Luz, câmera, composição 27 182

A composição deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e então, devemos ceder lugar à sensibilidade…” (Henri Cartier-Bresson)

Sou do tipo de pessoa que se deixar passa horas admirando fotos pela internet (falo de todo tipo de foto: animais, pessoas, objetos, paisagens… ) Sempre que preciso de inspiração corro atrás do Flickr, Tumblr, We Heart it e Instagram, mas hoje vou falar de um assunto pouco discutido (e importante) na fotografia: Composição.

15040133954_8c44bdc879_z

O que é composição fotográfica? É a qualidade estética da foto: Equilíbrio de cores,  primeiro plano,  plano secundário, textura e tudo mais que transforma a foto em uma imagem agradável de se ver.

Quando tinha aulas de fotografia, meu professor sempre abordava o assunto e levava pra sala de aula alguns trabalhos para tentarmos explicar o objetivo do fotógrafo, mas antes de falar sobre composição quero fazer uma pergunta: Você tira uma foto ou você faz uma foto? Pode parecer besteira, mas essa resposta representa muito a sua forma de enxergar a fotografia, pois é através dela que você compreende a sua cumplicidade com a câmera.

Quando você começa a ter cuidado na hora de compor a sua foto, percebe quatro elementos importantes: Tema, composição, exposição e luz. São esses quatro elementos que “entregam” sua experiência com fotos (diferencia você de um aprendiz para um profissional),

Por que criar um tema antes de fotografar?
IMG_3613

O tema é o conteúdo da sua fotografia e quando você o elabora facilita todo o resto! A partir do momento que você sabe responder “O que eu quero fotografar?” e “Por que eu quero fotografar isso?” não terá dificuldades para desenvolver a sua ideia. Depois que você definir o tema, mude as perguntas: “O que representa esse objeto?”, “O que significa esse lugar?”, “O que torna essa cena especial?”, aprendi isso no meu curso e no começo foi estranho, porque eu achava que não havia necessidade que era só pensar o que queria fotografar e “click” ,  depois que comecei a pensar dessa forma vi a diferença na qualidade das minhas fotografias.

E a composição?

Tenha em mente apenas uma coisa: “Centralizar seu tema, não é composição”. Antes de definir sua composição se livre de todo excesso da fotografia, veja o que foge do seu tema e tire do cenário, evite deixar os objetos de primeiro plano parcialmente desfocados e enquadre de forma proporcional, tente preencher a tela com todos os elementos que você definiu no seu tema, agora é só escolher o tipo de plano que você quer trabalhar, vou citar alguns:

 Grande Plano Geral

Se fosse falar de forma técnica: “ O sujeito é um elemento dominado pela situação geográfica”, mas falando de forma clara: Na hora de enquadrar uma cena, o preenchimento da foto é o ambiente, já o sujeito ocupa um pequeno espaço.
Exemplo: Fiz essa foto em Curitiba e nela percebemos que fotografei o ambiente todo do parque, as pessoas aparecem, mas não são destaques
_MG_0486

Plano Geral

O ambiente tem um espaço menor na cena. O objeto tem um destaque maior, mas há harmonia e interação no cenário e o “todo” se completa.
Exemplo: A árvore não está centralizada, mas é o destaque da foto! O resto do ambiente completou a cena.
_MG_0231

Plano Médio

Esse plano é usado, geralmente, para fotografar pessoas. O enquadramento surge desde os pés até a cabeça do sujeito (que acaba ocupando a maior parte da área). O resto do ambiente se torna informação adicional que ajuda no equilíbrio do enquadramento.
IMG_1384

Plano de detalhe:

Nesse plano captamos detalhes de um assunto (mãos, olhos, rosto, objetos…) É o meu favorito pois evidencia detalhes mais minuciosos, ou seja, pouco notado em um contexto geral.
Exemplo: O destaque maior está na mão da Bruna e mostra sua aliança de noivado (que é o tema da foto)
IMG_4621

Há outros tipos de planos (Plano pequeno, Plano secundário, Primeiro Plano..), mas citei os principais 😉

LUZ, câmera, ação!

A iluminação é uma preocupação constante para quem fotografa. Observar se há iluminação necessária para compor uma foto (se está em excesso ou falta) é fundamental. Se você for fazer fotos com luz natural o ideal é fotografar com o sol atrás do seu ombro (em um ângulo de 45 graus em relação ao tema), se for artificial verifique se a posição do objeto não contrasta com o tema, por exemplo, uma luz lateral pode deixar o lado oposto do tema no escuro.

10314712_10202249826721561_3933729715722467410_n

Qual a exposição correta?

A melhor comparação para essa pergunta é o nosso olhar. Se está claro demais, as pupilas se contraem (deixando entrar menos luz). A abertura funciona assim: Deixa entrar certa quantidade de luz  e o obturador abre e fecha como nossos olhos. Por isso, quando falamos que um fotógrafo achou a expoisção  correta, queremos dizer que ele achou o melhor ajuste para a abertura e a velocidade do obturador, criando um equilíbrio.

coraline6

Dicas para criar uma boa composição fotográfica:
1 – Quanto mais simples a imagem, maior a atenção de quem está admirando;
2 – Tente não cortar articulações das pessoas;
3 – As cores são muito importantes na composição. Os tons baixos dão harmonia nas fotos já as cores quentes transmite energia;
4 – Tire o excesso da foto, objetos e situações desnecessárias (se fugir do seu tema);
5 – O mais importante: Se for preciso desrespeitar as regras, faça isso! Fotografe o que sentir vontade <3

É isso! Espero ter ajudado de alguma forma, grande beijo!

Comentários

Comentários

Existe uma frase que consegue me descrever perfeitamente bem: “Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então“ (Alice no País das Maravilhas). Sou uma taurina que gosta de mudanças, estranho né?! Sempre gostei de fazer parte do que não conheço e nunca tive medo de arriscar naquilo que acredito. Sou Whovian, Sherlockian, Slytherin e Nintendista. Apaixonada por fotografia, livros, roedores, toys e miniaturas.

27 Comments

  1. Teve uma época que eu estudei um pouco de fotografia, mas depois deixei de lado (falta de tempo mesmo).
    Essa parte de composição (criar uma história) antes de fotografar é muito boa. Quando eu fazia isso com minhas fotos de antigamente eu percebia a diferença. Elas ficavam muito melhores do que simplesmente pegar um objeto ou uma pessoa e fotografar 🙂
    Bjuxxxxx

  2. Aiiiii adorei o post!
    Nunca fiz aula de fotografia, aprendi sempre sozinha e é bom encontrar posts como esse que nos esclarece algumas coisas.
    Meu plano favorito é o Plano de Detalhe <3
    Não curto muito foto de paisagens, mas pode ser que alguma lindíssima mude isso em mim HAHAHA

    Obrigada por compartilhar seu conhecimento 😀
    Beijos!

  3. Eu sou super fã das suas fotos, e acho que a coisa que mais me chama atenção é que você cria toda uma “cena”, seja para fotografar o Link (<3 <3 <3), seus animais, tudo!

    Continue com as postagens de fotografia, elas ajudam muito novatos que tem interesse como eu :3

    E lol, minha cunhada faz publicidade e propaganda, e ela diz que todo mundo vai mal em trabalhos "simples" de fotografia porque não obedecem regra nenhuma e acham que é só "ir lá e tirar a foto @_@"

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

  4. Clayci tb é cultura! hahaha 😉
    Adorei o post, muito construtivo, e triste constatar que eu não sabia absolutamente NADA DISSO, nem nunca ouvi falar. Pra vc ver como tem coisas na vida que a gente nem sabe que existe.
    Mas sério, muita utilidade pública seu post, deve ter dado um trabalhão pra fazer D:
    Parabéns, gata!
    Kisses
    http://www.canseidesernerd.com

  5. Que post lindo! Me ajudou muito. Eu sou um zero à esquerda com uma câmera na mão rsrsrs Uma amiga me emprestou a Nikon semi profissional dela e eu toh tendo trabalho pra me entender com ela xD Principalmente com foco e iluminação. Suas dicas tão me ajudando bastante!

  6. Gostei muito das dicas. Eu gosto bastante de fotografar detalhes, mas achei legal saber um pouquinho de cada plano (e que em algum momento eu já fotografei com eles). Comecei entender a composição há pouco tempo, mas ainda tenho muito para aprender, o que quer dizer fotografar mais 🙂

  7. Ótimas dicas 😀 Serão muito úteis para mim agora, estou me arriscando mais na fotografia, mas ainda tenho um certo receio na hora de fotografar. Com essas dicas preciosas acho que irei conseguir deixar o medo pra trás.

  8. Eu estava (ainda estou) pensando seriamente em fazer um curso de fotografia, mas infelizmente (como sempre) o horário do curso técnico em fotografia é no meu horario de trabalho… Ai não rola por enquanto…

  9. Muito bom recordar disso tudo!
    Tive um ano de aula de fotografia na época da facu e fiz alguns cursos extras sobre o assunto mas há tempos não fotografo mais nada, rs. Deu saudade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE