download (3)

O Iluminado
I.S.B.N: 9788581050485
Páginas: 463
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Danny Torrance não é um menino comum. Danny é capaz de ouvir pensamentos. Ele pode transportar-se no tempo e olhar o passado e o futuro. Danny é um iluminado. Maldição ou benção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador do velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se de vez das convulsões que assustam a família. Só que Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu de enterrar velhos ódios, cicatrizar antigas feridas. O Overlook é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. O Overlook é uma sentença de morte e quer Danny, e precisa dos poderes de Danny para chegar ao fim.
A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e a ânsia assassina de poderosas forças malígnas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.

 

saidaminhalente_OIluminnado3

Minha quarta leitura da Maratona Literária de Inverno foi “O Iluminado”, um dos desafios era ler um livro que já virou ou vai virar uma adaptação cinematográfica.  Aproveitei que a segunda semana do desafio foi dedicada a livros de suspense e terror e decidi inclui-lo na TBR.

saidaminhalente_OIluminnado1

Tony estava em algum lugar na escuridão
(Este lugar desumano cria monstros humanos. Este lugar desumano)
repetindo vezes sem conta a mesma coisa sem nexo.
(cria monstros desumanos

Eu assisti o filme “O Iluminado” 3 vezes. Gostei muito do trabalho do Stanley Kubric, mas só depois de ler o livro que consegui entender o porque do Stephen King não ter gostado da adaptação.
Sinceramente falando, este livro não ia entrar no meu desafio, pois comprei o livro “Doutor Sono” que é a continuação da história e era ele que eu queria ler, mas antes de começar a leitura vi em um blog (não me lembro qual) que só faria sentido ler essa continuação se tivesse lido “O iluminado” antes. Ainda bem que segui esse conselho, pois o livro não só me surpreendeu, mas fez com que eu me sentisse culpada por não ter lido antes.

saidaminhalente_OIluminnado5

Confesso que li com as imagens dos atores que interpretaram o filme na cabeça. Jack Torrance pra mim, sempre será o Jack Nicholson e ponto. Mesmo que a Wendy seja diferente no livro, imagino a atriz que a fez na versão do Kubric.

tumblr_mig5jpLY1k1s5e6hno1_500

Na história temos o Jack Torrance, um escritor sem sucesso, sem inspiração e alcoólatra. Ele é casado com Wendy, mas sua relação está afetada por causa do seu problema com a bebida. Ele recebeu uma proposta para ir trabalhar como zelador de um hotel antigo, e enxergou esse trabalho como uma oportunidade de reconstruir seu casamento e mostrar que melhorou sua personalidade após “deixar” a bebida de lado. O hotel fechou por causa do inverno, e a família ficaria sozinha para manter as instalações até a próxima temporada.

saidaminhalente_OIluminnado2

Não deixe que o medo tome conta de você.

No começo da história notamos como Jack está animado com o novo emprego e acreditou que o lugar era ideal para terminar uma peça que estava escrevendo, afinal com tanta tranquilidade ele sentiu que poderia encontrar um grande desfecho para sua história. O que Jack não esperava era encontrar a verdadeira história do Hotel Overlook e com isso causar pesadelos para a família. O pequeno Danny, é iluminado e por ter esse dom acaba acordando o grande hotel, que possuí história e fatos horríveis que aconteceram nas inúmeras décadas de sua existência.

saidaminhalente_OIluminnado4

“O mundo é um lugar duro, Danny. Não se importa com a gente. Não odeia a você, nem a mim, mas também não morre de amor por nós. Coisas terríveis acontecem no mundo, e são coisas que ninguém pode explicar. Indivíduos bons morrem de forma ruim e dolorosa e deixam as pessoas que os amam sozinhas. Às vezes, parece que só as pessoas ruins permanecem sadias e prósperas. O mundo não ama você, mas sua mãe o ama e eu também.”

Se você assistiu o filme, mas não leu o livro vou citar duas diferenças entre eles (se você não viu nenhum dos dois e quer assistir/ler pule essa parte, #spoilers)

  • A minha cena favorita do filme, onde Danny encontra as gêmeas no corredor, não aparece no livro;
  • Existe um frase famosa no filme: (que inclusive já apareceu em “Os Simpsons”) – “All work and no fun makes Jack a dull boy” –  Tradução: Só trabalho sem diversão faz de Jack um bobão, não existe no livro.

Quem salvará os Torrance? A única ajuda que Danny tem é de Tony, seu amigo “imaginário” que tenta alertá-lo sobre os perigos existentes no hotel.

Alguém ai já leu/ assistiu?
Beijos

Comentários

Comentários