Você já fez uma leitura coletiva? Esse ano eu resolvi me aventurar e preciso dizer que estou viciada. Nunca me dei muito bem com metas e cronogramas e por isso tinha receio de participar. Contudo, acabei gostando da experiência e hoje estou começando mais uma com a ajuda da Ju e da Yas.
Vamos ler A caçadora com o apoio da editora Plataforma 21 e no domingo (28/07) embarcaremos na leitura coletiva de A Cidade de Bronze com a editora Morro Branco. Sempre acabo conhecendo pessoas incríveis nesses grupos que montamos para discutir sobre estas leituras. Se você nunca participou de uma leitura coletiva, vim dar 3 motivos para experimentar.
Incentiva o hábito de leitura
Para quem tem dificuldades de manter esse hábito diariamente, a leitura coletiva pode dar uma ajudinha. Geralmente há um cronograma para ser seguido; Os organizadores estipulam uma meta diária (em páginas ou capítulos) para que todos finalizem o livro no mesmo dia. Se você tem receio com esta “obrigação”, saiba que normalmente é algo tranquilo. São metas fáceis de serem atingidas e que beneficiam a todos.
O objetivo da leitura coletiva é sair da sua zona de conforto. Claro que para essa experiência ser positiva, é importante que os participantes tenham um gosto parecido. Dessa forma fica mais agradável interagir e consequentemente compartilhar a sua opinião.

Ver as coisas por outra perspectiva
É maravilhoso como um único livro é capaz de gerar tantas opiniões diferentes. Por mais que a leitura seja uma experiência individual, poder dividir nossas sensações e impressões durante uma leitura é incrível. A leitura coletiva faz com que você explore ainda mais a história e dê atenção para pontos que antes passavam despercebidos.
Ter alguém para falar sobre o que mais gostamos: livros
É tão triste quando finalizamos uma leitura e não temos ninguém para conversar a respeito. O meu namorado ama literatura, mas temos gostos diferentes e dificilmente nos interessamos pelo mesmo título. A leitura coletiva ajuda na troca de impressões e dessa forma podemos “surtar” com quem está lendo o mesmo livro que você.

Mas atenção, para que a experiência seja positiva é necessário que todos que estão no grupo estejam de acordo. Desde a escolha do livro até as metas diárias. É importante levar em consideração o gênero literário, quando a pessoa poderá adquirir o título e planejar tudo antecipadamente.
Também é preciso ter respeito! Lembrar que cada um tem a sua opinião e que a discussão precisa ser saudável. Você não precisa concordar com o que os outros acharam do livro ou da obra e vice-versa. Porém, a graça de ler de forma coletiva é justamente compartilhar a experiência e, por meio das opiniões divergentes, refletir mais sobre a história.
Indicações de livros para leitura coletiva
São leituras que eu fiz e que acho que vale a pena discutir sobre os assuntos apresentados na história:
- Kindred (Octavia E. Butler) – fala sobre escravidão;
- Sadie (Courtney Summers) – fala sobre pedofilia e drogas;
- Flores para Algernon (Daniel Keyes) – fala sobre conhecimento e empatia;
- 1984 (George Orwell) – fala sobre totalitarismo;
- Em Algum Lugar nas Estrelas (Clare Vanderpool) – fala sobre amizade e autismo;
- A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões (Louise O’Neill) – fala sobre feminismo;
Isabelle Brum
Olá Clayci, tudo bem?
Poxa, já tentei participar de uma leitura coletiva na Internet uma vez, mas não deu muito certo e acabei desistindo 🙁 Mas acho que foi a escolha do livro, que na época me atraiu mas ao longo da leitura acabou não sendo o que eu esperava, me fazendo abandoná-la (o livro em questão era “It – A coisa”). Mas enfim, espero conseguir algum dia participar de uma leitura coletiva com algo mais “leve” e com pessoas mais chegadas (talvez ajude, né?!)
Parabéns pelo post e obrigada pelas dicas de leitura (anotei todas *-*)
Beijinhos e bom restinho de semana.
Clayci
Que pena que sua experiência não foi boa, mas espero que consiga dar outra chance <3
Flavia
Isa, irei montar uma leitura coletiva, com um livro fofo. Disponível para Kindle! Tem interesse em somar conosco?? Me segue no Instagram @1corridaliteraria e me chama no direct…
Beijo