sonic_mario_ph6

Hoje a publicação será bem nostálgica! Estava mexendo em algumas coisas antigas aqui em casa e achei um poster do Sonic, do meu irmão. E comecei a lembrar da época em que disputávamos quem era melhor: Mario ou Sonic? Meu irmão sempre foi fã do ouriço e eu sempre fui fã do encanador. Claro que nossas discussões a respeito nunca iam para frente, pois como sou 3 anos mais nova que o meu irmão, ele nem perdia tempo discutindo comigo.

O fato é que na época a Sega não vivia em um mar de rosas como a Nintendo. Ela era a principal concorrente da Nintendo na época, mas ficou para trás quando deixou de lançar arcades.  Eles criaram o Master System e depois de muito estudar, decidiram que Alex Kidd (saudades) iria liderar o console. Para quem não conhece, Alex era um garoto pequeno com longas orelhas, parecidas com as de um macaco.

alex-kidd

Só que apesar do sucesso, as pessoas preferiram Mario. Então a Sega, em 1988,  resolveu mudar sua estratégia e por isso, deixou de lado seu console 8-bit e apelou para um novo console 16-bit, o tão querido Mega Drive. Só que as vendas não foram tão boas assim! A empresa decidiu lançar o console no mesmo ano que foi lançado Super Mario Bros 3. Pontos para o meu encanador! Só que apesar desse sucesso todo o Mega tinha uma coisa que o NES não tinha: gráficos. Como um console 8-bit iria concorrer com um 16-bit?  Pois é! Não tinha como.

sonic_mario_ph2

Depois de perceberem que o Mega estava com a vantagem, a Nintendo decidiu que iria criar o seu próprio console 16-bit: o Super Nintendo. Melhor ideia da vida! Ele vinha com o jogo do Super Mario World e foi um sucesso (tanto o jogo quanto o console). Enquanto as vendas da Nintendo subiam, as da Sega caiam. O público era muito exigente e queria algo diferente. Depois de vários testes para personagens, o projeto do ilustrador, e designer de games, Naoto Oshmia foi aprovado.

E foi assim que surgiu o Sonic! No início ele se chamava Mr. Needlemouse, Naoto criou um personagem rápido e que usava o seu corpo (espinhos) como arma e Yuji Naka o ajudou a transformá-lo em um personagem carismático.

sonic_mario_ph4

E foi no dia 23 de junho de 1991 que nosso ouriço descolado foi lançado. Na época foi produzido um comercial e a partir dessa data é que começou a disputa entre Mario e Sonic.  Na propaganda mostrava-se uma TV rodando “Super Mario World” e outra rodando “Sonic the Hedgehog(com as pessoas preferindo o Sonic, claro).

sonic_mario_ph5

Só que mesmo com esse apelo todo, o Sonic e a Sega continuavam perdendo feio para a Nintendo. A Sega teve que mudar a estratégia, novamente, e foi a mais doida na época. Shinobu Toyoda (executivo da Sega) e Tom Kalinske (presidente da Sega nos EUA) decidiriam liberar Sonic de graça, sim, DE GRAÇA! Apesar da ideia não ter sido bem recebida, era o único jeito de alcançar a Nintendo. Começaram a liberar o jogo com a compra do Mega Drive e, acreditem, alavancou as vendas.

sonic_mario_ph

Depois que começaram a andar juntos na vendas, finalmente, as empresas encontraram um novo problema: o avanço da tecnologia! Com a entrada do PlayStation da Sony no mercado dos games, Nintendo e Sega sabiam que teriam que botar a mão na massa e trabalhar em novos consoles. A Sega criou o “Sega Saturn” e a Nintendo inovou e criou o Nintendo 64, console que tem (como o próprio nome já diz) 64-bits.

sonic_mario_ph3

Depois da quinta geração dos games passando, já estavam no mercado o PlayStation 2, o Nintendo GameCube e o DreamCast.  E foi nessa geração que conseguimos concluir que Sonic perdeu a luta para o encanador. Perdeu entre aspas, né?! Porque depois de ver o poster do meu irmão, hoje, consegui entender que havia/há espaço,suficiente, no meu coração para amar os dois personagens.

sonic_mario_ph1

Aprendi muito nas fases do ouriço descolado e com o encanador baixinho!

E você? Gostava de qual deles quando criança?

Beijos

Comentários

Comentários