Vejo pela internet (inclusive já teve aqui no blog) várias dicas de como usar uma câmera semi/profissional. Antes de ter a minha eu usava uma compacta e aprendi muitas coisas com ela. Para quem não conhece a diferença das câmeras, já fiz uma postagem sobre isso aqui. A câmera compacta é boa para você usar em várias situações sem ter a necessidade de ficar configurando (como a semi profissional), ela tem esse nome justamente por não ser necessário fazer ajustes manuais. Há vários modelos disponíveis no mercado e é uma ótima saída para você que não pode investir em uma semi no momento.

cameracyA primeira dica é: Luz Natural, aproveite bastante a iluminação natural, justamente por possuir poucos ajustes manuais.
Luz Artificial é a segunda dica, caso seja necessário fotografar a noite, use a criatividade com lanternas, luminárias para dar um efeito legal na fotografia (lógico que mexerá na qualidade da imagem, mas não deixe tudo na mão do flash). Aproveitando a dica de luz artificial, sabe aqueles efeitos bokeh? (com fundo embaçado?) É possivel fazer com sua câmera, basta dar o zoom no objeto que você quer foco e distanciar um pouco do fundo, automaticamente ele ficará embaçado.

largeLook do dia? A terceira dica é “Parede Branca”, eu disse parede mas pode ser qualquer fundo branco, isso porque as câmeras compactas não desfocam totalmente o fundo. Então “bora” pintar a parede do seu quarto, porque além de melhorar a iluminação do ambiente, melhora a qualidade da foto.
A quarta dica é: Composição! Fotografia é arte, ou seja, invista em cenários para destacar sua imagem.

large (1)Editar as fotos é a quinta dica! Você não precisa modificar a imagem, pode trabalhar apenas nas cores ajustando saturação, contraste, brilho. Se você não tem o Photoshop, há diversos programas para download de edição de imagens e também tem os editores onlines: Pixrl possui excelentes ferramentas.

A sexta dica é o uso do tripé, ele é importante porque por mais que você fique parado na hora de tirar uma foto seu corpo movimenta e a foto sai tremida, então o uso do tripé evita esses borrões (além de ser ótimo para auto retrato)

Deixei essa dica pro final, mas é a mais importante de todas:  A regra dos terços, se você não conhece e não sabe usar falei sobre ela aqui. Ela é essencial para poder enquadrar uma imagem da forma correta.

regra-três-terços-fotografia-paisagemLeve sempre a câmera com você! Sempre digo isso e não me canso de repetir: Não é a câmera que faz o fotógrafo! Não tenha medo de sair clicando, estude o ambiente e teste sempre novos ângulos assim terá um resultado satisfatório com qualquer câmera que tiver.

Espero ter ajudado!
Beijos

 

Comentários

Comentários