Séries


Anne With An E: 3 motivos para assistir

Anne With an E é uma série que precisa ser sentida! Então se você procura uma série descontraída, não a recomendo. Ela até tem o seu momento de humor, porém o foco está no amadurecimento/crescimento de cada personagem. E apesar da história se passar no século XIX existem vários assuntos atuais que merecem a nossa atenção.

Anne é uma criança órfã com um passado sombrio; Ela já passou por vários lares, mas nunca teve um “final” feliz. Sofreu vários abusos psicológicos – além do trabalho escravo infantil – e teve que lidar não só com adultos cruéis, mas também algumas crianças que mostraram ser mais cruéis ainda. Porém isso não fez com que Anne desistisse de sonhar! Ela usa sua imaginação para ser uma princesa e viver a vida que sempre quis, mas que nunca teve a oportunidade.

Anne With An E: 3 motivos para assistir

Falando assim fica fácil identificar essa personagem com uma outra super conhecida, né? Logo no primeiro episódio lembrei da história da Polyanna (que eu tanto falo aqui no blog), pois as duas encaram a vida da mesma forma: tentando ver o lado bom das coisas. Contudo essa semelhança acaba quando encaramos a história da Anne de forma realista e entendemos que apesar da sua imaginação fértil, os problemas dela não são nada fantasiosos.

A vida de Anne começa a mudar quando é adotada “por engano” pelos irmãos  Cuthberts (Marilla e Matthew), Eles são solitários e sentem a necessidade de um garoto para ajudá-los nas tarefas com as quais não conseguem mais dar conta devido às limitações físicas que possuem. Porém, eles foram surpreendidos com a chegada da pequena Anne, que ao descobrir o erro do orfanato, quis convencê-los a ficar com ela. Anne é uma personagem falante (outra semelhança com Pollyanna?!) e dramática, mas aos poucos ela vai conquistando o amor dos irmãos e de todos aqueles que a conhecerem.

A série está disponível na Netflix e possui 7 episódios (ou oito se você for considerar o piloto como um episódio duplo) e apesar de ainda não termos nenhuma notícia sobre a segunda temporada, a roteirista deixou claro o seu desejo pela continuação da história. Eu poderia passar o dia falando sobre a riqueza dos detalhes, todavia quero que você descubra o porquê de eu me apaixonar por ela. E por isso vou listar 3 motivos para dar uma chance à pequena Anne.

Anne With An E: 3 motivos para assistir

1 – ACEITAÇÃO

Desde o primeiro episódio nós conseguimos sentir que Anne só deseja uma coisa: ser aceita! Apesar do seu passado ser sombrio, ele não é mostrado logo de cara. Vamos descobrindo os traumas que a pequena carrega conforme nós a conhecemos. Ela quer ter uma vida normal e não gosta da forma com que as pessoas a olham. Ela é inteligente, apaixonada por livros e apesar de falar excessivamente consegue deixar claro que luta pelo seu espaço. Ao longo da série podemos notar o quanto ela se esforça para agradar não só aos Cuthberts, mas também aos colegas de escola e quem mais for cruzando o seu caminho.

Ela sofre bullying (e pesado) e tem problemas com autoestima. Anne vive reclamando da cor dos seus cabelos e acredita que a sua aparência física dificulta suas conquistas. É claro que a atriz (Amybeth McNulty) que a interpreta é linda, mas no papel conseguimos sentir sua dificuldade em lidar com o espelho. Além de Anne, também vamos conhecendo os irmãos que a adotaram; Eles são solitários, amargurados e sentimos a mudança que a presença dela causou a ambos. Por ter uma criança em casa, eles terão que socializar e é perceptível a dificuldade que eles tem para interagir, porém defendem a pequena Anne de todo e qualquer preconceito.

 

Anne With An E: 3 motivos para assistirAnne With An E: 3 motivos para assistir
[blockquote align=”none” author=”Marilla (Anne With An E)”] It’s a shame progressive parenting doesn’t seem to include compassion. But perhaps you’ll muster some up in church on Sunday, and thank the good Lord that poor Anne has finally found safe haven. I know I will. Good day.[/blockquote]

 

2 – FEMINISMO EM ANNE WITH AN E

A história se passa em uma época em que o feminismo começa a ser discutido em reuniões íntimas. Logo de cara vemos a indignação da Anne ao tentar provar para Marilla que é capaz de realizar os mesmos serviços que um garoto (quando ela tenta convencê-los de não a devolverem ao orfanato). E no decorrer da trama vamos notando essa discussão sobre qual era o papel da mulher naquela época e como elas foram importantes para mudar a nossa realidade. Há um momento em que Anne está com dificuldades na escola e Marilla pede ajuda a um pastor e o mesmo diz que se ela não quisesse ir a escola não tinha problema. Desde que ela aprendesse as atividades domésticas para casar e servir seu futuro marido. Isso fez com que Marilla parasse para pensar em seu passado e se era esse o destino que queria para Anne.

 

Anne With An E: 3 motivos para assistir

E como diz a música que é tema da abertura: You are ahead by a century (Você está à frente por um século). A música Ahead By A Century é do Tragically Hip. Veja a abertura da série:

 

 

3- IMAGINAÇÃO

Como você lida com as crianças de hoje? Ou melhor, como foi a sua infância? Ao ver Anne imaginando sua vida como um conto de fadas e sentir sua ingenuidade presente em todos os episódios, fiquei me perguntando sobre a forma com que as crianças de hoje são estimuladas. Apesar da série ser voltada para um público mais jovem, ela prende a nossa atenção. Anne não tem medo de falar sobre seus sonhos e de como prefere encarar a vida. Claro que essa ousadia faz com que as consequências não sejam tão agradáveis. Ela possui professores autoritários e que tentam limitar sua forma de expressar, além de sofrer preconceito por ser uma  menina órfã. Ela presenciou coisas terríveis no passado, contudo a sua ingenuidade faz com que ela encare tudo isso de uma forma diferente.

Anne With An E: 3 motivos para assistir

“Eu decidi aproveitar essa viagem. Por experiência própria, sei que você pode, quase sempre, aproveitar algo se você se decidir a isso com firmeza”.

Então, quando for assistir, deixe a série trabalhar a sua imaginação. Em todos os episódios teremos um aprendizado moral, como se a série fosse uma fábula. Pode ser que você entenda o propósito do episódio logo de cara, bem didático ou ele poderá exigir que você se esforce um pouco parar compreender a mensagem transmitida. É preciso assisti-los de mente aberta, livre das influências pelas quais você passou na vida, um exercício a ser trabalhado.

Bom, eu fico por aqui. Fica o convite!
Alguém aí já assistiu Anne With An E? O que achou da pequena Anne?

Já saiu a segunda temporada da série e compartilhei o que eu aprendi com os novos episódios aqui no blog.

Beijos

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Filmes & Séries

    Dash & Lily: 3 motivos para maratonar a série

    Por

  • Filmes & Séries

    A Maldição da Mansão Bly é perfeitamente esplêndido

    Por

  • Enola Holmes: 4 motivos para assistir ao filme na Netflix

    Filmes & Séries

    Enola Holmes: 4 motivos para assistir ao filme na Netflix

    Por

comentários

  • Lilian Stéfani Huzyk

    Adorei essa série e adorei os pontos que frisou sobre ela, fez parecer diferente de todas e criar uma espécie de significado! Com certeza irei assistir para conferir, ótimo post!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    responder
  • Lilian Stéfani Huzyk

    Não conhecia essa série, mas adorei a enumeração dos seus motivos para assistir, fez a série criar uma significado além de todas as outras, uma diferença de todas. Amei e com certeza irei conferir!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    responder
  • Vanessa

    Agora me apaixoneeeeiii!!! Eu tinha visto de relance a foto de capa da série na netflix e nem dei atencao, acho que me passou a ideia de ser uma hostória infantil. Mas lendo agora seu texto me bateu até culpa hahaha. Fiquei com muita vontade de assistir e vou comecar assim que tiver um tempinho.

    responder
  • Janaíra Araújo

    Nossa ainda não assistir a serie mas já to morrendo de vobtade de assistir. Não sou muito de séries mas essa faço questão de assistir. Me identifiquei demais bjooos

    responder
  • cila-leitoravoraz

    Oi Clayci, sua linda, tudo bem?
    Estava doente, por isso não consegui vir aqui ontem retribuir seu comentário. Essa série já está na minha lista, não resisto quando colocam crianças,e fiquei tocada com tudo o que essa garotinha terá que enfrentar. Acho lindo esses enredos em que uma pessoa traz luz a vida de todos ao seu redor. Acho que vou amar. Adorei sua crítica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    responder
    • Clayci

      Oi Cila! Você está melhor? Espero que já tenha se recuperado, viu? E eu tbm amo esses tipos de enredos nos motiva, né? Beijos

      responder
  • Ane Carol

    Confesso que essa série não me chamou a atenção em um primeiro momento, mas lendo os teus 3 motivos pra dar uma chance, realmente me fizeram pensar que ela merece sim ser vista. Provavelmente darei chance em breve pelo menos ao primeiro episódio e espero que ela me conquiste também.

    responder
    • Clayci

      Dê uma chance sim!! No primeiro episódio (por ser extenso) julguei a série de forma errada. Mas valeu a pena <3
      Beijos

      responder
  • Dois Sorrisos

    Essa série é a coisa mais linda! <3
    Todo mundo deveria assistir!

    responder
  • Aninha

    Essa série é tão linda e inspiradora, né Clayci! Me apaixonei muito pela Anne e seu imaginário como uma fuga de uma realidade que a fez sofrer tanto. A questão do bullying e de uma amizade verdadeira me fez lembrar muito também traços da minha própria infância. Lembro de você ter me falado que não tinha gostado do final, mas vi ele como uma porta de entrada para uma nova temporada, uma nova fase. Ao longo dos episódios ela tenta se consolidar em sua nova família, como se fosse a primeira fase mesmo de sua trajetória, já no ultimo episódio ela está totalmente inserida e luta pra salvar a família da miséria junto com Marilla. É um super avanço! *-*

    Amei essa série! Terminei ontem e já to escrevendo minha resenha também, rs.

    Beijocas!

    responder
    • Clayci

      Eu não gostei do final justamente por ter terminado em aberto e mostrado várias possibilidades. Eu quero muito a continuação ahuha.. Gostei tanto da atriz que passei a segui=la no insta <3

      responder
  • Grazy Bernardino

    Eu li alguns reviews e todos bem positivos. Vou colocar na lista! ?

    responder
Mais comentários
1 2

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Filmes & Séries

    Dash & Lily: 3 motivos para maratonar a série

    Por

  • Filmes & Séries

    A Maldição da Mansão Bly é perfeitamente esplêndido

    Por

  • Enola Holmes: 4 motivos para assistir ao filme na Netflix

    Filmes & Séries

    Enola Holmes: 4 motivos para assistir ao filme na Netflix

    Por

ir ao topo

Buscar no site

plugins premium WordPress
5 lições que aprendi no meu puerpério até agora Ritual de Leitura A canção de Aquiles: 5 motivos para ler Conheça a Quanti Café