Olá! Decidi começar o mês falando sobre uma matéria que eu amava estudar no meu curso de finanças: Planejamento Estratégico. Calma, não vou dar uma aula sobre o assunto, volta aqui!  Falarei de algo que você já pratica há um bom tempo. Você já reparou que estamos sempre planejando algo? Seja um almoço, a roupa para sair, um dia de passeio, uma viagem, um encontro, assistir um filme … mas você já fez um planejamento estratégico do seu blog?

saidaminhalente_plan_foto

Se você já tem um blog, com certeza já planejou algo mesmo que involuntariamente, duvida? Você precisou criar um nome para o seu espaço, precisou escolher um lugar para hospedá-lo, pensou no assunto que falaria nele e, sem dúvidas, já pensou em como seria o design dele antes mesmo de ir para o ar. (estou mentindo?).

Um das primeiras lições de, qualquer curso de, Publicidade e Propaganda é definir qual é o público-alvo que você quer atingir, mas para isso você tem que planejar quais serão os serviços oferecidos (no caso do blog, o conteúdo) para atrair visitantes e trabalhar em um diferencial para que eles voltem sempre, e quando eu digo que você já pensou no design do seu blog antes mesmo dele ir para o ar, é porque são com essas informações que você define a estrutura do seu site.

Mas e o conteúdo? Não adianta ter um layout maravilhoso se você não conhece os seus visitantes. Da mesma forma que não adianta conhecer seus visitantes se você não possuí um diferencial. Tive a oportunidade de aprender sobre o assunto nas minhas aulas de Comunicação Empresarial e Empreendedorismo, tá certo que o objetivo das aulas era mostrar essa visão para gestores financeiros, mas quem gosta de aprender acaba aderindo o aprendizado para todas as situações, por isso pensei: Por que não o blog?

saidaminhalente_planejamentoestrategico_pesquisa

Foi a partir dessas aulas que eu comecei a melhorar o meu desempenho aqui no Sai da Minha Lente. Comecei a me interessar em criar conteúdos e conhecer ferramentas para melhorá-los, mas antes de me aprofundar no assunto tive que pesquisar e conhecer meus visitantes. A primeira dica é amar o que você faz! Se você entrou agora no mundo da blogosfera com a expectativa de fazer dinheiro, recomendo ler essa publicação maravilhosa que a Duds fez e mudar o seu conceito sobre “O que é ter um blog”, agora vou falar sobre a importância do planejamento.

A importância do planejamento

1 – Conhecemos nossos visitantes: Estamos falando de um espaço virtual, muitas vezes não temos a oportunidade de conhecer nossos visitantes pessoalmente, por isso, com o planejamento podemos entender como eles pensam, interagem e, principalmente, o que eles querem ver no seu blog. Para conhecer seus visitantes você pode contar com a ajuda de um Formulário de Pesquisa, por exemplo. Com essa pesquisa você consegue definir o seu público-alvo e melhorar suas publicações.

2 – Estabelecemos Metas: Geralmente quando você tem uma empresa, as metas são um dos primeiros passos em qualquer plano de negócio, pois são elas que definem nossos custos e prazos, mas como estamos falando de blogs, acho importante citar que os números não são os mais importantes. Todos querem ganhar dinheiro, claro, mas conhecer o seu visitante, interagir com ele e fazer seu trabalho com amor é muito mais gratificante e vale a pena. A partir do momento que você conhece seus visitantes, você pode criar metas em seu planejamento. Você pode focar na divulgação do blog e acompanhar o resultado, por exemplo. Atingiu a primeira meta? Você pode pensar em procurar parcerias e assim por diante…

Lembre-se: Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta…

3 – Podemos crescer o espaço: Ainda não cheguei nessa etapa, mas não tenho pressa! Depois que você  recebe o feedback positivo do seu trabalho, você pode começar a pensar em crescer o seu espaço. Transformar o seu blog em empresa, criar produtos, oferecer serviços…

saidaminhalente_planejamentoestrategico_pesquisa2

Vou compartilhar aqui no blog algumas dicas sobre Planejamento Estratégico no mundo digital, o intuito é de ajudar quem está começando e compartilhar dicas que estão dando certo pra mim, Quando eu digo dar certo não é na questão financeira, mas com o planejamento consigo me organizar melhor, evitar bloqueios criativos e sentir vontade de produzir mais.

Hoje eu vou compartilhar com vocês um Planejamento Básico de Pesquisas, que criei com a ajuda das minha aulas. Você pode adaptar para o seu blog e acompanhar o progresso dele. Lembrando que esse planejamento pode ser feito em qualquer fase, você não precisar ter um blog com muitos seguidores ou começar do zero, ok?

saidaminhalente_planejamentoestrategico_pesquisasSendo:

1 – Conhecer quem visita seu blog: Saber quem são seus visitantes e o que eles gostam de ler no seu espaço. Faça uma pesquisa, não se preocupe com a quantidade de pessoas que irão responde-la e sim com aqueles que irão responder.

2 – Analisar o que não é falado para atingir o visitante: Eu falo de vários assuntos aqui no blog, mas o que predomina é fotografia, então tive que analisar aquilo que eu não falava sobre o assunto, ou seja, olhe suas publicações antigas e analise a possibilidade de novos projetos.

3 – Analisar e estudar outros blogs: No meu curso isso se chama concorrência, mas não acho que seja um termo adequado para o mundo blogueiro. Acredito que todos tem espaço e é só trabalhar no seu diferencial. Visite blogs que te inspirem e crie algo. Se inspirar é diferente de copiar viu?

4 – Monitorar o que se fala do blog:  Sabe a famosa propaganda boca-a-boca? É mais ou menos isso! Por exemplo, alguém indicou o seu blog em algum lugar, visualize os comentários que foram feitos nessa publicação, dessa forma você consegue ter controle do que estão falando sobre você;

5- Saber que seus visitantes vão além do www: Como eu disse ali em cima, nem sempre temos a oportunidade de conhecer nossos visitantes pessoalmente, mas se surgir uma oportunidade por que não? Um evento na sua cidade, um encontrinho de blogueiros, saídas fotográficas tudo isso faz com que você se aproxime de quem te visita.

6- Ficar atento às novidades: Eu amo fotografia e falo sobre o assunto aqui, mas para isso tenho que acompanhar o mercado e ver as novidades, No seu blog é a mesma coisa, independentemente do assunto que você abordar: Se você fala sobre livros, tem que conhecer os lançamentos; Se fala de maquiagem, idem e por aí vai..

7- Analisar o que é relevante: Expressar a sua opinião é essencial! É dessa forma que criamos um laço de confiança, por isso antes de publicar qualquer coisa pense nas palavras e na forma que vai expor. Seja sincero, claro e objetivo com os seus visitantes.

8- Elaborar Estratégias: Inovar sempre! Não espere alguém tomar uma iniciativa, não tenha medo de arriscar, muito menos de alguém “roubar” a sua ideia (até porque quem rouba ideias não se sustenta a longo prazo). Compartilhe suas descobertas com seus visitantes!

9 – Acompanhar o comportamento do seu visitante: Uma das primeiras coisas que aprendi no meu curso é “Se você quer saber onde está o problema, não procure o tático nem o estratégico, procure o operacional”. Quem acompanha o seu blog consegue detectar o problema com mais facilidade, por isso, não deixe de pedir a opinião de seus visitantes.

Sites que podem te ajudar nas pesquisas:

Formulário de Pesquisa: O Google fornece uma ferramenta que te ajuda a conhecer melhor quem visita o seu blog! Você pode criar um formulário com as informações que deseja saber, por exemplo, a faixa etária de quem acessa seu site, a localidade, o que eles gostam de ler no seu espaço…

Google Analytics:  Você consegue ter um controle maior do seu blog, através do número de acessos e várias outras informações como: Sexo, Idade, Pesquisas que são feitas dentro da sua página, etc…

Twitter Analytics:  Com essa ferramenta você tem acesso aos gráficos e informações sobre sua conta de uma maneira simples, por exemplo, quem cita seu usuário, compartilha seu tweet ou favorita.

TweetStats: Por falar em twitter, você sabe qual é o melhor horário para divulgar suas publicações? Esse site mostra em gráfico o comportamento das pessoas que seguem você! É só colocar o nome do seu usuário que o site faz uma análise.

Open Site Explorer: Quando você digita a url do seu site, ele mostra os domínios e link que citam o seu blog na rede.

Google Alerts: Você pode “monitorar”o que andam falando sobre você, no caso o blog, na internet.

[Edit] BeOnPop (Sugestão da blogueira Andréia) –  Analisa a influência da sua página no Facebook [/Edit]

[Edit] Iconosquare (Sugestão da blogueira Bruna) – É possível analisar sua conta do instagram, quem deixou de te seguir, hashtags que deu mais retorno.. [/Edit]

saidaminhalente_planejamentoestrategico_pesquisa1

Tem alguma dica de pesquisa? Compartilhe comigo 😉
Beijos

Comentários

Comentários