Image default
Home - Sherlock – O Signo dos Quatro
Policial Resenhas Literárias

Sherlock – O Signo dos Quatro

 

15068057Sherlock – O Signo dos Quatro
I.S.B.N.: 8504019187
Páginas: 200
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: Companhia Editora Nacional
Sinopse: Sherlock enontrava-se entediado e deprimido quando uma bela jovem chegou com um caso fascinante. O nome dela é Mary Morstan. Todo ano, desde o misterioso desaparecimento de seu pai, ela ganha uma pérola de presente enviada por um desconhecido. Agora seu benfeitor anônimo pediu um encontro e ela quer que Holmes e Watson a acompanhem . Juntos eles vão descobrir uma história de tesouros inestimáveis e terríveis traições.

resenhasherlock_signodosquatro5

Não consigo viver sem trabalho cerebral. Para que mais vale a pena viver? Fique aqui ao lado da janela. Já reparou em como este mundo é melancólico, sombrio e inútil? Veja como a neblina amarelada desce para as ruas e envolve as casas de cores mortas. O que poderia ser mais desesperadamente prosaico e material? Doutor, qual é a utilidade de se ter uma habilidade quando não se tem campo para pô-la em prática? Crime é um lugar-comum, a existência é um lugar comum, e qualidade alguma salva aquilo que o lugar-comum executa neste mundo.

A Clay ama Sherlock Holmes, principalmente se for o Bene Cumberbatch quem estiver interpretando-o em algum episódio de série ou estrelando a capa de um dos contos do famoso detetive de Sir Doyle e, pois bem, como sei que ela está doida para completar a coleção atual das histórias fui atrás de um dos exemplares que faltam e aproveitei a Black Friday para pagar uma pechincha pelo livro, o qual tive a sorte de chegar bem antes do prazo limite de entrega. Lógico que eu peguei e comecei a ler porque não me aguentei de curiosidade para saber o que tanto ela ama ali naquelas linhas (será que tem fotos do Bené no meio do texto*).

resenhasherlock_signodosquatro2

Bom eu também sempre gostei do famoso detetive e as histórias de Doyle são incríveis, logo não seria problema nenhum lê-lo, tanto que o fiz em dois dias praticamente. Interessante que eu o li vendo os personagens de Martin Freeman (Sr. Watson) e Benedict Cumberbatch (Sherlock Holmes) na minha mente enquanto imaginava a trama se desenrolando; até a voz deles ecoava pela minha cabeça a cada fala.

Mas voltando ao foco principal, a história envolve uma senhorita que recebe cartas misteriosas acompanhadas de uma belíssima e preciosa pérola negra de grande valor. Isso ocorre sempre numa determinada data e após alguns anos, quando está prestes a encontrar seu benfeitor, decidiu procurar por nosso ilustríssimo detetive já apático pela falta de casos interessantes. Suas explicações foram suficientes para que Sherlock e Watson tomassem partido e daí em diante cada página vinha recheada de suspense e pistas para que você comece a quebrar a cabeça junto com Watson, é claro; afinal Holmes tinha plausíveis explicações para cada detalhe.

resenhasherlock_signodosquatro resenhasherlock_signodosquatro3

Desde o encontro, passando pela mansão misteriosa, um assassinato que parece ter sido cometido por um fantasma, as pistas que parecem levar a lugar algum, conjurando numa perseguição final cujo resultado vocês só poderão saber ao lerem o conto do Signo dos Quatro e entender o verdadeiro significado dessa frase.

Como todo conto sherlockiano, o diálogo está presente e constante junto com a narrativa do Sr. Watson, que relata com todos os mínimos detalhes as cenas o que permite a qualquer um que leia criar perfeitamente a cena em sua mente, explora-la como quiser; o que me lembra muito os momentos em que Holmes viaja para seu palácio mental. É quase como que se fizéssemos o mesmo para tentar entender o caso e desvendá-lo por nós mesmo. Todavia há coisas que só são relatadas no diálogo, ou seja, dificulta ainda mais para que nós o solucionemos antes do nosso querido detetive rsrsrs.

resenhasherlock_signodosquatro7

[…] Tão rápidos, silenciosos e furtivos eram seus movimentos, como os de um cão de caça treinado farejando uma pista, que não pude deixar de pensar que criminoso terrível ele teria sido se tivesse canalizado sua energia e sagacidade contra a lei, em vez que aplicá-las em sua defesa

Outra coisa muito bacana desse livro é que ele conta com uma introdução do ator Martin Freeman da série Sherlock Holmes da BBC comentando a respeito do momento em que foi convidado para fazer o papel do Sr. Watson na série.

resenhasherlock_signodosquatro1

resenhasherlock_signodosquatro6

Recomendo!

Abraços

Leia também:

Eu + Você = Nós

Clayci

O Segredo da Herdeira

Clayci

Rangers #12: Arqueiro do Rei – John Flanagan

Clayci

46 comentários

Andressa M. 3 de janeiro de 2017 at 12:14

Olá, Clayci! Muito obrigada por me responder! 😀 Fiquei com medo que meu pedido tivesse sido um tanto quanto abusivo. Entrei em contato com as lojas onde comprei os livros de Sherlock da Editora Nacional, mas eles me disseram que os marcadores não são um brinde e portanto, não acompanham o produto :/
Encontrei uma lojinha no Elo7 que vendia marcadores maravilhosos da série Sherlock, um mais lindo que o outro, mas a vendedora desativou a loja, e não sei se ela vai retornar. Muito obrigada por sua receptividade comigo, sua linda! E não tenha pressa para procurar o marcador do livro ou para escaneá-lo ou fotografá-lo para mim, eu já te dei trabalho demais! Só o faça quando tiver seu tempo livre 😉
Um beijo e ótima semana ;*

Resposta
Clayci 16 de fevereiro de 2017 at 16:06

Eu te mandei um email <3

Resposta
Andressa M. 30 de dezembro de 2016 at 13:23

Oi, Clayci! Encontrei seu blog por acaso, ao pesquisar notícias de Sherlock, pois também sou fã e tenho os livros lançados pela Editora Companhia Nacional.
Sei que pode soar muito estranho, mas os meus não vieram com o marca páginas personalizado (e maravilhoso, diga-se de passagem). Eu sei que é pedir MUITO, mas você poderia me fazer a gentileza de enviar um scan ou uma foto frente e verso do marca páginas? Assim eu posso imprimir e improvisar um para mim. Já entrei em contato com a própria editora, perguntando se eles não podiam enviar, mas eles não respondem 😛
Meu e-mail é o que eu coloquei no contato ao enviar o comentário, se você puder e quiser me fazer esse favor 😀
Enfim, me desculpe pelo pedido mais do que inusitado. E parabéns pelas fotos, são lindas!

Beijos :*

Resposta
Clayci 2 de janeiro de 2017 at 15:36

Andressa eu só li o seu comentário agora..
Que chato não ter vindo com os marcadores. Como faz um tempinho que tenho, tenoh que procurar, mas anotei seu email.
Encontro eu mando pra vc <3

Resposta
Bruna 20 de dezembro de 2016 at 01:07

Essa foi uma das aventuras de Sherlock que tive o prazer de ler. Mas, confesso que foi uma das que menos gostei.
O Vale do Terror é, depois de Um Estudo Em Vermelho, a que mais gosto! Se ainda não tiver lido, leia. Aposto que vai gostar.

http://www.brunapezzan.com

Resposta
Clayci 20 de dezembro de 2016 at 08:03

Li sim!
<3 e adorei

Resposta
Julie 1 de abril de 2016 at 08:47

Que ótima dica! Parece mesmo ser um livro bem interessante e de uma leitura rápida.
Uma pena eu estar tão sem tempo agora, ao ponto de implorar pro meu dia ter mais de 24h! Hahaha
Um beijo,
Julie.

Resposta
Clayci 1 de abril de 2016 at 14:49

Ahhhh Jullie
Que chato isso!! Não ter tempo é desmotivador né? rs

Assim que tiver oportunidade, leia <3
Beijos

Resposta
Thaiane e Thalita 8 de janeiro de 2016 at 20:29

Lemos apenas um livro do Sherlock Holmes e foi quando estávamos na escola e gostamos bastante, ficamos curiosas para ler esse.

Resposta
Thaiane e Thalita 8 de janeiro de 2016 at 20:21

Só lemos um livro do Sherlock Holmes , quando estávamos na escola e gostamos bastante, esse ainda não conhecíamos e ficamos curiosa para ler esse.

Resposta
Bárbara 28 de dezembro de 2015 at 20:14

Caraca, tem muita coisa por trás né? Não fazia ideia que esse livro dava uma introdução do autor a série. Eu assisti e AMEEEEEEEEEEI. É incrível ver o raciocínio dele.

Beijos, Love is Colorful

Resposta
Clayci 3 de janeiro de 2016 at 09:15

Sim! Em cada edição tem uma introdução diferente, nesse nós temos a do ator que faz o Watson na série <3

Resposta
Mila 19 de dezembro de 2015 at 02:54

Adoro Sherlock, ainda não tive o prazer de ver a série por completo mas já li alguns livros. Esse em particular não li mas predento, já o tenho na minha estante. Os casos são sempre fascinantes!
Adorei as fotos, vc como sempre caprichando!
Bjs

Resposta
Clayci 19 de dezembro de 2015 at 19:15

Mila, acho que vc vai adorar <3
Começa a assistir a série e se apaixonar pelo Bene hahahaha

Resposta
Thayse Stein 18 de dezembro de 2015 at 14:12

Eu gostei tanto dessa série nova do Sherlock, uma pena que pararam. Curti bastante a tua resenha e fiquei curiosa pra folhear esse livro..

?
Beijos
Brilho de Aluguel

Resposta
Clayci 19 de dezembro de 2015 at 00:04

Ano que vem estarão de volta ?

Resposta
Lorraine Faria 18 de dezembro de 2015 at 11:33

e eu que ainda não vi a série? assim que acabar algumas atrasadas quero começar! e quanto ao Bene (nunca tinha visto o nome dele assim hahaha), me diz, quem não ama? hahahaha

Resposta
Clayci 19 de dezembro de 2015 at 00:05

Impossível não amar ne

Resposta
Simone 18 de dezembro de 2015 at 10:02

Quero muito ler, amo muito Sherlock ?
http://www.charme-se.com

Resposta
Marcy Moraes 18 de dezembro de 2015 at 09:10

Ainda não tive a oportunidade de ler Sherlock Holmes, mas eu tenho muita vontade ler.
Muito boa a sua resenha.

flores-ao-chao.blogspot.com.br

Resposta
Clayci 19 de dezembro de 2015 at 00:05

Obrigada Marcy ?

Resposta
Grazy Bernardino 17 de dezembro de 2015 at 16:32

Adoro Sherlock ! ?
Ah, essas fotos me fazem suspirar. É muita lindeza ?

Resposta
Silvana Crepaldi 17 de dezembro de 2015 at 16:05

Olá,
Eu acabei de ler um livro do Sherlock e gostei bastante. Eu tenho esse livro só que na versão pocket capa dura e amei a edição. Quanto a série vou ser bem sincera em dizer que nunca tinha ouvido flara hehe. Eu assisti a primeira temporada da série que o Watson é mulher e gostei bastante.

Blog Prefácio

Resposta
Clayci 19 de dezembro de 2015 at 00:08

Opa. Que episódio e esse? O.o

Resposta
Aline Molleri 17 de dezembro de 2015 at 15:19

Não curto tanto Sherlock (SHAME ON ME) acho que é pq não temos intimidade ainda. O que eu fiquei babando foi as fotos e os funkos pq são muito amor!

http://www.hipermetropiafashion.com.br

Resposta
Clayci 19 de dezembro de 2015 at 00:08

Obrigada ?

Resposta
Rebeca Barbosa 17 de dezembro de 2015 at 15:09

Ai eu não creio que você tem esses bonequinhos (esqueci o nome especifico)! EU ACHO LINDINHOS EU QUERO COMO FAZ.
ok.
Não li o livro ainda, mas pretendo. Parece ser muit bom mesmo!

http://blogexplicita.blogspot.com.br/

Participe do sorteio de um livro no meu blog: http://goo.gl/i03FzM

Resposta
Clayci 19 de dezembro de 2015 at 00:12

Funko pop ?

Resposta
Ane Reis 17 de dezembro de 2015 at 14:00

Oie Clayci =)

Em primeiro lugar quero dizer que adorei o novo layout *-*. Estou querendo mudar o meu também, mas acho que vou deixar mais para perto do aniversário do blog.

Ler a sua resenha me deixou com saudades de assistir e ler Skerlock. Acho que vou aproveitar o final de ano para assistir a série de novo rs…

Beijos;***

Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
@mydearlibrary

Resposta
Clayci 19 de dezembro de 2015 at 00:10

Obrigada ??..

Te acompanho na série kkkk

Resposta
Carol Arruda 17 de dezembro de 2015 at 11:09

OiOi Clayci,tudo bem?
Sempre quis ler os livros de Sherlock Holmes,mas não tenho dinheiro para comprar livros..então leio tudo em pdf e quando o livro é muito longo ,acabo deixando pra lá! Esse deve ser incrível,pela sua resenha…fiquei com muita vontade de ler,adoro livros com mistério.
Obrigada pela visita em meu blog.
Bjx
vinteanoos.blogspot.com
facebook.com/vinteanoos
insta: @carolarrudax @blogvinteanos
xx

Resposta
Clayci 19 de dezembro de 2015 at 00:11

Baixa esse pq eh rápido a leitura,?

Resposta
Luiza Helena Vieira 17 de dezembro de 2015 at 07:29

Gente, me julguem, mas ainda não assisti nenhum episódio de Sherlock.
Maaaaaaaaas, pra compensar, eu comprei um livro compilado com algumas histórias dele. Só li o começo porque ele é em inglês e, na época, eu estava meio saturada…
Adorei os funkos <3
Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

Resposta
Clayci 18 de dezembro de 2015 at 20:48

Sei que livro é *_* A CAPA É LINDA e estou doida por esta edição tbm <3

Resposta
Cláudia Rayssa 16 de dezembro de 2015 at 21:12

Nossa Clayci,não tenho nem palavras para descrever o quanto eu amo essas suas imagens com os bonequinhos do Sherlock,minha próxima economia vai ser toda gasta com o POP do Sherlock,porque se não vou continuar chorando pelos seus :´)

Resposta
Clayci 18 de dezembro de 2015 at 20:32

hahahahahahahaha Ainda não acredito que consegui esse funko ^^

Resposta
Tony Lucas 16 de dezembro de 2015 at 21:01

Oi, Clayci! Tudo bem? Eu morro de vontade de ler algum livro do Sherlock Holmes e esse parece ser um ótimo ponto de partida! Adorei a sua edição! 🙂

Abraço

http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

Resposta
Clayci 18 de dezembro de 2015 at 20:32

Oi Tony!! Obrigada pelo comentário.
Assim que tiver um tempinho leia, vale a pena viu?
Beijos

Resposta
João Marcelo 16 de dezembro de 2015 at 13:55

estou louco para ler tanto esse quanto os outros livros de sherlock holmes. fiquei apaixonado pela série “sherlock”, e espero ter a oportunidade de ler o mais breve possível!
beijos!

mo-v-i-e.blogspot.com.br

Resposta
Clayci 16 de dezembro de 2015 at 17:44

A série está maravilhosa <3

Resposta
Milena Schabat 16 de dezembro de 2015 at 00:48

Essas fotos servem como um complemento perfeito para a resenha, sempre fico morrendo de amores! <3
Eu só li o primeiro livro dessa série e ainda não tive oportunidade de ler os próximos, então imagine a minha vontade hahaha

Abraço,
literarizei.blogspot.com

Resposta
Clayci 16 de dezembro de 2015 at 17:11

Eu já conhecia a história, mas li há muitos anos atrás. Quero ler de novo hahahaha
Essas edições estão maravilhosas <3

Resposta
Fabiana 15 de dezembro de 2015 at 20:30

AMO/SOU as suas resenhas elas são tão incríveis da vontade de ler o livro sabe?
Amei.?

Resposta
Clayci 16 de dezembro de 2015 at 17:08

AHHHH que bom que gostou <3

Recomendamos a leitura

Resposta
hellz 15 de dezembro de 2015 at 14:55

dicas de livros bons são sempre coisas lindas de se ler HAHAHAH
babo nesses funkos seus, clayci!

beijo

Resposta
Clayci 16 de dezembro de 2015 at 16:58

hahahaha Hellz! Vale a pena <3

Resposta

Deixe um comentário

* Seu comentário irá para aprovação

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE