Tutoriais

Usando Câmera Compacta

Vejo pela internet (inclusive já teve aqui no blog) várias dicas de como usar uma câmera semi/profissional. Antes de ter a minha eu usava uma compacta e aprendi muitas coisas com ela. Para quem não conhece a diferença das câmeras, já fiz uma postagem sobre isso aqui. A câmera compacta é boa para você usar em várias situações sem ter a necessidade de ficar configurando (como a semi profissional), ela tem esse nome justamente por não ser necessário fazer ajustes manuais. Há vários modelos disponíveis no mercado e é uma ótima saída para você que não pode investir em uma semi no momento.

cameracyA primeira dica é: Luz Natural, aproveite bastante a iluminação natural, justamente por possuir poucos ajustes manuais.
Luz Artificial é a segunda dica, caso seja necessário fotografar a noite, use a criatividade com lanternas, luminárias para dar um efeito legal na fotografia (lógico que mexerá na qualidade da imagem, mas não deixe tudo na mão do flash). Aproveitando a dica de luz artificial, sabe aqueles efeitos bokeh? (com fundo embaçado?) É possivel fazer com sua câmera, basta dar o zoom no objeto que você quer foco e distanciar um pouco do fundo, automaticamente ele ficará embaçado.

largeLook do dia? A terceira dica é “Parede Branca”, eu disse parede mas pode ser qualquer fundo branco, isso porque as câmeras compactas não desfocam totalmente o fundo. Então “bora” pintar a parede do seu quarto, porque além de melhorar a iluminação do ambiente, melhora a qualidade da foto.
A quarta dica é: Composição! Fotografia é arte, ou seja, invista em cenários para destacar sua imagem.

large (1)Editar as fotos é a quinta dica! Você não precisa modificar a imagem, pode trabalhar apenas nas cores ajustando saturação, contraste, brilho. Se você não tem o Photoshop, há diversos programas para download de edição de imagens e também tem os editores onlines: Pixrl possui excelentes ferramentas.

A sexta dica é o uso do tripé, ele é importante porque por mais que você fique parado na hora de tirar uma foto seu corpo movimenta e a foto sai tremida, então o uso do tripé evita esses borrões (além de ser ótimo para auto retrato)

Deixei essa dica pro final, mas é a mais importante de todas:  A regra dos terços, se você não conhece e não sabe usar falei sobre ela aqui. Ela é essencial para poder enquadrar uma imagem da forma correta.

regra-três-terços-fotografia-paisagemLeve sempre a câmera com você! Sempre digo isso e não me canso de repetir: Não é a câmera que faz o fotógrafo! Não tenha medo de sair clicando, estude o ambiente e teste sempre novos ângulos assim terá um resultado satisfatório com qualquer câmera que tiver.

Espero ter ajudado!
Beijos

 

Leia também

4 Ideias Práticas e econômicas para Decoração Geek

Clayci

Marcador de Livros (Negativos)

Clayci

DIY: Quadro Lousa

Clayci

26 comentários

weslei 8 de janeiro de 2015 at 09:56

muito bom

Responda
Andy Cordeiro 9 de outubro de 2014 at 16:20

Ótimas dicas! É verdade, o importante é aprender a fotografar!
Beijos!

http://blogdaandy.com/

Responda
Nayh 9 de outubro de 2014 at 12:43

Vivo dizendo pras pessoas que não é a câmera que faz o fotografo.
Qualquer hora dessas vou fazer uma saída fotográfica só com minha compacta para provar isso. 😛

Ótimas dicas Clayci. ?

Responda
Clayci 9 de outubro de 2014 at 15:42

Obrigada, Nayh e quando fizer compartilha comigo =D

beijos

Responda
Paola Fabeni da Rocha 9 de outubro de 2014 at 10:46

Dicas ótimas Clayci! Hoje não tenho mais câmera compacta, mas tive por muito tempo e a aproveitei muito!
Beijos, Paola
http://blogcasadasideias.com/

Responda
Thami 8 de outubro de 2014 at 21:48

É exatamente a minha. É uma Sony compacta mesmo, normal, preta e tal. Pintei a parede do meu quarto de branco recentemente, porém meu quarto é pequeno e não sobrou nenhum espaço para fotografar, porque os armários e as camas ficaram tudo escoradas na parede, dai não tem espaço pra fotografar. Só atrás da porta, mas ai não tem espaço pra quem vai tirar a foto ficar, sabe? Hahaha! Complicado, mas eu dou um jeito em outra parede branca. Porque difícil é ter uma parede branca + de frente pra luz. Enfim, adorei as dicas! É raro ver posts que dão dicas para quem tem câmera compacta, vou ver se faço um post com algumas táticas que eu uso também com a minha câmera, vai que ajuda né?

Bitocas!

Responda
Clayci 8 de outubro de 2014 at 22:37

Ajuda sim e compartilha comigo para eu complementar essa postagem Thami *_*

Beijos

Responda
Camila Lacerda 8 de outubro de 2014 at 19:34

Eu amo minha compacta e só fotografo com ela *-*
Ela é muito boa..
Ótimas dicas…

http://www.chadecalmila.com

Responda
Thayse Stein 8 de outubro de 2014 at 17:42

Ops, t3i*

Responda
Thayse Stein 8 de outubro de 2014 at 17:39

Eu amo minha t31, mas acontece que ela é pesada, nada prática e atrai muitos olhares, por isso para turistar sempre rola um certo medinho, sabe? É idiota isso, mas sei lá, por esses motivos eu amaria ter uma compacta (eu tenho uma que estragou) ou uma Go Pro, que seria ideal.
Amei suas dicas o post ficou lindo e super completo, parabéns!

?
Beijos
Brilho de Aluguel

Responda
Clayci 8 de outubro de 2014 at 22:31

Sinto essa mesma insegurança, Thayse! Infelizmente por serem robustas chamam atenção =/

Responda
Rafaella Ribeiro 8 de outubro de 2014 at 17:36

esse post é uma mão na roda, já salvei aqui!

http://rafaellaribeiro.com

Responda
Jeh Asato 8 de outubro de 2014 at 15:47

Aê!!!! Adorei as dicas, Clay!!! Eu comprei recentemente uma compacta da Canon e pra falar a verdade ela tem MUITAS funções incríveis!! Mas é como você disse, não é o aparelho que faz o fotógrafo e isso às vezes é visto de forma errônea, né? Quantas vezes a gente escuta “mas também, com uma câmera dessas é impossível a foto sair feia”. Tsc tsc tsc, não sabem de nada inocentes…
Rs.

Adorei as dicas!
:*

Responda
Clayci 8 de outubro de 2014 at 22:29

Jeh, ja ouvi isso diversas vezes, eu não me considero fotógrafa… sério, pois tenho MUITO o que aprender ainda, mas sei que a criatividade nessas horas conta mais que o equipamento.
Grande beijo

Responda
joicy recco 8 de outubro de 2014 at 15:13

Clay aprendi essa parte dos terços num blog hoje, acho que você conhece o blog – É ai Beleza? ela comentou sobre essa técnica dos terços. É eu amei lê aqui tbm, porque é sempre bom a gente vê como é a opinião de cada um sobre um certo assunto. Vou estar treinando essa técnica no meu celular… eu ainda não tenho câmera profissional. Mas acho que vai dar certo 😀 Beijos flor

Responda
Clayci 8 de outubro de 2014 at 22:27

Oi Joicy! Conheço sim!!! E é muito bom esse assunto ser sempre discutido, treina sim e verá que não é nada complicado =D
Beijão

Responda
Angélica 8 de outubro de 2014 at 11:40

O cenário é tudo em uma imagem. Eu tinha uma câmera rosa igual a essa, dei de presente para a minha mãe, porque comprei outra. rsrs
Amei as dicas, Clay.
Beijos

Responda
Clayci 8 de outubro de 2014 at 22:26

A minha dei de presente pra sobrinha Angelica hahaha ela sai filmando td

Beijos

Responda
Hellz 8 de outubro de 2014 at 11:00

Pois é: Composição é mais importante que a câmera em si. Quantas fotos legais vejo por aí tiradas em celular, né?

Acho seu blog muito muito muito legal 🙂

beijo
beinghellz.blogspot.com

Responda
Clayci 8 de outubro de 2014 at 22:24

Inúmeras fotos Hellz!! =D

Obrigada pelo elogio =D
Beijo

Responda
Helton Nunes 8 de outubro de 2014 at 10:06

Tenho uma da Samsung e ela ótima Clay, porém quando vou fotografar algo pro blog, (livros por exemplo) eu utilizo meu celular mesmo, preguicinha de usar ela haha. Beijão 😀

http://www.heltonnunes.com/

Responda
Clayci 8 de outubro de 2014 at 22:20

Não pode ter preguiça Sr. Helton

Responda
Vickawaii 8 de outubro de 2014 at 08:53

Moça, tenho uma dúvida e como você recém fez uma postagem sobre Legoland 😛 e sempre dá ótimas dicas de fotografia (sério, ajuda e sempre acho interessante <3), acho que você é a pessoa ideal para responder: Eu vou fazer uma viagem (é minha primeira viagem internacional <3) pra Disney e estou muuuuuuito em dúvida em que tipo de câmera levar, porque:
1 – Eu vou passar o dia inteiro saracoteando por aí, não sei se é bom levar uma câmera semi-profissional
2 – Disseram que não vai fazer tanta diferença tirar fotos com uma semi-profissional (lembrando que eu sou uma fotógrafa hyper amadora hehehe) e com um celular com câmera boa, por exemplo, ou uma câmera amadora (aliás, tem diferença? celular vs amadora?)
3 – Não quero fazer uma única viagem pra um lugar especial e não ter um registro legal por todas as fotos ficarem tremidas 🙁 🙁 🙁

E aí?

Como sempre, ótima postagem <3 Acho que to visitando diariamente seu blog

Beijos, Vickawaii
http://finding-neverland.zip.net

Responda
Clayci 8 de outubro de 2014 at 09:17

Vickwaii!! Vamos lá, se você puder investir um pouquinho você pode pegar a Canon T5i (filma e fotografa em ótima qualidde e é quase um semi), mexi em uma recentemente e quero comprar uma pra mim.
O que você poder fazer é o mesmo que eu fiz, comprar a camera lá, pois além de pagar mais barato você não carrega peso na ida.

Acho que a T5i pesa 580g mais ou menos, mas tem a vantagem de lentes.. ISO ela custa aqui em média 2200, mas lá vc encontra pela metade do preço fácil

Se não puder investir esse valor, a Sony está com uns modelos Cyber com excelente resolução =D

Beijos e qualquer coisa pergunta ^^

Responda
Nique 8 de outubro de 2014 at 07:42

Eu tenho uma compacta e gosto bastante, ainda não posso investir em uma câmera melhor, mas a minha está quebrando um galho! Adorei suas dicas, vou começar a usá-las.

Responda
Clayci 8 de outubro de 2014 at 09:19

Quebra um galhão sim, até pra levar para os lugares né? rs

Beijos Nique!

Responda

Deixe um comentário

* Seu comentário será enviado para aprovação.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE