coraline4

Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus ‘outros’ pais. Na verdade, aquele parece ser um ‘outro’ completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

Há uns 2 anos atrás, falei aqui no blog sobre o filme Coraline e mostrei a boneca que comprei da personagem (empresa Neca). Hoje vou falar do livro (mesmo sabendo que o Halloween já passou, ainda estou curtindo filmes e livros com o tema).

coraline1

coraline

Quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem.

Coraline foi a primeira obra que li do Neil Gaiman, é o tipo de livro que você lê em 1 hora. A leitura te prende e surge aquela curiosidade sobre o que vai acontecer no capítulo seguinte. A história é sombria! Se é para crianças não sei, mas se você não sabe trancar seus medos dentro do armário a história é assustadora.
Sabe aquele mundo que você gostaria de viver? Sem cobranças, com fartura, lugares para explorar, um gato arrogante? Pois bem, o autor leva o leitor para dentro desse mundo através de uma porta estranha.

coraline2

Coraline entra em um mundo e encontra os pais perfeitos, mas com um pequeno detalhe: Eles possuem botões no lugar dos olhos e para ficar nesse mundo, ela tem que ser assim também (mas sem exigências, uma oportunidade de escolha).

Como é que algumas vezes, ao sermos afastados de algumas coisas, ficamos ainda mais próximos delas?

Ela conhece seres incríveis: Um gato inteligente, ratos travessos, cachorros… e tem a oportunidade de transitar entre os dois mundos, até que um dia ela descobre que seus pais de verdade (aqueles que não são tão legais assim) correm perigo e percebe que a mão perfeita (do mundo que ela descobriu) não é tão boa assim

coraline3

Será que ela conseguirá salvar os seus pais verdadeiros?

O livro se torna assustador por causa dos pequenos detalhes que Neil Gaiman aborda. São detalhes que desperta a imaginação de quem está lendo, me fez voltar a infância e a pensar nas loucuras que eu fazia com a idade de Coraline.

coraline5

Acredito que todos nós, quando criança, tivemos um lado curioso (eu tenho até hoje) e explorador.  Só não digo que fui uma criança corajosa como Coraline, na leitura você perceberá que ela não se assusta facilmente e que possui um coração enorme, pois ela está disposta a enfrentar o que for preciso para salvar seus pais e as pessoas que correm perigo.

coraline7

A leitura te prende pois Neil dá a chance pro leitor tirar as próprias conclusões e pensar “Isso é possível?”e além de trabalhar com nossa imaginação, a mensagem do livro é linda: “O bem sempre vence o mal”

coraline6

Recomendo esse clássico!
Você já leu?
Beijos

Comentários

Comentários