Mario ou Sonic? A maior disputa dos games 29 442

sonic_mario_ph6

Hoje a publicação será bem nostálgica! Estava mexendo em algumas coisas antigas aqui em casa e achei um poster do Sonic, do meu irmão. E comecei a lembrar da época em que disputávamos quem era melhor: Mario ou Sonic? Meu irmão sempre foi fã do ouriço e eu sempre fui fã do encanador. Claro que nossas discussões a respeito nunca iam para frente, pois como sou 3 anos mais nova que o meu irmão, ele nem perdia tempo discutindo comigo.

O fato é que na época a Sega não vivia em um mar de rosas como a Nintendo. Ela era a principal concorrente da Nintendo na época, mas ficou para trás quando deixou de lançar arcades.  Eles criaram o Master System e depois de muito estudar, decidiram que Alex Kidd (saudades) iria liderar o console. Para quem não conhece, Alex era um garoto pequeno com longas orelhas, parecidas com as de um macaco.

alex-kidd

Só que apesar do sucesso, as pessoas preferiram Mario. Então a Sega, em 1988,  resolveu mudar sua estratégia e por isso, deixou de lado seu console 8-bit e apelou para um novo console 16-bit, o tão querido Mega Drive. Só que as vendas não foram tão boas assim! A empresa decidiu lançar o console no mesmo ano que foi lançado Super Mario Bros 3. Pontos para o meu encanador! Só que apesar desse sucesso todo o Mega tinha uma coisa que o NES não tinha: gráficos. Como um console 8-bit iria concorrer com um 16-bit?  Pois é! Não tinha como.

sonic_mario_ph2

Depois de perceberem que o Mega estava com a vantagem, a Nintendo decidiu que iria criar o seu próprio console 16-bit: o Super Nintendo. Melhor ideia da vida! Ele vinha com o jogo do Super Mario World e foi um sucesso (tanto o jogo quanto o console). Enquanto as vendas da Nintendo subiam, as da Sega caiam. O público era muito exigente e queria algo diferente. Depois de vários testes para personagens, o projeto do ilustrador, e designer de games, Naoto Oshmia foi aprovado.

E foi assim que surgiu o Sonic! No início ele se chamava Mr. Needlemouse, Naoto criou um personagem rápido e que usava o seu corpo (espinhos) como arma e Yuji Naka o ajudou a transformá-lo em um personagem carismático.

sonic_mario_ph4

E foi no dia 23 de junho de 1991 que nosso ouriço descolado foi lançado. Na época foi produzido um comercial e a partir dessa data é que começou a disputa entre Mario e Sonic.  Na propaganda mostrava-se uma TV rodando “Super Mario World” e outra rodando “Sonic the Hedgehog(com as pessoas preferindo o Sonic, claro).

sonic_mario_ph5

Só que mesmo com esse apelo todo, o Sonic e a Sega continuavam perdendo feio para a Nintendo. A Sega teve que mudar a estratégia, novamente, e foi a mais doida na época. Shinobu Toyoda (executivo da Sega) e Tom Kalinske (presidente da Sega nos EUA) decidiriam liberar Sonic de graça, sim, DE GRAÇA! Apesar da ideia não ter sido bem recebida, era o único jeito de alcançar a Nintendo. Começaram a liberar o jogo com a compra do Mega Drive e, acreditem, alavancou as vendas.

sonic_mario_ph

Depois que começaram a andar juntos na vendas, finalmente, as empresas encontraram um novo problema: o avanço da tecnologia! Com a entrada do PlayStation da Sony no mercado dos games, Nintendo e Sega sabiam que teriam que botar a mão na massa e trabalhar em novos consoles. A Sega criou o “Sega Saturn” e a Nintendo inovou e criou o Nintendo 64, console que tem (como o próprio nome já diz) 64-bits.

sonic_mario_ph3

Depois da quinta geração dos games passando, já estavam no mercado o PlayStation 2, o Nintendo GameCube e o DreamCast.  E foi nessa geração que conseguimos concluir que Sonic perdeu a luta para o encanador. Perdeu entre aspas, né?! Porque depois de ver o poster do meu irmão, hoje, consegui entender que havia/há espaço,suficiente, no meu coração para amar os dois personagens.

sonic_mario_ph1

Aprendi muito nas fases do ouriço descolado e com o encanador baixinho!

E você? Gostava de qual deles quando criança?

Beijos

Comentários

Comentários

Existe uma frase que consegue me descrever perfeitamente bem: “Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então“ (Alice no País das Maravilhas). Sou uma taurina que gosta de mudanças, estranho né?! Sempre gostei de fazer parte do que não conheço e nunca tive medo de arriscar naquilo que acredito. Sou Whovian, Sherlockian, Slytherin e Nintendista. Apaixonada por fotografia, livros, roedores, toys e miniaturas.

29 Comments

  1. Por mais que eu ame o Mario e os jogos sejam bons até hoje, sempre gostei mais do Sonic. Gostava muito de salvar os bichinhos que tinham virado robôs, bem mais do que ficar salvando a princesa hahaha. Mas adoro os dois, não tem jeito ?

  2. O meu primeiro video game foi o Master System, logo, o sonic tem um lugar bem especial no meu coraçãozinho haha! Mas tinha mesmo muita rivalidade, tinha que defender o meu video game porque na escola todos adoravam o Mario hahaha! Hoje em dia gosto dos dois personagens e tenho o meu master system até hoje e funciona!!! haha Beijos!

  3. Eu cresci jogando Sonic no Mega Drive, hahahahahaha. Também amo o Mario, claro (tem como não amar?), mas minha infância foi meio que dominada por aquela voz cantando “Seeega” quando a gente ligava o vídeo game!
    Beijos
    Mari

  4. Uau, alguém que lembra do Alex Kidd! Eu era viciado no jogo dele quando criança, mas morria o tempo todo ): eu tinha um console da SEGA (não lembro qual) e jogava ele, alguns jogos de Sonic e aquele clássico da turma da mônica. Mas meu preferido mesmo era o Mario, acho que porque eu não tinha Super Nintendo e só podia jogar quando pegava emprestado, sempre fui de gostar mais do que eu não tinha. SUAHSUHAUH As fotografias estão maravilhosas e eu adorei a sua ideia de narrar a trajetória deles.

  5. Ai que post nostálgico, amei 😀
    Mas essa disputa entre o Sonic e o Mario era tensa mesmo. Fui daquelas crianças que desembrulhou o presente de Natal (que, aliás, era o de aniversário também) torcendo por um Super Nintendo e apareceu um Mega Drive no lugar. Mas, verdade seja dita, apesar de preferir o encanador ao porco espinho, me diverti muito com a franquia da Sega.

  6. Que post mais lindo! Eu amei as fotos, só para constar. Eu sempre fui mais fã de Super Mario, mas aquele 1% era Sonic The hedgehog (?). Eu não consigo ver competição em ambos, pois amo muito cada jogo e cada um deles fez grande parte da minha vida. Eu amei o seu post! Mesmo mesmo! E aquele Action do Link? Hahaha amei!

    Beijos,
    Chocowhovian.blogspot.com

  7. Gente Alex Kidd foi o jogo da minha infância! Ou melhor, da fase “jovem adulta” da minha mãe – ela ganhou no início de 90 da empresa e em 2000~2005 a gente sempre jogava <3 Quanto à Mario e Sonic, sempre tive uma "leve" inclinação ao Mario, mas quando comecei a jogar (depois de adolescente ahsudi) virei Super Mario World, Mario 64 e meu Wii só tem jogos do Mario praticamente HUSAIDHAI, amo muito e gosto muito mais do que Sonic <3 Mas acho que é mais por essa história que você contou mesmo, da Nintendo ficar mais popular. Sei que tem jogos de Sonic pra Nintendo Wii nos mesmos moldes do Mario (na verdade, o único '3D' se passa na IDADE MÉDIA – não dá pra querer!) e ninguém liga :/ Enfim, meu voto vai pro Sonic. Como sempre, ótimas fotos! É um verdadeiro diferencial do seu blog!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

  8. Eu tinha um mega drive, então minha infância foi sonic, mas fora isso me lembro de vários outros jogos legais! Mas com o passar do tempo conclui também que gosto dos dois hahahaha
    Eu não conhecia a história das empresas então achei o post super interessante, por mais que agora seja team playstation hahahha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE