Criatividade


Criatividade: 5 hábitos que ajudam estimular a minha

Apesar de ser taurina (olha eu tentando colocar a culpa no meu signo) gosto de mudanças. Sempre gostei de fazer parte do que não conheço e arriscar no novo. Quem vê as fotos que faço não imagina as gambiarras e as ideias que passam pela minha cabeça antes de registrar o click. Trabalhar com a criatividade não é fácil, pois ela precisa ser estimulada todos os dias. Então esqueça esse papo de que grandes ideias caem do céu porque não é verdade.

É claro que cada profissão exige soluções diferentes, porém é necessário pensar fora da caixinha para conseguir se diferenciar no mercado de trabalho. Você pode trabalhar em uma área completamente diferente da minha, contudo você precisa estimular a sua criatividade para encontrar a solução de um problema, inventar algum método e até mesmo descobrir maneiras diferentes de fazer a mesma coisa.

E se você acha que a criatividade está ligada apenas à arte está muito enganado. Se não existissem pessoas criativas e inovadoras nas áreas de ciência e tecnologia, por exemplo, não teríamos evoluído tanto. Não faz muito tempo que compartilhei aqui no blog algumas dicas que me ajudam quando o bloqueio criativo aparece (inclusive fiz um vídeo falando como lido com este bloqueio). E hoje quero compartilhar 5 hábitos que ajudam a exercitar minha criatividade, vamos lá?

5 hábitos que me ajudam a estimular a criatividade

5 hábitos que me ajudam a estimular a criatividade

Para viver uma vida criativa devemos perder o medo de errar. (Joseph Chilton Pearce)

SER CURIOSA

Acredito que isso faça parte da minha personalidade. Desde criança gosto de prestar atenção em tudo, inclusive nos detalhes. Sempre gostei de miniaturas e quebrava todas as minhas só para saber como elas foram feitas. E essa curiosidade me acompanha até hoje, gosto de me dedicar aos assuntos que não conheço. Já fiz muitos cursos e mesmos eles não tendo ligação com meu trabalho atual, me ajudaram a enxergar as coisas por outro ângulo. Acredito que ter a mente aberta abre portas para várias oportunidades. Então quanto mais diversificado for o seu grupo de amigos, melhor. Comece a reparar nas pessoas e a conviver com aquelas que pensam diferente de você.

OBSERVAR MEUS SOBRINHOS E SUAS DESCOBERTAS

Como Picasso dizia: Toda criança é um artista. O problema é o como manter-se um depois de crescido. Tenho quatro sobrinhos com a mesma faixa etária e gosto de observar como eles lidam com os problemas. Elas são livres para criar, inventar e fazer tudo o que a cabecinha deles imaginar. Uma hora na companhia deles é o equivalente a uma aula de criação.

ANOTAR AS MINHAS IDEIAS

Confesso que atualmente estou gravando as minhas ideias por ser mais prático. Mas algo que sempre faço é andar com um bloquinho de anotação na bolsa. Não fique preocupado em anotar tudo que você ver pela frente, não é essa a intenção. A ideia é você anotar coisas que te fazem bem. Sabe aquela sessão de filme? O que você achou da história? Anote! Comeu algo gostoso em um restaurante novo? Anote! Pode parecer besteira, mas isso pode te ajudar a evitar o bloqueio criativo.

SAIR DA ZONA DE CONFORTO

Como eu disse no início da publicação eu gosto de fazer parte do que não conheço. Gosto de me arriscar e conhecer o novo. Então sair da minha zona de conforto me ajuda bastante. Por exemplo, eu amo ler e meu gênero literário favorito é fantasia. Todavia estou dando uma chance para outros gêneros, como poemas. Tenho me inspirado em novos trabalhos.

CONFIAR NOS MEUS INSTINTOS

É tão chato quando uma ideia não dá certo, não é verdade? Mas isso não é o fim do mundo (ao menos não deveria ser). Estou aprendendo a me apegar somente as coisas boas e que deram certo. Confiar no meu trabalho, faz com que eu não me sinta apenas segura, mas me estimula a criar novos desafios para mim mesma.

O que mais está ajudando a estimular minha criatividade?

Criei um quadro de inspiração;
Estou fazendo um curso novo (e isso vai virar uma publicação futuramente);
Adotei um novo Hobby
Estou praticando mais exercícios e isso tem me ajudado muito na hora de dormir;
Tenho buscado feedback para saber onde preciso melhorar;
Estou fazendo mais intervalos durante o expediente;
Parei de me comparar com os outros e estou focando apenas nos meus resultados;

 

Leia também: 5 livros que vão te ajudar a trabalhar sua criatividade.

Ufa! Espero que vocês tenham gostado e que eu tenha ajudado de alguma forma. Aproveito para pedir dicas nos comentários. O que você faz para estimular a sua criatividade?

 

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • O que ninguém te conta sobre "ser a sua melhor versão todos os dias

    Tea time

    O que Encanto me ensinou sobre burnout

    Por

  • Me lembrando de como se descansa

    Tentando curtir as minhas férias

    Tea time

    Relembrando como se descansa

    Por

  • Fotos de respiro para o seu instagram literário

    Criatividade

    Fotos de respiro para o seu instagram literário

    Por

comentários

  • Natalia

    Oi, Clayci

    Adorei as suas dicas e acho super válidas. Às vezes a gente tem preguiça de começar algo novo e até mesmo sentimos falta de criatividade, mas essas ideias são ótimas para sair da zona de conforto.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    responder
  • Bruna Morgan

    Esse post é muito real, eu tento seguir esses passos quando preciso ser criativa, e anotar ideias tem se mostrado uma excelente maneira, principalmente por eu ser um pouco esquecida das coisas huahuaha

    responder
    • Clayci

      Eu esqueço muito fácil das coisas.
      Ás vezes tenho uma ideia incrível e se não consigo anotar naquela hora, ESQUECE.. ideia morreu pq não vou lembrar hauihauhauiha

      responder
  • Mis

    Esse post apareceu na melhor hora possível, sério. Eu dei uma super parada com a blogosfera e agora decidi voltar, mas tô meio perdidinha, sabe? O meu ritmo tá diferente, não tô sabendo lidar com as minhas ideias (e as vezes com a falta delas). Com certeza vou focar na dica da anotação, isso já me ajudou antes e acho que pode voltar a funcionar pra mim. Obrigada pelo post <3

    responder
    • Clayci

      Bos sorte, viu?
      Bloqueio criativo pega a gente na hora em que a gente mais precisa, né? =/
      Mas tenta fazer coisas que não lembrem o blog e aos pouquinhos isso pode te ajudar..
      Obrigada pelo comentário.

      Beijos

      responder
  • Dai Castro

    Post maravilhoso Clayci <3 Uma das minhas maiores dificuldades é me arriscar a sair da famosa zona de conforto, eu sempre fui uma pessoa muito insegura então qualquer coisinha diferente já me deixa bem pilhada e isso não contribui em nada para a nossa criatividade, né? Aliás, muito pelo contrário… Mas, aos pouquinhos vou conseguindo mudar isso! Super concordo em nos apegarmos aquilo que deu certo e levar os errinhos como um bom aprendizado!
    Beijos ?
    Colorindo Nuvens

    responder
    • Clayci

      E eu que gosto de mudanças, mas sou insegura?
      Já deixei de fazer muita coisa por causa disso, Dai..
      Porém hoje eu vou com medo mesmo ahuiahiuahuiahuiahiuah..
      Aquela sensação de “eu devia ter feito isso” é pior que a insegurança =/

      responder
  • Larissa Zorzenone

    Olá
    Eu também sempre fui muito curiosa e isso me ajudou muito a ser criativa. Eu tenho um filho de 2 anos e meio e concordo que uma hora brincando com ele é como uma aula intensiva de criatividade. Gente… como crianças são incríveis. Uma cosia que me ajuda muito e pode parecer bobeira é ler muito e ver filmes e séries. Acho que esses mundos fictícios (ou não) me ajudam muito a por a imaginação em prática.

    Vidas em Preto e Branco

    responder
    • Clayci

      Elas são incríveis, né?
      As pessoas falam que ainda sou criança, mas encaro isso como elogio.
      Acho fascinante a habilidade de lidar com os problemas rs ..
      <3

      responder
  • Juliana

    Nossa Clay, gostei muito desse post! Eu ando num bloqueio criativo faz um tempo. Mesmo que meu blog geralmente tenha posts
    mais “padrões”, estou com dificuldades para ter ideias do que escrever e até mesmo vontade para fazer isso.
    Vou ver se consigo seguir essas dicas para melhorar isso! Obrigada por compartilhá-las <3

    responder
  • Mari

    Amei o post, Clay. Exercitar a criatividade é bem complicado, às vezes. O tal do bloqueio criativo pega a gente de jeito e aí complica bastante criar. Quando a gente trabalha com isso e não consegue criar um conteúdo legal… Mas as suas dicas são ótimas. Preciso pegar o costume de anotar ideias, pois esqueço muita coisa que poderia virar um ótimo post.
    Beijos
    Mari

    responder
    • Clayci

      Eu já perdi muito conteúdo assim. Confiava na memória e depois esquecia haiuhauhaiuha
      E por mais que eu tentasse lembrar e ficava forçando.. NÂO IA rs

      Beijos

      responder
  • Luciana Midory

    Adorei as dicas!
    Eu não sei bem o que eu faço pra manter a criatividade… eu nunca reparei nisso ou pensei “vou fazer isso para ver se a criatividade vem”. Essa falta de auto consciência é um problema? Ahahaha

    responder
    • Clayci

      Se vc consegue ser produtiva isso é ótimo, não é problema nenhuma <3 hahahaha

      responder
  • Stephanie Vasques

    Post maravilhoso, adorei as dicas e concordo com todas elas! Sou uma pessoa muito observadora, que adora sair da zona de conforto e confio sempre nos meus intintos, e acredito que isso me ajuda a ser uma pessoa mais criativa! Também vivo sempre com um caderninho pra anotar todas as minhas ideias e não esquecer de nenhum detalhezinho sequer hahahaha e o bullet journal tem me ajudado nisso, inclusive! Só acho que preciso trabalhar com o meu feedback, pois tenho muita dificuldade nisso…

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    responder
    • Clayci

      Oi Steph! Quero muito aprender a usar bullet journal. Acho lindo <3
      E é uma mão na roda..
      O caderninho que eu uso é bem simples, mas vou tentar adaptá-lo.

      O feedback é uma excelente ferramenta para identificar nossos erros. No começo eu levava pro lado pessoal, sabe? Mas aprendi a encarar isso como melhoria <3

      Beijos e obrigada pela dica do bullet journal <3

      responder
  • Nicole Longhi

    Olá Clayci, como taurina te entendo rsrs
    Adorei as dicas, ser curiosa e sair da zona de conforto sempre é aquele passo essencial!
    Andar com um bloquinho de anotações da bolsa é um ideia sensacional, afinal nunca sabemos quando teremos uma boa ideia!
    Ótimo post.

    beijinhos

    responder
Mais comentários
1 2

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • O que ninguém te conta sobre "ser a sua melhor versão todos os dias

    Tea time

    O que Encanto me ensinou sobre burnout

    Por

  • Me lembrando de como se descansa

    Tentando curtir as minhas férias

    Tea time

    Relembrando como se descansa

    Por

  • Fotos de respiro para o seu instagram literário

    Criatividade

    Fotos de respiro para o seu instagram literário

    Por

ir ao topo

Buscar no site

Trechos do livro A sociedade de Atlas Trechos do livro: Mansão Gallant Dark Academia O que é? Ficção Científica: 5 livros pra quem quer começar