Adobe Photoshop PDFTudo e todas as coisas
I.S.B.N:8581637884
Páginas: 304
Autora: Nicola Yoon
Editora:Novo Conceito
Sinopse: Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa, nunca sai em toda minha vida. As únicas pessoas com quem convivo são minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Pela janela olho para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega observando-o e me encara. Encaro-o também. Descubro depois que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.

TUDO E TODAS AS COISAS 4

“Quanto mais  eu tento deixar o mundo do lado de fora, ele parece cada vez mais determinado a entrar”.

Eu estava precisando de uma leitura leve e a Novo Conceito atendeu o meu pedido enviando “Tudo e todas as coisas“.  Inventei de entrar em uma maratona de livros pós-apocalípticos, que me deixou exausta e conhecer a obra de Nicola Yoon fez com que eu me apaixonasse, novamente, pela vida.

Na história conhecemos Madeline, uma jovem de 17 anos que não conhece o mundo fora da sua casa. Ela encarou a morte quando pequena, e desde então ela tem alergia ao mundo. Tudo o que ela conhece está dentro da sua casa. Apesar da sua alergia, ela possuí uma rotina como qualquer garota da sua idade. Inclusive, me identifiquei muito com ela, pois Maddy é apaixonada por livros e pelo Darcy de Orgulho e Preconceito. Ela mora com a sua mãe (que é sua médica), e convive com Carla (sua enfermeira) diariamente. Ela estuda em casa e suas aulas são via Skype.

TUDO E TODAS AS COISAS 3

TUDO E TODAS AS COISAS 2

A vida é um dom, não a desperdice.

Até então, Madeline está acostumada com a sua vida. Ela não quer dar trabalho para sua mãe e por isso, tenta se esforçar ao máximo para mostrar que é feliz dentro das suas condições. E consegue! Ela é divertida e inteligente e sua doença acaba se tornando apenas um detalhe.

Sua vida começa a mudar depois de conhecer Olly. Ele é o seu novo vizinho e Maddy aprende a lidar com novos sentimentos. O contato entre eles é baseado em mímicas e e-mails, pois Maddy não pode ter nenhum tipo de contato físico. Mas, Carla acaba dando um jeitinho e consegue realizar o desejo dela, fazendo com que eles fiquem em um mesmo ambiente, mas sem toques.

TUDO E TODAS AS COISAS 5

Detalhe do marcador lindo que a editora enviou junto com o livro.

TUDO E TODAS AS COISAS 1

O sentimento entre eles só cresce e no decorrer da história vamos conhecendo  um pouquinho mais sobre cada um. O que eu posso adiantar é que você vai gostar do diálogo entre eles e vai torcer muito para que os dois fiquem juntos no final. A única coisa que me incomodou um pouco foi a ingenuidade de Maddeline.  Sei que ela vive em um mundo fechado e as únicas pessoas que ela têm contato são sua mãe e sua enfermeira e não a culpo por isso. E achei Olly imaturo em diversas situações. Não perde a essência do livro, mas acho que ele poderia ter encarado a situação de forma mais realista (e responsável) e mostrado a importância disto para Maddy.

Iniciei a leitura com uma expectativa, porém me surpreendi com o final. Apesar da doença e da fragilidade de Madeline, a leitura não é cansativa porque a personagem é animada e não gosta que a tratem com pena; ela sabe lidar com sua doença e encarar as responsabilidades de um jeito um tanto quanto amadurecido.  Também é interessante a forma como a autora abordou a relação familiar, tanto de Maddy quanto de Olly, conseguindo prender a minha atenção e curiosidade para saber o final.

TUDO E TODAS AS COISAS

Super recomendo a leitura de Tudo e Todas as coisas.

O livro “Tudo de todas as coisas” foi cedido em parceria com a Editora Novo Conceito para resenha e divulgação

Comentários

Comentários