livro-estudo-vermelho-sherlock-holmes-capa-benedict-cumberbatchSherlock – Um estudo em vermelho
I.S.B.N:8504018512
Páginas: 199
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: Companhia Editora Nacional
Sinopse: O sucesso da série Sherlock, da BBC, apresentou o lendário detetive de Arthur Conan Doyle a uma nova geração de fãs. O episódio de estreia da série foi inspirado na primeira história de Sherlock – Um estudo em vermelho, e esta edição, com introdução do cocriador da série, Steven Moffat, mostra aos fãs como tudo começou.Um Estudo em Vermelho é uma poderosa história de assassinato, suspense, pistas enigmáticas, rastros falsos e vingança. Aqui, o leitor irá conhecer os lendários personagens Sherlock Holmes, Dr. Watson e o agente Lestrade, quando eles se unem pela primeira vez para perseguir um misterioso assassino que perambula pelas ruas de Londres.

sherlockresenha_verm4

Escolhi este livro para ser a minha terceira leitura da Maratona Literária de Inverno 2015. Um dos desafios da #MLI2015 era começar e/ou termine uma série, trilogia ou duologia e como lembrei que havia comprado essa edição da Companhia Editora Nacional no final do ano passado, decidi inclui-la no desafio.
Acredito que todos já conheçam, mas caso o nome Sherlock Holmes seja novidade para você, “Um estudo em vermelho” foi o primeiro romance  da série sobre o detetive particular escrito por Arthur Conan Doyle em 1887.

sherlockresenha_verm7

Apesar de já ter lido a história (na época do colegial), não tinha nenhuma edição na minha estante, por isso, aproveitei esse lançamento baseado na série Sherlock exibida pela BBC. A capa e a diagramação estão lindas. Benedict Cumberbatch (que interpreta Sherlock) e Martin Freeman (que interpreta John Watson) estão incríveis nessa série.

sherlockresenha_verm2

– Foi magnífico – ele disse, sentando-se. – Lembra o que Darwin diz sobre a música? Ele alega que o poder de produzi-la e apreciá-la existia entre os humanos bem antes que estes desenvolvessem a fala. Talvez por isso sejamos tão sutilmente influenciados por ela. Existem vagas lembranças em nossa alma daqueles séculos brumosos, quando o mundo estava na infância.

A introdução foi escrita por Steven Moffat, um dos principais criadores da série, e também foi o primeiro livro lido por ele. Na introdução podemos sentir a paixão dele pelo personagem e explica o porque que criou a série.

sherlockresenha_verm3

Um tolo sempre encontra alguém mais tolo que o admira.

O livro conta como Sherlock e Watson se conheceram e passaram a morar juntos na Baker Street 221B. O mistério do livro é um assassinato misterioso de E.J. Drebber. Ele é encontrado morto em uma casa abandonada e não havia muitas pistas sobre o assassinato.  No livro temos uma narrativa que envolve o passado e o presente e apesar de ser curtinho prende o leitor por completo. É maravilhoso (e um pouco frustrante)  tentar descobrir como funciona o cérebro desse detetive tão famoso, e no livro Watson deixa claro essa tentativa.

sherlockresenha_verm1

É um erro confundir estranheza com mistério. O crime mais comum é muitas vezes o mais misterioso, porque não apresenta nenhuma característica nova ou especial da qual se possam inferir deduções.

A edição foi toda pensada na série exibida pela BBC, por isso se você assiste, mas nunca leu as histórias, recomendo fortemente a leitura,  pois apesar da série ser baseada nas histórias de Arthur Conan Doyle são completamente diferentes.

sherlockresenha_verm6

sherlockresenha_verm5

 

Uma curiosidade:  O personagem adora tocar violino, por isso, usei o meu na composição das fotos.

Alguém ai curte Sherlock Holmes?

Comentários

Comentários