Image default
Home - Passarinha – Kathryn Erskine
Drama Resenhas Literárias Romance

Passarinha – Kathryn Erskine

Passarinha é da autora Kathryn Erskine e foi publicado em 2013 pela editora Valentina.

SOBRE A HISTÓRIA

Caitlin tem dez anos e é portadora da Síndrome de Asperger. E nessa história, vamos conhecer o mundo pelos seus olhos. A autora desenvolveu a trama com base no massacre de 2002 em Virginia Tech University, na qual 33 pessoas foram mortas.O seu objetivo é mostrar como uma pessoa com necessidades especiais pode lidar com esse tipo de tragédia.

Caitlin tem dificuldades para socializar e expressar os seus sentimentos. Uma das únicas pessoas que ela se sentia a vontade para interagir, era Devon; o seu irmão mais velho, que foi morto em um tiroteio em sua escola. Apesar de sentir falta da presença dele, a pequena não consegue demonstrar as emoções certas e o seu pai não sabe o que fazer a respeito (já que ele não está conseguindo lidar nem com os próprios sentimentos por causa da perda).

Devon ajudava Caitlin a enxergar o mundo de outra forma e agora que ele se foi, ela se sente incapaz de lidar com os problemas sozinha. Ela consulta a sua psicóloga diariamente e começa a aprender a importância da amizade e da empatia. Claro que para ela tudo isso é complicado – ainda mais agora que está sem o seu irmão – porém aos poucos vai conseguindo “Captar O Sentido”.

Passarinha - Kathryn Erskine
Passarinha – Kathryn Erskine
Passarinha - Kathryn Erskine
Passarinha – Kathryn Erskine

Eu gosto das coisas em preto e branco. Preto e branco é mais fácil de entender. Cor demais confunde a cabeça da gente.

MINHA OPINIÃO

Passarinha estava na minha Wishlist já faz um tempo. Logo que ele foi publicado pela editora Valentina, fiquei com vontade de ler e conhecer a personagem da trama. E agora que finalmente conseguir concluir a leitura posso afirma que fiquei encantada com a Caitlin.

É uma história delicada e que fala sobre sentimentos, por isso se você espera encontrar algo diferente disso não leia. Não há reviravoltas, ele é o tipo de livro que nos faz repensar sobre nossas atitudes com os outros. A Síndrome de Asperger é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e que apresenta muitas semelhanças em relação ao autismo.

E quando Caitlin mostra as suas dificuldades em se relacionar com as pessoas e a forma com que enxerga o mundo, fica mais fácil compreender os seus bloqueios e as suas peculiaridades. O livro é curto (com menos de 250 páginas), no entanto, há varias mensagens e ensinamentos no decorrer da história. Fica fácil entender a sua forma de encarar tudo o que está a sua volta, quando entramos em sua cabeça.

Fico olhando para o armário de Devon porque me faz sentir como se um pedacinho dele ainda estivesse aqui. Mesmo sabendo que ele nunca mais vai poder me ensinar a fazer um armário. Que nunca mais vai poder me ensinar nada. Que nunca mais vou vê-lo de novo nem nunca mais vou poder olhar para ele e dizer Obrigada.

Passarinha - Kathryn Erskine
Passarinha – Kathryn Erskine

Sem dúvidas este livro entrou para os meus favoritos por causa da sua beleza e simplicidade. Ele é ideal para compreender que todos nós somos diferentes. E ao aceitar isso, deixaremos de enxergar o mundo em preto e branco – assim com a personagem enxerga – e saberemos usar as cores a nosso favor. Super recomendo a leitura

Passarinha Book Cover Passarinha
Kathryn Erskine
Editora Valentina
224

Sinopse: No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai - a si mesma e todos a sua volta -, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido.
Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo.
Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária.

Leia também:

Boneco de Pano – Daniel Cole

Clayci

Rangers #12: Arqueiro do Rei – John Flanagan

Clayci

HALLOWEEN: Leituras de Outubro

Clayci

28 comentários

Eu AMo Ler Blogs #6 - Luma Nunes | Arquivos 23 de julho de 2018 at 01:33

[…] A resenha de Passarinha é a coisa mais delicada que você vai ler […]

Resposta
Claudia Leonardi 9 de março de 2018 at 11:05

Eu AMEI este livro!!
Entrou para meus preferidos!
Adorei sua resenha
Bjs

Resposta
Clayci 13 de março de 2018 at 17:12

Obrigada, Claudia <3

Resposta
Quel 24 de fevereiro de 2018 at 16:49

Olá, tenho bastante vontade de ler a obra, tenho ela já faz algum tempo…ganhei de presente de amigo secreto.
Parece ser uma obra bem emocionante.

Abraços

Resposta
Clayci 26 de fevereiro de 2018 at 13:02

E é, viu? Super recomendo <3

Resposta
Jéssica Melo 16 de fevereiro de 2018 at 01:39

Olá Clacy, eu morro de curiosidade de ler esse livro, ele parece ser dão delicado e emocionante *-* Adorei a dica.

Resposta
Marijleite 15 de fevereiro de 2018 at 17:21

Olá, esse é um livro que tenho muita vontade de ler, pois sempre gosto de tramas que tragam personagens com asperger. Parece ser um livro bem sensível pela sua resenha.

Resposta
Clayci 16 de fevereiro de 2018 at 20:51

Obrigada <3

Resposta
Antes das Cinco » Arquivos Eu AMo Ler Blogs #6 - Antes das Cinco 13 de fevereiro de 2018 at 22:50

[…] A resenha de Passarinha é a coisa mais delicada que você vai ler […]

Resposta
Luma 13 de fevereiro de 2018 at 22:39

Só de ler essa resenha meu coração ficou apertadinho <3 que história delicada!
Beijos

Resposta
Clayci 14 de fevereiro de 2018 at 16:33

Essa história deixa nosso coração assim. Uma história tão simples, mas tão linda <3
Lição de vida.

Beijos

Resposta
Sávio França 10 de fevereiro de 2018 at 18:19

Olá! Eu tenho muita vontade de ler esse livro e tenho certeza que irei me emocionar quando fazê-lo. Me parece uma história linda, te tocar o coração.
Gostei da autora ter abordado um assunto ainda pouco conhecido.
Já está na minha lista de desejados.

Abraço!

Resposta
Clayci 14 de fevereiro de 2018 at 17:58

E é uma história que toca mesmo =D
Leia assim que tiver oportunidade, vale a pena.

Resposta
Valeria 9 de fevereiro de 2018 at 17:57

adoro a capa desse livro, uma das poucas obras da editora que eu pretendo ler… gosto da temática e queria saber como foi abordada na história…
bjs…

Resposta
Clayci 14 de fevereiro de 2018 at 17:59

Leia quando tiver oportunidade. Ela foi abordada com tanta simplicidade *_*
Super lindo.

Beijos

Resposta
Claris Ribeiro 9 de fevereiro de 2018 at 14:35

Oi Clayci, tudo bem?
Sempre leio ótimos comentários sobre esse livro mas infelizmente ainda não tive oportunidade de ler, gostei muito da sua resenha, principalmente das fotos! Amo livros que nos marcam pela simplicidade e pelos ensinamentos!

Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
Um super beijo :*
Claris

Resposta
Clayci 14 de fevereiro de 2018 at 18:00

Espero que consiga ler o quanto antes.
É uma leitura tão linda, que super recomendo.

Beijos

Resposta
Cabine de Leitura 8 de fevereiro de 2018 at 14:53

Eu sou encantada com a Caitlin pelas resenhas que leio, a muito tempo que este livro está na minha lista, mas até agora não comprei. Gostei bastante dos quotes que destacou, assim como suas fotos ficaram lindas. Quero muito ler.

Beijos.

Resposta
Clayci 14 de fevereiro de 2018 at 18:01

Ahhhhh espero que consiga ler em breve <3
A história é muito lindinha.

Beijos e obrigada *_*

Resposta
Nina Spim 8 de fevereiro de 2018 at 14:41

Oi, tudo bem? Já li muitas resenhas desse livro, mas não me lembro de nenhuma delas ter mencionado que a personagem tem Asperger, porque é um super motivo para eu querer lê-lo, agora. Eu gosto muito de questões psicológicas e de questões acerca da saúde mental, então, com certeza é um livro que me chama muita atenção por isso. Fico feliz que ele não tenha plots twists e que seja mais introspectivo, porque tô bem cansada de narrativas aceleradas, que não nos permitem “olhar pra dentro”, sabe? Muito obrigada pela resenha! <3 (Inclusive, vou indicá-lo para amigas que fazem psico).

Love, Nina.
http://www.ninaeuma.blogspot.com

Resposta
Clayci 14 de fevereiro de 2018 at 18:02

Oi Nina! Essa condição especial é dita logo na sinopse <3
Achei bem legal a forma que a autora abordou esse tema.
<3 Super recomendo.

Beijosss

Resposta
Larissa Dutra 8 de fevereiro de 2018 at 13:56

Olá, tudo bem? Já li um livro com esta temática e lembro que foi bem tocante… Adorei sua resenha e fiquei curiosíssima para ler o livro, parece ser lindo demais!

Beijos,
https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

Resposta
Alice 8 de fevereiro de 2018 at 10:17

Oiii Clayci

Esse livro emocionou muita gente e smepre que leio resenhas sobre ele fico bastante curiosa justamente por essa beleza e simplicidade com que a autora soube tratar um tema complexo. Ótima resenha

Beijos

http://www.derepentenoultimolivro.com

Resposta
Clayci 14 de fevereiro de 2018 at 18:06

Obrigada, Alice <3

Leia assim que puder. Recomendo.
Beijos

Resposta
Ana Beatriz 8 de fevereiro de 2018 at 00:53

Primeiramente, queria dizer que gostei muito da resenha. E que vou procurar pra comprar o livro, porque fiquei com muita vontade de ler! Alguns livros são muito significativos e nos deixam com aquela sensação que nós aprendemos algo com a leitura, ainda mais quando se trata de temas delicados. Foi assim que eu me senti após ler Extraordinário!

Resposta
Clayci 14 de fevereiro de 2018 at 18:07

Fico tão feliz que tenha gostado da resenha. Espero que curta a leitura <3
A leitura é bem rápida e não há nenhuma reviravolta. Mas a simplicidade e a mensagem transmitida é tão linda.

Resposta
Raquel Naya 7 de fevereiro de 2018 at 21:44

Olá, tudo bem?! Ah, eu nem li esse livro e já me sinto derreter por essa história. Ela parece ser tão linda ao tocar em certos assuntos com sutileza, o que eu acho muito importante quando livros tocam em assuntos delicados, os autores precisam saber como expô-lo ao público. Com certeza será um livro que eu gostaria de ter logo em minha estante!

Beijos

Resposta
Clayci 14 de fevereiro de 2018 at 18:08

Ahhhh a história é muito linda, sim! Super recomendo <3

Resposta

Deixe um comentário

* Seu comentário irá para aprovação

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE