Vejo o mundo nos seus olhos - Loredana F. e Marco. T

Vejo o mundo nos seus olhos são dos autores Loredana Frescura e Marco Tomatis. Foi publicado no Brasil em 2015 pelo selo Onyria da Editora Fundamento.

SOBRE A HISTÓRIA

Ângelo e Constância possuem algumas coisas em comum: Eles gostam de escrever; está certo que Ângelo possui suas peculiaridades (como gostar de escrever palavras de trás para frente), mas assim como Constância, prefere usar as palavras para se expressar. E apesar de saberem comunicar-se no papel, ambos possuem dificuldades para demonstrar esse sentimento pessoalmente.

E isso fica evidente logo no primeiro encontro. Eles trocam telefones, mas nenhum dos dois toma iniciativa para se encontrarem. Foi depois de um empurrãozinho que Constância decidiu ligar, com uma desculpa para se verem. E então eles se encontram em uma plataforma de trem.

O primeiro encontro não poderia ser mais trágico, porém não vou revelar o que aconteceu porque o livro é curto e estarei dando spoilers desnecessários. Porém, os dois acabam se relacionando e nesse período acontece uma série de fatores que testa o sentimento de ambos. Há desentendimentos, traições, revelações, crise familiar, acidentes e os dois terão que analisar seus sentimentos. Será que teremos um final feliz?

Vejo o mundo nos seus olhos - Loredana F. e Marco. T

Vejo o mundo nos seus olhos – Loredana F. e Marco. T

Vejo o mundo nos seus olhos - Loredana F. e Marco. T

Vejo o mundo nos seus olhos – Loredana F. e Marco. T

Outra coisa que eu quero anotar é a cor da minissaia. Vermelho Ticiano. Sim, exatamente isso. O tecido deve ser tingido com raízes especiais, misturadas à gema de ovo, bem como faziam os pintores renascentistas. Amanhã vou comprar uma minissaia vermelho-encarnado. Na melhor loja do centro. Espero que o vermelho encarnado seja feito pela trituração dos ossos dos dois misturado com o sangue fresco do fígado deles.  (Pag. 91)

MINHA OPINIÃO

Um dos meus objetivos – este ano – é ler mais história leves. Ano passado eu fiquei presa em tramas pesadas e algumas acabaram mexendo com a minha produtividade e atrapalhando o meu sono. Estava sentindo falta de uma leitura rápida e “boba”.

Porém confesso que fiquei um pouco confusa com a narrativa da história e tive que voltar alguns trechos. Como os autores trabalharam nos pensamentos de dois adolescentes, acredito que isso tenha sido proposital. A cabeça de Constância é uma bagunça. Sei que o foco é a relação dos dois, no entanto, fiquei com vontade de conhecer mais sobre a sua história. Ela tem dificuldades de concentração e isso fica evidente antes mesmo de conhecer Ângelo.

Então fiquei em dúvida se esse comportamento foi por conta da “paixão” ou se há fatores externos envolvidos. Apesar de não terem se aprofundado, Constância vive uma crise familiar. Seus pais estão se divorciando e ela não se comunica muito com sua mãe. A única pessoa com quem ela se sente à vontade para conversar é sua melhor amiga Clara (que descobre que está grávida e pensa em abortar).

Foram 150 páginas de romance, mas que se fosse melhor explorado poderia virar 300 (fácil). Havia tantos assuntos interessantes que poder-se-ia trabalhar na trama: aborto, traição, bullying, relacionamentos familiares, enfim. Mesmo assim eu gostei da leitura e da forma como finalizou. Vejo o mundo nos seus olhos fez com que eu lembrasse da minha adolescência e em como enfrentei algumas situações de impacto.

Vejo o mundo nos seus olhos - Loredana F. e Marco. T

Vejo o mundo nos seus olhos – Loredana F. e Marco. T

Se eu recomendo a leitura? Sim! Ainda mais naqueles dias que você está com ressaca literária e quer algo leve para se distrair. Fora que o trabalho gráfico é lindo! Adorei a diagramação e os detalhes do livro.

Comentários

Comentários