Planejamento Estratégico Digital #1 77

Olá! Decidi começar o mês falando sobre uma matéria que eu amava estudar no meu curso de finanças: Planejamento Estratégico. Calma, não vou dar uma aula sobre o assunto, volta aqui!  Falarei de algo que você já pratica há um bom tempo. Você já reparou que estamos sempre planejando algo? Seja um almoço, a roupa para sair, um dia de passeio, uma viagem, um encontro, assistir um filme … mas você já fez um planejamento estratégico do seu blog?

saidaminhalente_plan_foto

Se você já tem um blog, com certeza já planejou algo mesmo que involuntariamente, duvida? Você precisou criar um nome para o seu espaço, precisou escolher um lugar para hospedá-lo, pensou no assunto que falaria nele e, sem dúvidas, já pensou em como seria o design dele antes mesmo de ir para o ar. (estou mentindo?).

Um das primeiras lições de, qualquer curso de, Publicidade e Propaganda é definir qual é o público-alvo que você quer atingir, mas para isso você tem que planejar quais serão os serviços oferecidos (no caso do blog, o conteúdo) para atrair visitantes e trabalhar em um diferencial para que eles voltem sempre, e quando eu digo que você já pensou no design do seu blog antes mesmo dele ir para o ar, é porque são com essas informações que você define a estrutura do seu site.

Mas e o conteúdo? Não adianta ter um layout maravilhoso se você não conhece os seus visitantes. Da mesma forma que não adianta conhecer seus visitantes se você não possuí um diferencial. Tive a oportunidade de aprender sobre o assunto nas minhas aulas de Comunicação Empresarial e Empreendedorismo, tá certo que o objetivo das aulas era mostrar essa visão para gestores financeiros, mas quem gosta de aprender acaba aderindo o aprendizado para todas as situações, por isso pensei: Por que não o blog?

saidaminhalente_planejamentoestrategico_pesquisa

Foi a partir dessas aulas que eu comecei a melhorar o meu desempenho aqui no Sai da Minha Lente. Comecei a me interessar em criar conteúdos e conhecer ferramentas para melhorá-los, mas antes de me aprofundar no assunto tive que pesquisar e conhecer meus visitantes. A primeira dica é amar o que você faz! Se você entrou agora no mundo da blogosfera com a expectativa de fazer dinheiro, recomendo ler essa publicação maravilhosa que a Duds fez e mudar o seu conceito sobre “O que é ter um blog”, agora vou falar sobre a importância do planejamento.

A importância do planejamento

1 – Conhecemos nossos visitantes: Estamos falando de um espaço virtual, muitas vezes não temos a oportunidade de conhecer nossos visitantes pessoalmente, por isso, com o planejamento podemos entender como eles pensam, interagem e, principalmente, o que eles querem ver no seu blog. Para conhecer seus visitantes você pode contar com a ajuda de um Formulário de Pesquisa, por exemplo. Com essa pesquisa você consegue definir o seu público-alvo e melhorar suas publicações.

2 – Estabelecemos Metas: Geralmente quando você tem uma empresa, as metas são um dos primeiros passos em qualquer plano de negócio, pois são elas que definem nossos custos e prazos, mas como estamos falando de blogs, acho importante citar que os números não são os mais importantes. Todos querem ganhar dinheiro, claro, mas conhecer o seu visitante, interagir com ele e fazer seu trabalho com amor é muito mais gratificante e vale a pena. A partir do momento que você conhece seus visitantes, você pode criar metas em seu planejamento. Você pode focar na divulgação do blog e acompanhar o resultado, por exemplo. Atingiu a primeira meta? Você pode pensar em procurar parcerias e assim por diante…

Lembre-se: Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta…

3 – Podemos crescer o espaço: Ainda não cheguei nessa etapa, mas não tenho pressa! Depois que você  recebe o feedback positivo do seu trabalho, você pode começar a pensar em crescer o seu espaço. Transformar o seu blog em empresa, criar produtos, oferecer serviços…

saidaminhalente_planejamentoestrategico_pesquisa2

Vou compartilhar aqui no blog algumas dicas sobre Planejamento Estratégico no mundo digital, o intuito é de ajudar quem está começando e compartilhar dicas que estão dando certo pra mim, Quando eu digo dar certo não é na questão financeira, mas com o planejamento consigo me organizar melhor, evitar bloqueios criativos e sentir vontade de produzir mais.

Hoje eu vou compartilhar com vocês um Planejamento Básico de Pesquisas, que criei com a ajuda das minha aulas. Você pode adaptar para o seu blog e acompanhar o progresso dele. Lembrando que esse planejamento pode ser feito em qualquer fase, você não precisar ter um blog com muitos seguidores ou começar do zero, ok?

saidaminhalente_planejamentoestrategico_pesquisasSendo:

1 – Conhecer quem visita seu blog: Saber quem são seus visitantes e o que eles gostam de ler no seu espaço. Faça uma pesquisa, não se preocupe com a quantidade de pessoas que irão responde-la e sim com aqueles que irão responder.

2 – Analisar o que não é falado para atingir o visitante: Eu falo de vários assuntos aqui no blog, mas o que predomina é fotografia, então tive que analisar aquilo que eu não falava sobre o assunto, ou seja, olhe suas publicações antigas e analise a possibilidade de novos projetos.

3 – Analisar e estudar outros blogs: No meu curso isso se chama concorrência, mas não acho que seja um termo adequado para o mundo blogueiro. Acredito que todos tem espaço e é só trabalhar no seu diferencial. Visite blogs que te inspirem e crie algo. Se inspirar é diferente de copiar viu?

4 – Monitorar o que se fala do blog:  Sabe a famosa propaganda boca-a-boca? É mais ou menos isso! Por exemplo, alguém indicou o seu blog em algum lugar, visualize os comentários que foram feitos nessa publicação, dessa forma você consegue ter controle do que estão falando sobre você;

5- Saber que seus visitantes vão além do www: Como eu disse ali em cima, nem sempre temos a oportunidade de conhecer nossos visitantes pessoalmente, mas se surgir uma oportunidade por que não? Um evento na sua cidade, um encontrinho de blogueiros, saídas fotográficas tudo isso faz com que você se aproxime de quem te visita.

6- Ficar atento às novidades: Eu amo fotografia e falo sobre o assunto aqui, mas para isso tenho que acompanhar o mercado e ver as novidades, No seu blog é a mesma coisa, independentemente do assunto que você abordar: Se você fala sobre livros, tem que conhecer os lançamentos; Se fala de maquiagem, idem e por aí vai..

7- Analisar o que é relevante: Expressar a sua opinião é essencial! É dessa forma que criamos um laço de confiança, por isso antes de publicar qualquer coisa pense nas palavras e na forma que vai expor. Seja sincero, claro e objetivo com os seus visitantes.

8- Elaborar Estratégias: Inovar sempre! Não espere alguém tomar uma iniciativa, não tenha medo de arriscar, muito menos de alguém “roubar” a sua ideia (até porque quem rouba ideias não se sustenta a longo prazo). Compartilhe suas descobertas com seus visitantes!

9 – Acompanhar o comportamento do seu visitante: Uma das primeiras coisas que aprendi no meu curso é “Se você quer saber onde está o problema, não procure o tático nem o estratégico, procure o operacional”. Quem acompanha o seu blog consegue detectar o problema com mais facilidade, por isso, não deixe de pedir a opinião de seus visitantes.

Sites que podem te ajudar nas pesquisas:

Formulário de Pesquisa: O Google fornece uma ferramenta que te ajuda a conhecer melhor quem visita o seu blog! Você pode criar um formulário com as informações que deseja saber, por exemplo, a faixa etária de quem acessa seu site, a localidade, o que eles gostam de ler no seu espaço…

Google Analytics:  Você consegue ter um controle maior do seu blog, através do número de acessos e várias outras informações como: Sexo, Idade, Pesquisas que são feitas dentro da sua página, etc…

Twitter Analytics:  Com essa ferramenta você tem acesso aos gráficos e informações sobre sua conta de uma maneira simples, por exemplo, quem cita seu usuário, compartilha seu tweet ou favorita.

TweetStats: Por falar em twitter, você sabe qual é o melhor horário para divulgar suas publicações? Esse site mostra em gráfico o comportamento das pessoas que seguem você! É só colocar o nome do seu usuário que o site faz uma análise.

Open Site Explorer: Quando você digita a url do seu site, ele mostra os domínios e link que citam o seu blog na rede.

Google Alerts: Você pode “monitorar”o que andam falando sobre você, no caso o blog, na internet.

[Edit] BeOnPop (Sugestão da blogueira Andréia) –  Analisa a influência da sua página no Facebook [/Edit]

[Edit] Iconosquare (Sugestão da blogueira Bruna) – É possível analisar sua conta do instagram, quem deixou de te seguir, hashtags que deu mais retorno.. [/Edit]

saidaminhalente_planejamentoestrategico_pesquisa1

Tem alguma dica de pesquisa? Compartilhe comigo 😉
Beijos

Comentários

Comentários

Existe uma frase que consegue me descrever perfeitamente bem: “Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então“ (Alice no País das Maravilhas). Sou uma taurina que gosta de mudanças, estranho né?! Sempre gostei de fazer parte do que não conheço e nunca tive medo de arriscar naquilo que acredito. Sou Whovian, Sherlockian, Slytherin e Nintendista. Apaixonada por fotografia, livros, roedores, toys e miniaturas.

77 Comments

  1. Post de utilidade pública. Organização é fundamental em qualquer área da vida.
    Mesmo que o blog não tenha o objetivo de ganhar dinheiro e alcançar muitos seguidores, é interessante manter uma rotina de post, conhecer o que os leitores gostam de ler pra produzir um conteúdo interessante, criativo e não perder a mão na hora de escrever.

    1. Foi com essa intenção que eu publiquei, Isa! Fico feliz por ter entendido dessa forma, a intenção de um planejamento não é só fazer dinheiro, mas sim conhecer e se aprofundar nos assuntos que aborda no seu espaço ^^

  2. Oie Clayci =)

    Favoritei seu post aqui, pois pretendo anotar todas as suas dicas rs…
    Comecei o My Dear Library por hobbie, mas a algum tempo venho pensando seriamente em transformar o hobbie em trabalho mesmo, afinal nada melhor do que trabalharmos naquilo que amamos.

    Adorei o post!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

  3. Oi clayci! Esse seu post é totalmente útil e merece ser divulgado por toda a blogosfera hahaha ?
    Eu tenho aula de empreededorismo, mas não tive nada relacionado a estrategia, a minha aula foi mais voltada para montar uma startup e conseguir uma aceleradora/investidor anjo.

    A pesquisa é algo que eu já pensei, mas não levei a frente pensando que ninguém responderia =/ Estou realmente cogitando a ideia agora que li seu post, na verdade estou até com vontade de fazer isso agora.

    Gostei bastante dos links que você indicou, um legal também é o iconosquare, ele serve para ver as métricas do instagram, hashtags que mais deu retorno, pessoas que mais curtiram suas fotos, essas coisas.
    Beijos ;*

  4. menina, que post bem feito.
    Eu faço meu blog super no whatever mas de fato por menor que seja rola um planejamento. Gostei demais do post – sério, que capricho! – e vou voltar pra acompanhar o assunto 🙂
    Bjs!

  5. Oláa! 🙂 adorei o texto, acho importante, principalmente para quem, assim como eu, está iniciando neste meio agora e procura por dicas.
    Eu comecei o blog apenas por “hobby” e por gostar de escrever. Claro que com o tempo, tudo pode crescer e se tornar outra coisa, e isso me deu várias ideias e inspirações :))
    achei seu blog uma graça, lindo, e cheio de conteúdo incrivel! parabéns.
    beijão, Lê

    osbeneficiosdebebercafe.wordpress.com

  6. Seus quatro últimos links foram de extrema importância, assim como todo o post.
    É bem difícil alguma blogueira divulgar sua ‘metodologia’ de vivência e experiências na bloguesfera.
    Adoro suas postagens <3

  7. Oi Clayci
    Muito boas suas dicas, eu gostaria muito de pô-las, mas bate uma preguiça e olha que eu tenho até um amigo marqueteiro pronto com ideias fervendo e eu mesmo tenho ADM…
    Comecei a falar de filmes graças a Pâmela do ID, por que ela me convidou ainda é um mistério, mas eu queria falar dos filmes que assistia com alguém e se no meio dos leitores eu achasse alguém com quem conversar pra eventualmente trocar mensagens e discutir fisica quantica de Interstellar, supercordas de Lucy, questões filosóficas envolvendo a imortalidade do Wolwerine (nenhum dos meu amigos faz isso #deprimido). hahahahaha
    Mas minha unica meta atualmente é encontrar um maldito ser humano que tenha lido Garota Exemplar e tenha assistido o filme para que eu possa ter uma conversa com ele, ou ela, mas está mais facil decidir se é biscoito ou bolacha…
    Desculpe o post imenso
    bjos LP
    quatroselos.blogspot.com

    1. Se ela convidou é porque você faz um excelente trabalho ^^

      Bom eu já li e já assisti se ajudar hauhauha
      Não gostei do livro e mudei minha opinião no filme.. Não sei se é porque o final foi “diferente”, mas consegui enxergar mais is personagens nos atores escolhidos para atuar..

      O Neil estava perfeito na pouca aparição que teve

  8. É por isso que eu gosto muito do seu blog Clay, sempre com ótimas dicas. Um dos maiores erros são pessoas que criam um blog por dinheiro, e não por amar o que faz.
    Eu quero muito conhecer mais os visitantes do blog, criar um formulário, infelizmente o tempo é muito corrido e nunca dá tempo. Eu sempre vejo o que é mais pesquisado no meu blog e o que está bombando muito. Esse mundo da blogosfera tem espaço para cada um de nós, cada blog tem o seu diferencial – é isso que eu acho legal. Gostei muito desses sites que você indicou, já vou colocar todos na minha barra de favoritos.
    Beijos Clay!

  9. Oi, Clayci!
    Eu acho super importante essa coisa de se planejar, adoro blog planners e inclusive já pensei em fazer um plano de negócios pro BeLivs. Mas percebi que no fim das contas apesar de eu gostar muuuuito dos meus visitantes, eu não quero pensar em escrever algo para agradá-los mas sim pra agradar a mim mesma (egoísta much? rs). Entendo que quem trabalha com o blog realmente tenha que pensar diferente ou até quem quer um dia trabalhar e está na fase de crescimento, mas me incomoda blogs que eram/são essencialmente pessoais se preocupando tanto com o que o leitor espera encontrar. Mas se tem uma coisa que eu acredito, sim, em criar vínculos, em interagir, em criar uma rede de blogueiros que falem das mesmas coisas.
    De qualquer forma, admiro muito quando os blogueiros conseguem se organizar com esse tipo de ferramenta extremamente difundida no mundo dos negócios. Eu mesma tenho melhorado muito quanto à criatividade e produtividade depois que estabeleci algumas “regrinhas” para a minha crição (parece contraditório, mas não é). E tbm admiro muito blogs que vem crescendo, como o seu. Quanto mais blogueiros crescerem, mais espaço teremos não só na blogosfera mas na mídia.
    E adorei as dicas, principalmente do Open Site Explorer, já vou testar.
    Um beijo!

    1. Oi, Livia!!!!
      Eu não acho que isso seja egoísmo, o planejamento é uma boa opção para quem quer fazer do blog uma profissão, mas também para nós mesmos.. Como eu disse ali em cima, não apenas no financeiro, mas evitar até mesmo bloqueios criativos!! Não acho que a pessoa deve deixar de publicar o que gosta, NUNCA hahaha, sempre tem um assunto que você entende mais e sabe conversar melhor a respeito. ^^

  10. Gostei muito desse post, Caly! Enquanto eu lia ficava tentando responder as perguntas na minha cabeça, pensando em coisas que ainda não fiz e seria legal fazer como uma pesquisa de público.
    Adorei suas informações e até salvei esse post nos meus favoritos para ler com mais calma e colocar em prática os ensinamentos.
    Beijoos

    Blog: Café Com Babis ?

  11. Ficou excelente o post, Clay! Acho que uma das coisas que eu tenho mais dificuldade é o item 2 > analisar o que não é falado para atingir visitantes. Hmmm. Preciso repensar isso aí, sabe?
    Enfim, cê arrasou!

    Beijocas

  12. Clay tão válido esse post, pena que to num momento que faço tudo correndo e quase não consigo da conta das coisas, meu blog vou levando como posso. Gostaria de dá mais atenção e fazer mais visitas, pena que nem disso consigo fazer ultimamente.
    Eu nunca pensei em ganhar dinheiro com blog, acho bacana essas blogueiras que ganham isso e aquilo, que fazem post maravilhosos como o seu de hoje, mas eu não consigo me expressar dessa forma, ainda mais com tanto problemão me circulando (filhoss) o fase da bexiga.
    Mas o assunto aqui é outro ne? O post ta maravilhoso,
    Bjs

    1. Anny!! Infelizmente há compromissos que impedem, mas você pode usar essa dica para os dias que você pode postar.
      Por xemplo!! Rolou um evento legal e você foi, mas poderá falar dele dias depois.. Planeje argumentações a respeito, será que consegui ser clara? rsrs

      E não fala assim, quando seu pequeno estiver maior você perceberá que a melhor coisa que fez foi dedicar todo o seu tempo a ele =D

      Beijos

  13. Oi Clayci!
    Planejar é sempre importante. Quando você planeja algo é porque quer que aquilo dê certo. No caso do blog o planejamento é fundamental para não cair na mesmice e conquistar seu público.
    As pessoas precisam entender a importância de cada um dos itens que você citou. Um exemplo, fiz uma pesquisa e quase ninguém que esteve no blog se propôs a responder. Às vezes você se dedica e não tem retorno nem mesmo dos de casa, isso desanima um pouco. Não estou falando de números não, tô falando de atenção daqueles que você já considera de casa. Parece que as pessoas não querem se envolver em nada que parece não acrescentar nada a elas.
    Não sei se me fiz entender, mas valeu!
    Bjus

    1. Concordo plenamente com você! Planejamos algo pensando no sucesso daquilo..

      E assim como vc fico chateada quando não há um retorno, como o da pesquisa..
      Eu farei um formulário por aqui, mas sei que são poucos que se dedicam.. Mesmo assim temos que pensar nesse pouco =D
      São os que verdadeiramente seguem a gente né?

      Beijos

  14. Clayci, eu sou uma pessoa que planeja cada detalhe da vida, minha mãe é assim e aprendi muito com ela, ainda sou virginiana então imagina, além de planejar eu tenho o habito de rotular tudo. Adorei teu post e as dicas que deu, realmente muitas blogueiras já fazem isso e nem percebi ou fazem parte disso e acaba falhando em um ponto que não deixa da o resultado esperado. Seguir a risca um planejamento é sinal de maior possibilidade de sucesso no seu ramo.
    Texto bem elaborado, parabéns :*

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    1. Simone, acho que uns 3 virginianos já comentaram nessa publicação viu? É nítida essa preocupação de organização de vocês, admiro e invejo.. Sou taurina e sofro muito com isso.. Tenho que ficar em cima e pegar no pé para dar ter resultado.

      Obrigada,
      Beijos

  15. Que interessante, Clayci. Ainda não conhecia o Open Site, vou dar uma olhada por lá. Acho que a parte de conhecer outros blogs é essencial. Quando fico muito tempo sem visitar blogs parece que a inspiração para o Mil Pétalas cai um pouquinho. Penso que blogar é muito coletivo, e quanto mais houver interação quanto o leitor, melhor. Ainda estou aprendendo a fazer isso, acredito que deu certo quando alguém vem me falar sobre o post, às vezes alguém que nem comentou. Sempre dou uma olhada nas visitas, da onde as pessoas vem, como elas encontram o blog e os engraçados termos de pesquisa que às vezes aparecem rsrs

  16. suas dicas foram ótimas e super proveitosas. acho que uma outra forma legal de conhecer os leitores, além de fazer uma pesquisa, é sempre acompanhar o número de visualizações de cada postagem. assim, dá pra saber de que assuntos eles gostam mais.

    1. Sim!! Isso é importante, você tem uma media sobre o que atraiu mais visitantes né?
      Mas é importante a pessoa não deixar de publicar o que gosta né?

      Obrigada e fiquei feliz por ter gostado
      Beijos

  17. Clay, adoro seus posts! Sempre!
    Uma dica complementar: no site “https://beonpop.com/” você pode avaliar a influência da sua página do blog no Facebook. O mais bacana é que ele mostra um pouco do perfil dos seus seguidores e você pode ver quem são os top participativos, para ter uma ideia do perfil do seu público!

    Beijos,
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

  18. Eu sou nota zero em estratégia! Não consigo nem ao menos ter uma rotina com o blog… Queria muito conseguir!
    Achei bem legal as suas dicas. Quem saiba essas eu consiga seguir…rs
    Bjus e carinhos, fica com Deus!

  19. Achei muito bom o post Clay 🙂 O meu blog eu não consegui definir um assunto, eu falo de tudo o que eu gosto e me inspira, então confesso que tenho muita dificuldade em nichos e afins, por isso nem me preocupo mais, posto o que eu gosto mesmo rs Divulgo o que eu acho legal e se pá der resultado, legal 🙂 Porém, estou com um projetinho onde irei criar um blog para falar de algo que eu amo ? Então essas dicas que você deu vão me ajudar muito rs Preciso definir algumas metas para ele rs
    Beijos! =**

  20. Adorei o post! Acho que todo tipo de planejamento, independente de ser financeiro ou até mesmo pro blog, é válido. Sou do signo de virgem, logo, adoro listas e tudo mais organizado. 🙂 Esse teu post é meio que utilidade pública. Todos deveriam saber. Hahaha.

    E sim, eu acho que todo blogueiro tem de conhecer seus visitantes, tem de saber de onde eles vêm, o que fazem da vida, o que gostam de ler na internet…

  21. Interessante essa tua abordagem sobre planejamento no mundo digital, nunca tinha parado pra pensar em tudo isso! Como eu uso meu blog apenas como hobby mesmo, não me importo em alcançar um determinado sucesso. Gosto apenas de desabafar e falar sobre coisas que gosto (ou não) nele, sem obrigação, portanto não pretendo fazer dinheiro. Mas pra quem está começando e tem uma ambição maior, o teu post foi ótimo!
    Beijos!

    http://www.entorpecendo.com

    1. Oi Mari!! Como citei ali em cima, o planejamento é bom não apenas para quem quer fazer do blog um trabalho… mas com ele podemos produzir melhor nosso conteúdo, evitar bloqueios criativos ^^

      Obrigada!!
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE