Londres Chama é o primeiro volume da série sobre o inspetor John Carlyle, um homem honesto, mas de humor ácido. Um alucinante thriller policial com assassinatos, mistérios e muita guerra pelo poder.

SOBRE A HISTÓRIA

Londres Chama - James Craig

Londres Chama – James Craig

Quando o inspetor John Carlyle, do Departamento de Polícia Metropolitana de Londres, encontrou um corpo num dos quartos do luxuoso Hotel The Garden, ele jamais poderia imaginar que esse cadáver tivesse tantas conexões. E uma delas é com o Clube Merrion, um grupo elitista composto por nomes influentes da política. Um crime do passado. Poder e corrupção.

Prestes a ganhar as eleições para primeiro-ministro, o carismático Edgar Carlton se torna o próximo alvo do misterioso assassino, mas Edgar não pretende ficar de braços cruzados. Conhecendo o poder e a influência da família Carlton, o inspetor Carlyle tem que encontrar o assassino antes que ela destrua as pistas e faça justiça com as próprias mãos.

Com um temperamento pouco sociável, Carlyle precisa aprender rapidamente a jogar de acordo com as regras dos poderosos políticos e dos jornalistas locais. Assim, com seu parceiro, o sargento Joe Szyszkowski, ele envereda por um caminho muito perigoso no qual sua carreira e sua segurança estarão por um fio…

MINHA OPINIÃO

Londres Chama - James Craig

Londres Chama – James Craig

Demorei para finalizar a leitura deste livro. Quando li a sinopse (e vi a capa) imaginei que encontraria um enredo envolvente. E de certa forma, é. O autor mostra de forma simples o cotidiano do inspetor John Carlyle. Confesso que só continuei a leitura por causa dele. Carlyle passou por várias dificuldades na sua profissão e mesmo se dedicando tanto, nunca fora reconhecido.

Mas mesmo ele sendo um personagem “simples”, alguns diálogos me tiraram do sério. Dos poucos diálogos que tiveram, não consegui sentir química entre ele e os demais personagens (nem mesmo com a sua esposa). Outra coisa que me incomodou bastante foi o excesso de descrição dos fatos. O enredo é lento e consequentemente a construção dos personagens e o suspense também.

O lado positivo da história é que o autor criou um ambiente “real”, ou seja, ele fez questão de mostrar que o inspetor não tinha tanta experiência para assumir o caso (na verdade ele não tinha nem mesmo o apoio dos seus superiores). Isso fez com que a resolução ficasse mais interessante, já que descobrimos os fatos junto com ele.

Londres Chama - James Craig

Londres Chama – James Craig

E por criar um ambiente familiar, ele acertou ao usar o período das eleições como pano de fundo. Então há toda uma discussão sobre poder e corrupção. O único defeito (ao menos eu enxerguei como defeito) foi a forma que os crimes foram narrados. Eu fiquei horrorizada, pois há cenas de estupro, tortura e isso pode te chocar. Recomendo que você leia este livro em uma fase mais calma porque o autor não foca apenas na investigação, ele quer mexer com o seu psicológico.

Pelo que vi este é o primeiro livro de uma série. Não sei se eu daria uma chance para os outros livros. O autor perdeu muito tempo detalhando coisas desnecessárias e por ter poucos diálogos (além dos capítulos longos) fez com que a leitura ficasse cansativa.

Alguém aí já leu? Gostam de livros policiais?

Comentários

Comentários