A composição deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e então, devemos ceder lugar à sensibilidade…” (Henri Cartier-Bresson)

Sou do tipo de pessoa que se deixar passa horas admirando fotos pela internet (falo de todo tipo de foto: animais, pessoas, objetos, paisagens… ) Sempre que preciso de inspiração corro atrás do Flickr, Tumblr, We Heart it e Instagram, mas hoje vou falar de um assunto pouco discutido (e importante) na fotografia: Composição.

15040133954_8c44bdc879_z

O que é composição fotográfica? É a qualidade estética da foto: Equilíbrio de cores,  primeiro plano,  plano secundário, textura e tudo mais que transforma a foto em uma imagem agradável de se ver.

Quando tinha aulas de fotografia, meu professor sempre abordava o assunto e levava pra sala de aula alguns trabalhos para tentarmos explicar o objetivo do fotógrafo, mas antes de falar sobre composição quero fazer uma pergunta: Você tira uma foto ou você faz uma foto? Pode parecer besteira, mas essa resposta representa muito a sua forma de enxergar a fotografia, pois é através dela que você compreende a sua cumplicidade com a câmera.

Quando você começa a ter cuidado na hora de compor a sua foto, percebe quatro elementos importantes: Tema, composição, exposição e luz. São esses quatro elementos que “entregam” sua experiência com fotos (diferencia você de um aprendiz para um profissional),

Por que criar um tema antes de fotografar?
IMG_3613

O tema é o conteúdo da sua fotografia e quando você o elabora facilita todo o resto! A partir do momento que você sabe responder “O que eu quero fotografar?” e “Por que eu quero fotografar isso?” não terá dificuldades para desenvolver a sua ideia. Depois que você definir o tema, mude as perguntas: “O que representa esse objeto?”, “O que significa esse lugar?”, “O que torna essa cena especial?”, aprendi isso no meu curso e no começo foi estranho, porque eu achava que não havia necessidade que era só pensar o que queria fotografar e “click” ,  depois que comecei a pensar dessa forma vi a diferença na qualidade das minhas fotografias.

E a composição?

Tenha em mente apenas uma coisa: “Centralizar seu tema, não é composição”. Antes de definir sua composição se livre de todo excesso da fotografia, veja o que foge do seu tema e tire do cenário, evite deixar os objetos de primeiro plano parcialmente desfocados e enquadre de forma proporcional, tente preencher a tela com todos os elementos que você definiu no seu tema, agora é só escolher o tipo de plano que você quer trabalhar, vou citar alguns:

 Grande Plano Geral

Se fosse falar de forma técnica: “ O sujeito é um elemento dominado pela situação geográfica”, mas falando de forma clara: Na hora de enquadrar uma cena, o preenchimento da foto é o ambiente, já o sujeito ocupa um pequeno espaço.
Exemplo: Fiz essa foto em Curitiba e nela percebemos que fotografei o ambiente todo do parque, as pessoas aparecem, mas não são destaques
_MG_0486

Plano Geral

O ambiente tem um espaço menor na cena. O objeto tem um destaque maior, mas há harmonia e interação no cenário e o “todo” se completa.
Exemplo: A árvore não está centralizada, mas é o destaque da foto! O resto do ambiente completou a cena.
_MG_0231

Plano Médio

Esse plano é usado, geralmente, para fotografar pessoas. O enquadramento surge desde os pés até a cabeça do sujeito (que acaba ocupando a maior parte da área). O resto do ambiente se torna informação adicional que ajuda no equilíbrio do enquadramento.
IMG_1384

Plano de detalhe:

Nesse plano captamos detalhes de um assunto (mãos, olhos, rosto, objetos…) É o meu favorito pois evidencia detalhes mais minuciosos, ou seja, pouco notado em um contexto geral.
Exemplo: O destaque maior está na mão da Bruna e mostra sua aliança de noivado (que é o tema da foto)
IMG_4621

Há outros tipos de planos (Plano pequeno, Plano secundário, Primeiro Plano..), mas citei os principais 😉

LUZ, câmera, ação!

A iluminação é uma preocupação constante para quem fotografa. Observar se há iluminação necessária para compor uma foto (se está em excesso ou falta) é fundamental. Se você for fazer fotos com luz natural o ideal é fotografar com o sol atrás do seu ombro (em um ângulo de 45 graus em relação ao tema), se for artificial verifique se a posição do objeto não contrasta com o tema, por exemplo, uma luz lateral pode deixar o lado oposto do tema no escuro.

10314712_10202249826721561_3933729715722467410_n

Qual a exposição correta?

A melhor comparação para essa pergunta é o nosso olhar. Se está claro demais, as pupilas se contraem (deixando entrar menos luz). A abertura funciona assim: Deixa entrar certa quantidade de luz  e o obturador abre e fecha como nossos olhos. Por isso, quando falamos que um fotógrafo achou a expoisção  correta, queremos dizer que ele achou o melhor ajuste para a abertura e a velocidade do obturador, criando um equilíbrio.

coraline6

Dicas para criar uma boa composição fotográfica:
1 – Quanto mais simples a imagem, maior a atenção de quem está admirando;
2 – Tente não cortar articulações das pessoas;
3 – As cores são muito importantes na composição. Os tons baixos dão harmonia nas fotos já as cores quentes transmite energia;
4 – Tire o excesso da foto, objetos e situações desnecessárias (se fugir do seu tema);
5 – O mais importante: Se for preciso desrespeitar as regras, faça isso! Fotografe o que sentir vontade <3

É isso! Espero ter ajudado de alguma forma, grande beijo!

Comentários

Comentários