fechem para não danifica-lás.
3-Diâmetro da lente! Se eu quiser comprar um filtro para essa lente, por exemplo, terei que procurar um com o mesmo diâmetro: 58mm.

Tempo de vida dos Clicks

Não sei vocês, mas na minha época gastávamos muito com filmes para fotografar. Era esse o gasto que tínhamos com as máquinas analógicas, comprávamos filmes com a quantidade de poses e depois tínhamos que pagar pela revelação do mesmo. Apesar da tecnologia ter mudado, ainda não nos livramos dos gastos.  Lembra o que falei do obturador ali em cima? Que ele funciona como se fosse uma cortina? Toda câmera tem limites de clicks.

A minha Canon T5i aguenta aproximadamente 100.000 cliques, já a minha Nikon D80 aproximadamente 40.000 clicks.

Quer saber quantos clicks a sua máquina já tem? É só acessar esse site e fazer o upload do seu último arquivo da câmera que ele calcula pra você. Se a sua câmera chegou ao extremo e não quiser mais fotografar, pode ser este o problema. É possível fazer a troca do sensor de acordo com o modelo da sua câmera e também é possível sua câmera fotografar bem mais que os clicks estipulados pela marca.

Ufa! São números que não acabam mais! Se alguém disser que você cobra caro só para clicar, mostra essa publicação pra pessoa e entregue a câmera na mão dela…
Dúvidas? Deixe nos comentários!

Beijos

Receba as publicações por e-mail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 Comments
  • Milca
    fevereiro 19, 2016

    Utilidade pública. Tudo muito bem explicadinho e objetivo. Parabéns e brgada por compartilhar seus conhecimentos!

  • Bela
    janeiro 21, 2016

    Eu estudei fotografia por mim mesma. Meu pai era fotografo no começo de vida.
    Mas é tão deprimente ouvir alguém falar ‘ah, é só apertar um botão’ e se der a camera na mão da pessoa e falar pra ela fazer um light paiting ela fica tipo WTFH

  • Pâmela Lepletier
    janeiro 21, 2016

    Não entendo muito disso até tento e me esforço, mas confesso que não é pra mim.
    Eu quero uma canon porque preciso fotografar looks do dia e para fazer vídeos melhores para o canal. Eu peço sempre pra minha mãe fotografar, mas ela também não entende muito imagina a dificuldade das duas? hahaha
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

  • Vanessa Dias
    janeiro 21, 2016

    Preciso dizer que adoro os seus posts sobre fotografia. A publicação sobre as miniaturas foi MUITO BOA, justamente porque estou começando a brincar de fotografá-las, também, rs. De qualquer forma, tive dois semestres de foto na faculdade, e ainda sim me confundia MUITO esses números. Só da para começar a entender bem quando você tem sua câmera (que, a cada clique, você vai pegando melhor o jeito de ajustá-la).

    Estou com a t51 faz quase seis meses, e já melhorei uns 1000x. Mas confesso que ainda sinto dificuldades para fotografar em ambientes mais escuros (como no quarto depois que o sol se foi). Pode fazer um post sobre isso? Ia ser bem legal 😀

    Um beijo!
    http://www.saborabsinto.com.br

  • João Marcelo
    janeiro 20, 2016

    o que faz com quem é apaixonado por matemática e fotografia? estuda mais ainda! já conhecia algumas informações há algum tempo, mas tava meio enferrujado por não usar. agora que li o post vou correr pra pegar a câmera e voltar a treinar essas coisas!
    é muito legal! beijos!!

    mo-v-i-e.blogspot.com.br

  • Fran Oliveira
    janeiro 20, 2016

    Eu comprei uma Canon t5i, estou aprendendo muitas coisas ainda sobre diafragma, estou ainda com dificuldades, mas ainda estou aprendendo essas técnicas. Fiquei impressionada com isso dos cliques, eu não sabia, ainda a minha está muuuuuito longe disso, mas mesmo assim é impressionante. Até favoritei esse seu post, vai ser muito útil pra mim. Ameei muito o post!
    Beijos,
    http://www.dosedeilusao.com

  • Gabriela Lira
    janeiro 20, 2016

    Menina, quanta informação interessante! <3 Eu realmente não tinha ideia dessas coisas, maas achei bem útil, principalmente com isso de ISO.

    Ficou excelente as explicações!

    Beijos

    Poesia em Transe

  • Amanda Almeida
    janeiro 20, 2016

    Oi Clay, tudo bem?
    Nossa, eu confesso que sou apaixonada por fotografia, mas até hoje ainda não consegui entender bem boa parte da nomenclatura que envolve a fotografia, mas sempre que possível tento pesquisar a respeito. Seu post foi super bem explicadinho e me ajudou a entender bastante tudo isso, e é simplesmente impressionante essa arte.
    Forte abraço,
    Amanda Almeida

  • Mila
    janeiro 19, 2016

    Clay, quantos números!!! Vou salvar seu post para meu cunhado ver, ele tem uma máquina e não sabe usar 100% mas até que ele tem jeito para angulação e tal. haha
    Amei o post!!!
    Bjs

  • Sabrina Franzoni
    janeiro 19, 2016

    Eu queria que todas as pessoas no mundo que falam “essa câmera é uma ‘mãe’, hein” e “mas com essa câmera até eu” lessem este post. Talvez, assim, pensassem um pouco mais antes de soltar asneiras por aí.
    A câmera pode até “ajudar”, mas não faz milagre nenhum. Não adianta ter a melhor câmera do mercado e não ter o mínimo do conhecimento técnico.
    Ótimo post, Clayci!

    beijo ;*

    • Clayci
      janeiro 20, 2016

      Hahahahahaha vontade de matar pessoinhas quando dizem isso >.<

  • Clayci
    janeiro 19, 2016

    Obrigada Karine <3
    Não tem jeito né? Pra aprender só mexendo em td e lendo o manual rs

  • Juliana
    janeiro 19, 2016

    Eu amo fotografia e estou doida pra comprar uma câmera semo-profissional. Amei seu post e eu juro que não sabia de nada disso! Adorei conhecer os dados e saber agora o significado daqueles números na lente. Guardei pra futuras consultas, excelente post 😀

    Beijos!

  • Cris
    janeiro 19, 2016

    Esse post me deu saudade das aulas de fotografia da faculdade ? Queria ter me dedicado mais a fotografia, gosto bastante rs
    Beijos! =**

  • Cris
    janeiro 19, 2016

    Esse post me deu saudade das aulas de fotografia da faculdade ? Queria ter me dedicado mais a fotografia, gosto bastante rs
    Beijos! =**

  • Ane Reis
    janeiro 18, 2016

    Oie Clayci =)

    Com certeza na hora que eu conseguir comprar minha câmera semi ou profissional vou voltar para esse seu post e pegar todas as dicas *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  • Dai Castro
    janeiro 18, 2016

    Aulas na prática são bem legais, mas eu reconheço a importância de saber desses detalhes na teoria mesmo. Inicialmente todos esses números podem assustar, mas faz parte do aprendizado, aos poucos vamos nos familiarizando com eles, né? Hahaha Eu ainda não tenho uma câmera mas espero adquirir ainda esse ano, vou tentar absorver ao máximo as suas dicas, não só desse post, mas dos outros também focado em fotografia! Beijos!

  • Aline - 5k Miles
    janeiro 18, 2016

    Esses dias tava vendo um teste de distorção para retratos e esta lente padrão 18mm que normalmente vem nas câmeras distorce muito mais que as de zoom maior! Fiquei chocada quando vi a diferença! Não entendo nada disso! hahaha

    Cara mas é muito termo que tem que prestar atenção, eu me pergunto se um dia eu vou dominar o assunto! hahaha

    beijo Clay!
    Aline

    • Clayci
      janeiro 19, 2016

      É verdade! Ela só não distorce como também não deixa a foto bem nítida ^^

Previous
Como fotografo as minhas miniaturas?
A importância dos números na Fotografia

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE