Tea time


4 livros que exploram a esquizofrenia

Hoje, 24 de maio é o Dia Mundial da Esquizofrenia. Essa data já faz parte do calendário de diversos países e o objetivo é conscientizar a sociedade sobre o desafio de tratar a doença. Apesar de não trabalhar na área, gosto de ler a respeito e acredito que essas histórias ajudam a combater o preconceito com doenças e transtornos mentais.

A esquizofrenia apresenta várias manifestações, afetando diversas áreas do funcionamento psíquico. Seus principais sintomas são: delírios, alucinação, alterações do pensamento, alterações da afetividade e diminuição da motivação. Há outros sintomas como alterações da motricidade, dificuldade de concentração, desconfiança excessiva e indiferença. Mas tudo depende como os sintomas se agrupam. Hoje quero compartilhar 4 livros com personagens esquizofrênicos que me fizeram refletir bastante.

A MENINA SUBMERSA – CAITLIN R. KIERNAN

Sinopse: Com uma narração intrigante, não linear e uma prosa magnífica, Caitlín vai moldando a sua obsessiva personagem. Imp é uma narradora não confiável e que testa o leitor durante toda a viagem, interrompe a si mesma, insere contos que escreveu, pedaços de poesia, descrições de quadros e referências a artistas reais e imaginários durante a narrativa. Ao fazer isso, a autora consegue criar algo inteiramente novo dentro do mundo do horror, da fantasia e do thriller psicológico.

Quando esse livro foi publicado aqui no Brasil, eu não sabia do que se tratava. India Morgan Phelps — ou simplesmente Imp — compartilha os fantasmas que encara todos os dias. Em poucas páginas começamos a nos questionar quais os tipos de fantasmas que ela se refere: se eles são literais, de assuntos não resolvidos em seu passado, se são de histórias de terror ou aqueles que habitam em nós.

A Menina Submersa é narrado em primeira pessoa e isso possibilita que o leitor consiga ter uma pequena noção do que se passa na mente de Imp. Demorei para finalizar a leitura, pois não consegui encontrar coerência logo de cara. Mas isso porque se trata de uma doença bastante perturbadora e que pode alterar completamente a percepção da realidade. Por isso o ritmo foi lento e precisei de pausas para absorver os capítulos. Recomendo a leitura, achei o livro original e gostei de conhecer a Imp.

[penci_blockquote style=”style-2″ align=”none” author=”A menina Submersa”]Gente morta, ideias mortas e supostamente momentos mortos nunca estão mortos de verdade e eles moldam cada momento de nossas vidas. Nós os ignoramos e isso os torna poderosos.[/penci_blockquote]

O FUNDO É APENAS O COMEÇO – NEAL SHUSTERMAN

Sinopse: Uma poderosa jornada da mente humana, um mergulho profundo nas águas da doença mental.
CADEN BOSCH está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas.
CADEN BOSCH é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho.
CADEN BOSCH é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos.
CADEN BOSCH finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros; absorto em pensamentos.
CADEN BOSCH está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar.
CADEN BOSCH está dilacerado. Cativante e poderoso, O Fundo é Apenas o Começo é um romance que permanece muito além da última página; um pungente tour de force de um dos mais admirados autores contemporâneos da ficção jovem adulta.

Caden sabe que não há motivos para a sua paranoia, mas não consegue evitá-la. Ele é um adolescente de 15 anos e mora com os pais e sua irmã mais nova. Ele sempre gostou de desenhar, assim como ir para o colégio, sair com a sua família e até mesmo desenvolver um jogo de RPG com seus amigos.

Mas agora ele acha que alguém na escola quer matá-lo. Uma parte entende que não há razões para alguém querer isto, mas a outra (que predomina) diz que alguém quer machucá-lo por motivos que ele não consegue explicar. Seus pais começam a se preocupar com o seu comportamento e para mostrar que está tudo bem, Caden decide fazer parte da equipe de corrida da escola. Só que ele nunca participou de nenhuma corrida. Todavia para alimentar esta mentira, ele começa a caminhar pelo bairro por horas a fio e a ter pensamentos assustadores e intrusivos.

Leia a resenha de O fundo é apenas o começo aqui.

[penci_blockquote style=”style-2″ align=”none” author=”O Fundo é Apenas o Começo”]As coisas que sinto não podem ser traduzidas em palavras, ou, se podem, são palavras numa língua que ninguém pode compreender. Minhas emoções têm o dom bíblico de falar em idiomas desconhecidos.[/penci_blockquote]

INVENTEI VOCÊ? – FRANCESCA ZAPPIA

Foto: Irmãos Livreiros

Sinopse: Alex está no último ano do ensino médio e trava uma batalha diária para diferenciar realidade de ilusão. Armada com uma atitude implacável, sua máquina fotográfica, uma Bola 8 Mágica e sua única aliada;— a irmã mais nova —, ela declara guerra contra sua esquizofrenia, determinada a permanecer sã o suficiente para entrar na faculdade. 
E Alex está bem otimista com suas chances, até se deparar com Miles. Será mesmo aquele garoto de olhos azuis com quem ela compartilhou um momento marcante no passado? Mas ele não tinha sido produto da sua imaginação? 
Antes que possa perceber, Alex está fazendo amigos, indo a festas, se apaixonando e experimentando todos os ritos de passagem tipicamente adolescentes. O problema é que ela não está preparada para ser normal. 

Dos livros que estou indicando nessa publicação, esse foi o mais leve que li. Ele possui uma narrativa fluída e Alex é uma personagem que narra seus medos, desejos e frustrações. A jovem compartilha a sua luta com a esquizofrenia e a dificuldade de diferenciar a realidade e suas alucinações.

[penci_blockquote style=”style-2″ align=”none” author=”Inventei, você?”]As pessoas se comunicam surpreendentemente bem quando estão com medo, só não comunicam as coisas certas[/penci_blockquote]

NUNCA LHE PROMETI UM JARDIM DE ROSAS – HANNAH GREEN

Sinopse: Trata-se do relato da experiência de uma adolescente que, aos 16 anos, após um longo processo de sofrimento e progressiva alienação mental, foi internada num Hospital Psiquiátrico.
A autora discorre sobre a vida dessa jovem psicótica; dissecada através do tratamento psicoterápico, e leva o leitor a vivenciar os mundos de Deborah: mundos ricos, conflitantes e apaixonantes.
O mundo exterior, figurado por sua família, do qual se sente impossibilitada de participar; devido aos conflitos oriundos dos relacionamentos baseados em velhos esquemas carregados de preconceitos.
Seu mundo interior, que é povoado de seres cósmicos, espetaculares e grandiosos,;onde ela se refugia, opondo-o àquela realidade difícil de viver. O conflito entre esses dois mundos e a paulatina fuga de Deborah para este último é um dos quadros mais fascinantes deste livro.

Esse livro foi indicado por um amigo e foi una experiência incrível. Hanna Green nos coloca em um Hospital Psiquiátrico e mostra a complexidade dos relacionamentos e o impacto das descobertas nesse ambiente aparentemente esquecido. Aprendi muito com Deborah e me emocionei com a história.

[penci_blockquote style=”style-2″ align=”none” author=”Nunca lhe Prometi um jardim de rosas”]Estranho mistério, este das pessoas que se afogam no oceano caótico e terrível que era o mundo, e depois, pálidas e trêmulas ainda, se arrojam de novo sobre ele[/penci_blockquote]

Já conhecia algum desses livros? Tem algum para me indicar?
Beijos

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Redefinindo Minha Jornada Literária

    Tea time

    Maternidade e leitura: Redefinindo minhas Prioridades

    Por

  • Dois Meses de Cora: Descobertas, Desafios e Muito Amor

    Desvendando o Mito da Mãe Perfeita

    Tea time

    Além das Aparências: A Verdade por Trás da Maternidade Perfeita

    Por

  • Se entregando a maternidade e Valorizando os Pequenos Momentos

    estou aprendendo a dançar conforme a música

    Tea time

    Vivendo a Maternidade e Descobrindo Novas Versões de Mim

    Por

comentários

  • Mara

    Oi,
    Amei as indicações, adoro a temática e destes só li O Fundo é apenas o começo.
    Essas histórias nos fazem entender melhor o transtorno e até mesmo como lidar com o indivíduo.
    Parabéns pela postagem!

    responder
  • lilian farias

    Oi. Gosto de ler sobre a temática, mas confesso que leio muito livro teórico, na arte, vejo alguns curtas, aliás, vi um no Canal Brasil que até hoje estou chocada. Vou explorar essas indicações que você traz.

    responder
  • Aline Martins de Oliveira

    Olá! Simplesmente adorei cada dica! Tenho A menina submersa, mas não li ainda, e sabendo agora um pouco mais sobre o livro e do que se trata, fiquei muito interessada! Acho que ler livros com esse assunto além de abri nossa mente um pouco mais, ajuda a gente a reconhecer e lidar com pessoas com essas doenças e transtornos, sem ter aquele pensamento pré concebido que as vezes sem querer a gente desenvolve de algo sem conhecer. Obrigada pelas dicas!

    Bjoxx ~ Aline ~ http://www.stalker-literaria.com ?

    responder
  • Thais Rodrigues (Kira)

    Nossa, amei esse post! Sendo completamente sincera eu não sabia da data, mas também tenho um blog e anotei na agenda dele para também fazer um post sobre esse dia no ano que vem, muito obrigada pela informação!

    Ah! E sobre os livros eu só conhecia o primeiro e mesmo ele ainda não li, mas fiquei muito interessada depois de ver seu post então muito obrigada pelas dicas também ?

    Realmente gostei muito do tema que abordou aqui no seu blog, olhei rapidamente sua lista de posts na lateral e vi outros que me interessaram , vou dar uma conferida neles também rsrsrsrs

    Beijos!

    responder
  • Erika Monteiro

    Oi, tudo bem? Que interessante não sabia dessa data. É importante conscientizar as pessoas sobre doenças que estão no nosso meio e muitas vezes não sabemos como agir. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro com essa temática somente perda de memória. Mas já anotei suas dicas. Beijos, Érika =^.^=

    responder
  • Alice Lacerda Montiel

    Oiii Clayci

    Eu acho o neal Shusterman um tremendo autor, nenhum livro que li dele me decepcionou, e tenho O Fundo é apenas um começo na minha lista porque é uma temática que me chama a atenção, em um livro escrito por um autor que tem me impressionado muito sempre.
    Tb tenho na estante Inventei você? da Zappia e embora eu tenha lido algumas resenhas no Goodreads desapontadas justamente por este ser um livro mais levinho e sutil no tema, acho que é uma abordagem importante, principalmente pra quem está começando a ler livros que tratem temas mais sérios como a esquizofrenia.

    Beijos

    http://www.derepentenoultimolivro.com

    responder
  • PS Amo Leitura

    MENINA! Você jura que esses livros abordam a esquizofrenia? haha Confesso que jamais imaginaria isso. Tenho o segundo livro em casa e já vou tentar dar uma prioridade para ele. Quase não vemos esse assunto tão relatado, né? Isso me chamou muita atenção. Adorei muito seu post!

    Beijos,

    responder
  • Ana Catarina

    Olá!
    Por acaso essa foi uma data que passou-me ao lado… Mas acho importante que, haja livros que abordam a doença e que ajude a todas as pessoas mais próximas. Sim, porque não só o doente sofre. O mundo a toda a volta muda, de certo modo!
    Gostei muito das sugestões que indicou e, na minha opinião leria qualquer um deles, sendo que, marcou-me mais o primeiro e o último.
    Beijinhos

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    responder
  • Bianca Ribeiro

    Oi Clayci! <3
    Não sabia dessa data e achei bem legal a sua ideia de trazer livros que abordam a doença e eu devo falar que eu tô MUITO surpresa porque eu tenho aqui (não li) a menina submersa e o fundo é apenas o começo e não sabia que eles abordavam a esquizofrenia. Mas isso se deve, com toda certeza, ao fato de que eu não leio sinopse e sou impulsiva e compro livros pela beleza e pela capa, então eu tô muito surpresa com essa descoberta.
    Adorei o post, muito bom mesmo, vou procurar conhecer os outros dois que você citou, porque nunca ouvi falar, mas gostei das sinopses e das capas deles, parecem bem legais.
    Obrigada pelas dicas!!!

    responder
  • Lana Silva

    Sou super interessada no assunto, principalmente pelo fato de estar cursando graduação em Psicologia, então e claro que estudei sobre esse transtorno, e a forma como afeta o individuo. Amei seu post, principalmente porque alguns dos livros eu ainda não conhecia. Dos citados quero muito ler Inventei Você?, e Garota Submersa. Infelizmente ainda não possuo nenhum dos livros, mas ambos estão na minha lista de desejados, e irei incluir os outros.

    responder
Mais comentários
1 2

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Redefinindo Minha Jornada Literária

    Tea time

    Maternidade e leitura: Redefinindo minhas Prioridades

    Por

  • Dois Meses de Cora: Descobertas, Desafios e Muito Amor

    Desvendando o Mito da Mãe Perfeita

    Tea time

    Além das Aparências: A Verdade por Trás da Maternidade Perfeita

    Por

  • Se entregando a maternidade e Valorizando os Pequenos Momentos

    estou aprendendo a dançar conforme a música

    Tea time

    Vivendo a Maternidade e Descobrindo Novas Versões de Mim

    Por

ir ao topo

Buscar no site

plugins premium WordPress
5 lições que aprendi no meu puerpério até agora Ritual de Leitura A canção de Aquiles: 5 motivos para ler Conheça a Quanti Café