O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos – Ali Almossawi 9 62

O livro ilustrado dos maus argumentos;
ISBN:9788543104782;
Páginas: 63;
Autor: Ali Almossawi;
Editora: Sextante;
Avaliação: 
Sinopse: Diante das discussões cada vez mais absurdas nas redes sociais, Ali Almossawi resolveu resgatar uma dose – necessária e urgente – de lógica para a era da Internet. O resultado é este livro acessível, que explica, com divertidas ilustrações, as 19 principais falácias que tornam insustentáveis tantos argumentos e debates.Você aprenderá a reconhecer frequentes abusos da razão, como a falácia do espantalho (em que se deturpa o argumento do outro para poder atacá-lo com mais facilidade), o apelo a uma autoridade irrelevante e a bola de neve (em que uma proposição é desacreditada sob a alegação de que levará inevitavelmente a uma sequência de eventos indesejáveis). Os desenhos mostram animais cometendo erros de argumentação. O coelho acha que uma estranha luz no céu só pode ser um disco voador porque ninguém consegue provar o contrário (apelo à ignorância). O leão não acredita que a emissão de gases do gado prejudica o planeta porque, se isso fosse mesmo verdade e tivéssemos que eliminar as vacas, ele teria que comer grama, um resultado altamente indesejável (argumento a partir das consequências). Assim, ficará mais fácil escapar das armadilhas da lógica que se espalham por todos os lugares, dos debates no Congresso aos comentários no Facebook. Indispensável para qualquer pessoa que cultive o hábito de ter uma opinião, este livro é um antídoto contra raciocínios fracos

*Livro cedido em parceria com a editora.

[blockquote align=”none” author=” Aaron Koblin, diretor criativo do Google Data Arts Team”]“Não consigo pensar numa forma melhor de aprender essas noções fundamentais de discurso lógico. Um livro encantador.” [/blockquote]

Sabe aquela leitura que mexe com você e te deixa com vontade de sair compartilhando com o mundo? O livro ilustrado dos maus argumentos é tão bom que deveria ser distribuído nas ruas, ainda mais nesse período em que vivemos de redes sociais. Ou vai me dizer que você nunca passou nervoso lendo comentários de algumas páginas ou sites de notícias? (o G1 é prova de que o quê estou falando é verdade). O livro foi publicado pela editora sextante e nos mostra através de ilustrações as gafes que cometemos no dia-a-dia quando entramos em uma discussão.

Se não vejamos, quando entramos em uma discussão saudável conseguimos apresentar não só o nosso ponto de vista como também enxergar os problemas de outro ângulo, não é verdade? Mas e quando a discussão não é saudável e a pessoa ao invés de apresentar algo com fundamento utiliza falácias para “sair com a razão”? Falácias são argumentos inconsistentes e sem fundamentos que geralmente são mascaradas como “verdadeiro”,

Falando assim pode parecer confuso, todavia no livro ilustrado dos maus argumentos você consegue entender e perceber que é algo comum e que todos estamos sujeitos a cometer esses deslizes. O autor mostra exemplos com ilustrações simples (e fofas) do que não devemos fazer quando discutirmos com alguém. Por exemplo: Você acredita em alienígenas e o seu amigo não. Quando você o questiona sobre o por quê dele não acreditar, o mesmo diz que é porque até hoje nunca ninguém conseguiu provar a existência deles. Você consegue perceber que a argumentação dele não teve fundamento? Ele simplesmente se apoiou na falta de provas para dizer que você está errado e ele não. Simples, né? Agora experimenta reparar nos comentários deixados em um artigo na sua rede social e você vai encontrar vários tipos de falácias por lá.

O livro é bem curtinho e o autor se inspirou em A Revolução dos bichos para representar estas falácias. É um excelente presente e pode ser lido sempre que for necessário.

Gostaram? Eu recomendo!

Beijos

Comentários

Comentários

Existe uma frase que consegue me descrever perfeitamente bem: “Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então“ (Alice no País das Maravilhas). Sou uma taurina que gosta de mudanças, estranho né?! Sempre gostei de fazer parte do que não conheço e nunca tive medo de arriscar naquilo que acredito. Sou Whovian, Sherlockian, Slytherin e Nintendista. Apaixonada por fotografia, livros, roedores, toys e miniaturas.

9 Comments

  1. Adorei a proposta do livro! E o legal é que todas as questões são levantadas de maneira criativa e divertida, né?
    O video ficou bem explicativo! Deu para ver direitinho como esse livro é! Já estou desejando!!
    Beijos!

  2. Que lindas ficaram as fotos! Quando vi esse livro pela primeira vez fiquei super curiosa. Agora lendo sua resenha já sei qual vai ser minha próxima leitura! Valeu a dica.

  3. Ai meu Deus que capa mais linda! <3
    Adorei a proposta do livro e a forma como ele escolheu trabalhar com os animais e ilustrações.
    Já quero enviar como presente para certas pessoinhas #BiaMá HAHAHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE