Hello Sweetie! Hoje vou falar sobre uma função importante para obter uma exposição correta de uma foto: Medição de Luz. Acho que você já deve ter reparado que antes de registrar uma foto, o botão do disparador faz um barulhinho né? Esse botão possui dois estágios, o primeiro foca e fotometra o ambiente e o segundo aciona o obturador para registrar o seu click. A medição analisa a luz através de um fotômetro incorporado na máquina. Sempre recomendo a leitura do manual para saber do que sua câmera é capaz, mas se não estiver com ele por perto e a sua câmera for reflex, é provável que ela ofereça quatro modos de medição de luz: Matricial, Parcial, Ponderada ao centro e Pontual. Hoje eu vou falar um pouquinho sobre cada medição e como ocorre a leitura de determinada área da cena, ok?

O que é Modo de Medição?

Este ajuste, feito pelo fotômetro, mede a quantidade de luz que entrará na câmera. Depois de configurado, ele ajustará automaticamente o diafragma, obturador e o ISO para registrar o seu click. Ele permite medir vários pontos desejados no enquadramento da sua imagem. Vale citar que o fotômetro da câmera não mede a luz total do ambiente, ele serve para medir a luz que será refletida sobre o objeto.

Matricial

modo_+matricial Essa medição é a mais utilizada, porque ela realiza uma leitura uniforme da cena. De modo geral, ela permite uma boa exposição em quase todas as situações. Se você colocar a sua câmera no automático, verá que a ela selecionará o modo Matricial como medição principal. A exposição não é feita apenas em um ponto ou enquadramento específico, mas em toda a imagem. Esta medição é recomendada para paisagens, mas que não tenha muito contraste entre áreas escuras e claras, pois ela não saberá captar o que é importante.

matricial_icones-camera1

 

saidaminhalente_a5_onda_3

Essa medição ficou perfeita na foto acima, pois não há tanto contraste nas cores e ela iluminou bem o ambiente geral.

Medição parcial

ico modo parcial A medição parcial é recomendada para área com menor enquadramento. Por exemplo: você irá fazer uma foto com o seu grupo de amigos e eles se juntam na área central da imagem. Ele também é usado para locais em que o fundo é mais brilhante do que o motivo.

PARCIAL_INFO_EX

Sai da Minha Lente Week Click 6

Juntei o meu grupo de amigos para mostrar um exemplo. O fundo está brilhante, né? A luz medida foi na proporção do gráfico que mostrei ali em cima.

Medição ponderada ao centro

ICO CENTRO POND Esta medição tratará com prioridade o centro da cena. Ela levará em consideração o restante, mas o foco principal será a região central na hora de medir a luz. Acho esse modo perfeito em situações em que você não tem muito tempo para analisar a melhor exposição, mas ainda recomendo o matricial nessas situações.

CENTRO_INFO_EX

weekclick3_5

 

Medição pontual

ICO PONTO PONTUALEste modo de medição facilita na leitura de um determinado ponto da imagem. Ele é ideal para situações em que a cena se encontra sob luz intensa ou quando a iluminação é muito diferente da do resto do assunto.

INFO_PONTUAL_EX

saidaminhalente_quintal1

Eu gosto de usar esse ponto para brincar com a criatividade.MODODEMEDICAO

Fiz um pequeno infográfico para ajudar, clique para ampliar!DiyE é isso! A medição da Luz é importante para expor uma imagem corretamente. Se você usar sua câmera no modo manual fica mais fácil aprender quando usar cada uma delas.

Quer mais dicas de fotografia? Acesse a página Dicas de Fotografias do Sai da Minha Lente.

Nas próximas publicações falarei sobre tipos de focos e darei algumas dicas para deixas as fotos nítidas.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida, é só usar os comentários.

Beijos

Comentários

Comentários