12703270213_9a33b575a7_zPara quem não conhece, Chinchila é o nome genérico dos mamíferos roedores da familia CHINCGILLIDAE, nativa dos Andes da América do Sul. A PELAGEM da chinchila é cerca de 30 vezes mais suave que o cabelo humano e muito densa, com 20,000 pêlos por centimetro quadrado.As chinchilas foram descobertas no século XVI e sempre foram caçadas por causa da sua pele, infelizmente ainda existem pessoas que fazem isso, mas vou contar a minha experiência com esses pequenos.

Ter uma Chinchila não estava nos meu planos! Lembro que quando vi o Spark pela primeira vez surgiu inúmeras dúvidas na minha cabeça, pois eu sempre gostei de roedores, mas não conhecia ninguém que tinha uma. Só posso dizer uma coisa: Não me arrependi! Tive que me virar sozinha com a ajuda do GOOGLE e um grupo de criadores. Hoje o Spark anima o meu dia e também adotei o Splinter (coisa fofa), e elas são uma excelente companhia, olha só:

IMG_1766

1) Espaço: As chinchilas não precisam de um mega espaço. Elas vivem em gaiolas próprias! A noite gosto de soltá-las pelo meu quarto (lógico que supervisiono esses passeios, afinal são roedores), os passeios duram cerca de 60 minutos por dia (dependendo do dia ficam até mais), ou seja, não preciso sair com elas na coleira.

2) Os roedores tem vida noturna, então se você passa o dia todo trabalhando e tem aquele preocupação de deixar o pet sozinho, pode ficar tranquilo porque elas passam o dia dormindo.

10968829_852086951515983_803186585_o

Splinter

3) Elas não vão em #petshop para tomar banho, muito menos usam água pra isso! Elas tomam banho no pó de mármore (2 ou 3 vezes por semana já está ótimo), um pote custa em torno de R$7,00 e dura para o mês inteiro. E você ainda se diverte vendo elas tomarem banho (Olha o Spark tomando banho)

4) Elas têm ração própria e comem cerca de 30g de ração por dia, ou seja, 1kg dá para o mês inteiro e custa em torno de R$11,00 (dependendo da marca). Elas também comem alfafa em rama ou em cubo e pode ser oferecido alguns petiscos. As minhas são treinadas, solto elas para passear e quando elas voltam para a gaiola sabem que ganharão uma uva passa, um pedaço de damasco ou maçã desidratada.

Spark tinha enjoado de alfafa e ficou 3 meses sem… Agora voltou a comer rs

Um vídeo publicado por Clayci Oliveira ?? (@clayci) em

5) Elas não gostam de colo!Se você não tem tempo para dar muita atenção, não se preocupe, elas agradecem! Elas gostam de ficar soltas, correr e pular em cima de tudo.

6) Ao contrário do que pensam, Chinchilas são doces, e adoram mimos, olha o Spark:

De boa recebendo carinho da mamãe ??????

Um vídeo publicado por Clayci Oliveira ?? (@clayci) em

7) Criei o Spark desde filhotinho, por isso ele se acostumou tanto comigo que não me morde, já o Splinter adotei com cerca de 2 anos e ele era meio arisco, mas já se adaptou e hoje vive no meu pé. Se não puder adotar filhote, adote um adulto, se você souber cuidar, ele vai te amar do mesmo jeito.

8) Elas tem um cheiro muito gostoso, e um pelo muito macio (apaixonada)
mini3 (1)

Eu poderia passar o dia citando motivos/ razões para adotar uma, mas disse apenas o básico. A expectativa de vida de uma Chinchila é de 20 anos, por isso antes de adotar pense no logo prazo e seja responsável. Elas são leves, quando nascem pesam cerca de 40g e adultas 450g Raramente tem doenças, mas caso isso aconteça há veterinários especializados em roedores.
Ela são dóceis, desde que as respeitem, elas não gostam de colo e elas são criadas em gaiolas próprias, lugar muito úmido e muito quente fazem mal e a água deve estar sempre fresca.  A troca de serragem deve acontecer pelo menos 1x na semana e os banhos de 2 a 3 vezes por semana.

É isso! Espero que você se apaixonem por esses fofos e adotem.. claro, não esqueçam de encher eles de beijos quando puder!

Beijos

Comentários

Comentários