Eu não sei vocês, mas quando tinha aproximadamente nove anos de idade a minha diversão era passar a tarde dentro de uma locadora lendo várias sinopses de filmes. O dono da locadora conhecia meus pais e me deu de presente um cadastro para alugar quantos filmes eu quisesse por um preço camarada. Pode acreditar: na época isso era um presentão! Lembro como se fosse ontem: escolhia um filme depois de horas observando, pegava a fila, esperava o rapaz cadastrar a locação no sistema e o filme ficava comigo por 48h (e se eu alugasse em uma sexta ou feriado ficava com uns dias a mais, então tinha algumas vezes que alugava um jogo estrategicamente).

O meu relacionamento com o dono da locadora mudou quando minha mãe descobriu que ele estava deixando eu alugar filmes de terror. Quando era o filho do dono que ficava na loja eu aproveitava e trazia tudo para casa! Então já viram né?! Enquanto meninas e meninos da minha idade assistiam videos pornos escondidos, eu assistia filmes de terror. Mas a minha mãe teve um motivo sério para tomar essa decisão. Eu passei dias sem dormir depois de assistir Nightbreed (Raça das Trevas o nome do filme aqui no Brasil).

Eu tenho até vergonha de falar que eu tenho medo desse filme. Sim, eu ainda tenho! Se você assistir verá que não tem nada demais nas cenas, pelo contrário, algumas são bizarras. Mas na época a história do filme ficou na minha cabeça de uma forma que me deixou apavorada. E o pior, como assisti escondida eu não podia falar para minha mãe, né? Senão, além do medo eu iria sentir dor com a surra que eu levaria.

Mas o pior aconteceu: a surra veio” Porque a pessoa não conseguiu guardar o medo dentro dela. Ela não conseguiu esquecer as cenas do filme e narrou a história enquanto dormia. Claro que minha mãe juntou as peças e depois procurou debaixo da minha cama e achou o VHS lá escondidinho.

9e2f343574db5e8d2d62538e868697a0Baseado no livro Cabal conta a história de Aaron Boone um jovem atormentado por visões de horrendas criaturas que vivem no cemitério. Procurando ajuda do frio terapeuta Dr.Decker para decifrar seus pesadelos Boone se convence que suas visões e pesadelos tem algum link com os assassinatos que vem ocorrendo na região. Sua procura pela verdade o leva a uma cidade subterrânea de Midian um lugar onde vivem uma raça de seres e monstros noturnos conhecidos como Nightbreed.

raca-das-trevas-1990-d

Claro que na época eu não sabia sobre a história por trás do filme. Nightbreed foi inspirada em uma obra literária de Clive Barker (o criador da série Hellraiser) e a história não é o que parece ser. Nós conhecemos uma cidade onde os monstros que a humanidade teme se escondem.  Quando criança, foi isso que eu enxerguei, mas depois de dar uma nova chance para o meu medo me dei conta que se tratava de uma crítica aos preconceitos encontrados na humanidade.

No filme conhecemos o jovem Aaron Boone. Ele vivia uma vida normal ao lado da sua namorada, mas a sua rotina mudou quando ele foi acusado de ser um serial killer.  Acreditando ser realmente um assassino, ele se muda para Midian, uma cidade onde os verdadeiros monstros se escondem.

Nem parece um filme de terror, não é mesmo? Mas existem muito por trás da história em “A raça das trevas”  encontramos o pior lado do ser humano:  Isolamento, preconceito, crimes, racismo… Essas cenas me chocaram quando criança, mas parando para refletir enquanto escrevo essa publicação é algo que ainda choca.

Acham que eu parei de assistir filmes de terror depois disso? Acham que a minha mãe acabou autorizando minhas escolhas? Mas é claro que não! Dei um jeito brasileiro e continuo assistindo hahahaha.

E vocês? Qual foi o filme mais aterrorizante da sua vida?

barra_bg

Beijos

Comentários

Comentários