Números de azar - Anne Holt

Eu adoro romances policias e estava sentindo falta de ler algo do gênero. Anne Holt é uma autora norueguesa incrível que consegue trabalhar com mistérios e crimes de uma forma que faz com que eu me sinta dentro da investigação. Números de Azar foi lançado recentemente pela editora Fundamento.

SOBRE A HISTÓRIA

Os moradores de Oslo estavam vivendo em um verdadeiro inferno. Apesar de ser considerada uma cidade fria, a capital da Noruega enfrentava alguns dias quentes no mês de maio. O clima não era um dos melhores e não falo apenas da temperatura. A cidade não é grande e com o calor inesperado as ruas ficaram movimentadas e isso prejudicou o trabalho dos policiais.

Com recursos insuficientes, os detetives estavam sobrecarregados com o aumento de crimes nesse período. Os números de casos de estupro subiram, mas eles não possuíam orçamento e muito menos equipe para dar conta da demanda. A população exigia segurança, porém os policiais não sabiam o que fazer e nem por onde começar.

E para piorar a situação, Hanne Wilhelmsen, foi chamada para investigar uma cena horrível que ficou conhecida por “massacres de sábado à noite“. Semanas consecutivas com banho de sangue em vários locais isolados espalhados pelas paredes, pisos e tetos. A quantidade era grande e isso instigava Hanne, pois apesar de presenciar a cena não encontrava nenhum corpo. Sua única pista era uma sequência de oito dígitos que o criminoso se preocupava em deixar na cena de crime e esta numeração mudava em cada “massacre”.

Números de azar - Anne Holt

Números de azar – Anne Holt

Ela permanecia completamente imóvel, ponderando sobre como agir. Havia sangue por toda parte. No chão. Nas paredes. Até mesmo no teto, havia manchas que lembravam as figuras abstratas de algum tipo de teste psicológico.

Enquanto Hanne Wilhelmsen estava focada em sua investigação outro crime acontecera. Mais um caso de estupro, no entanto, o criminoso não matou a vitima como os estupradores geralmente fazem. Agora ela e Håkon Sand (seu companheiro de trabalho) terão 5 dias para resolver, identificar e conectar os crimes.

O QUE ACHEI DE NÚMEROS DE AZAR

Números de azar me surpreendeu positivamente. É uma história curta (com menos de 250 páginas), mas consegue ser convincente e a autora não economizou nos detalhes. Inclusive preciso admitir que me senti mal com a descrição de algumas cenas. Quando a jovem foi estuprada, senti náusea com os detalhes narrados. No inicio eu achei desnecessária essa exposição, mas no decorrer da história vi que foi preciso para entendermos as ações da vítima depois do crime.

Números de azar - Anne Holt

Números de azar – Anne Holt

Números de azar - Anne Holt

Números de azar – Anne Holt

Além de estupro podemos encontrar outros assuntos como imigração, corrupção política, uso de drogas, preconceito e crime organizado. O estupro dessa jovem possui ligação com o “massacres de sábado à noite“, entretanto por mais que esse crime seja importante, Hanne está focada na imigração e nas mulheres que vivem ilegalmente no país.

Há um problema com a política de imigração na Noruega e há a discussão sobre a permissão de residência. Os cinco maiores grupos de imigrantes na Noruega são poloneses, suecos, paquistaneses, somalis e lituanos. Então já dá para ter uma pequena ideia das dificuldades que eles enfrentam para sobreviverem por lá. E na história várias mulheres desapareceram, por isso Hanne quer encontrar ligação nesse crime com os imigrantes.

Em relação a detetive posso afirmar que a conheci melhor nessa história. Tive problemas com a caracterização da personagem quando li A Deusa Cega. Hanne se mostrou uma pessoa fria, limitada e isso despertou a minha curiosidade para conhecê-la verdadeiramente. E em Números de Azar isso foi possível, pois ficamos mais próximos da sua vida pessoal e compreendemos melhor a sua relação com a sua parceira Cecilie Vibe. O relacionamento delas é lindo, porém Hanne omite essa relação para os seus colegas de trabalho.

Há outros livros da série, no entanto é possível ler as histórias de forma independente. A fundamento lançou Números de Azar recentemente e você pode comprá-lo com desconto no site da editora.

LEIA OUTRAS RESENHAS DA AUTORA:
A Deus Cega;
1222;

&nbsp

O que acharam da história?
Beijos

 

Comentários

Comentários