Olá! A Netflix veio para roubar nossa atenção e fazer com que a gente esqueça que existe vida fora de casa, não é verdade? No finalzinho do ano passado eu coloquei como meta para 2017 assistir mais documentários. Dá pra contar no dedo a quantidade de documentários que assisti e quero mudar esse quadro. Vim compartilhar 3 documentários disponíveis na netflix que tem a fotografia como tema principal.
TALES BY LIGHT
A série foi co-produzida pela Canon da Austrália e está divida em seis partes. O documentário é maravilhoso e mostra a história de cinco fotógrafos e seus trabalhos em áreas raramente fotografadas. É o tipo de série que faz a gente ter orgulho da profissão, sabe? Nós acompanhamos os profissionais explorando a natureza e somos apresentados à cultura em lugares pouco conhecidos do mundo. É perfeito para se inspirar e conhecer novos olhares.
McCULLIN
Esse documentário é para quem gosta de história! Donald McCullin é conhecido por registrar conflitos e guerras. Ele fala como começou a fotografar e compartilha algumas situações que presenciou nos momentos de crise. É incrível a forma que esse documentário aborda a “psicologia”, pois é um trabalho que já foi muito desprezado e ver um registro de um bombardeio pode não significar nada para quem não estava por lá. Mas McCullin deixa claro que não é apenas ter um equipamento, mas ter coragem de enfrentar momentos e colocar sua vida em risco para conseguir documentar algo histórico. Em suas viagens, Donald retrata desigualdades sociais e situações muitas vezes desconhecidas para o mundo e que se tornaram públicas a partir de suas lentes
NASCIDOS EM BORDÉIS
“A fotógrafa Zana Briski e o cineasta Ross Kauffman foram a uma das regiões mais marginalizadas e pobres da Índia para quebrar tabus. Na cidade de Calcutá funciona a zona de prostituição Sonagachi, onde a fotógrafa iniciou um workshop com os filhos das garotas de programa da região. Logo, meninos e meninas acostumados com a exclusão provaram do poder transformador da arte”. A diretora decide usar a fotografia como forma de denúncia social e registrar as condições em que as garotas de programas e seus filhos vivem. É emocionante! É triste ver algo tão forte não ser apenas uma ficção, né? Zana lida com a situação de forma delicada e passar a ensinar as crianças a registrarem tudo que lhes chama atenção.
Tem algum documentário para me recomendar?
Beijos
7 comentários
Também não assisto a muitos documentários… É triste porque tem muito material bom disponível por ai! Não conhecia essas três indicações e fiquei interessada principalmente pelo último. Beijos! 🙂
Colorindo Nuvens
CLAY, AS SUAS FOTOS, AS SUAS FOTOS! <3
Eu tinha que gritar, porque eu amo passar por aqui e admirar o seu trabalho. Tão lindo…
Agora, sobre as suas dicas de documentário eu me interessei pelo Tales By Light, porque é a segunda blogueira que indica ele.
Beijão, babe
Ahh super recomendo!!
Olá!
Uau, gostei! Nunca assisti nenhum documentário sobre fotografia, mas interessei agora.
Gostei muito do McCULLIN, sou apaixonada por História e principalmente por guerras.
Amei as dicas!
Beijos!
https://gatinhadoslivros.blogspot.com.br/
O segundo e o terceiro me interessaram demais! Adoro essas coisas sociais, principalmente quando a pessoa usa da arte como uma tentativa de mudança. Vou botar na minha lista pra assistir, obrigada pelas indicações!
Sim!! O tema é maravilhoso e apesar de triste, da esperança..
Nunca assisti nenhum documentário sobre fotografia 🙁
Obrigada pelas dicas, vou tentar ver os três!!
http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/