Olá!! Há algum tempo atrás, falei sobre as funções básicas de uma câmera.  Adoro criar postagens a respeito, pois além de compartilhar o que sei, aprendo com a experiência de vocês.  Hoje vou falar um pouquinho sobre lentes, como meu pai é fotógrafo tenho um mini museu em casa, e foi com as máquinas analógicas que aprendi o básico da fotografia.

len12

Bom, primeiramente o básico: O que são lentes? A lente é uma das partes mais importantes da máquina, pois é ela a responsável pelo enquadramento, alcance, angulação e qualidade da foto.

As câmeras compactas que possuo em casa, acompanham lentes que não podem ser trocadas, são lentes grande angulares e teleobjetivas, mas nessa postagem falarei de câmeras reflex e profissionais, onde permite trocar as lentes.

 

len11 lentes

Essas são as lentes que eu tenho.  Quem tem câmeras semi-profissionais / profissionais, sabe que se trata de um investimento caro, então a ideia de fazer essa publicação é para ajudar você escolher a lente ideal para o que você planeja.

 

Os tipos de lentes: As lentes podem ser divididas em 7 grupos (micro, macro, grande angular, olho de peixe, teleobjetiva, normal e zoom) que são caracterizados essencialmente pela distância focal de que são capazes. Esse número varia normalmente entre os 35mm e 200mm. Cada grupo refere as suas características relativamente à sua aplicação, para não ficar uma postagem carregada, falarei das que tenho (mas caso tenha dúvida sobre alguma podem perguntar).

Minha lente 18-200m

len7

Eu adoro essa lente, é a mais versátil que eu tenho. Geralmente gosto de levar em viagens, em situações em que não posso carregar muitas. Se souber trabalhar com ela, é um excelente investimento. Digo isso porque ela é um pouco “escura” e terá situações que você precisará de flash, Mas até ai não é problema.

 

Minhas Lentes 50mm

len2

Minha favorita, ela só está funcionando no modo manual, mas adoro criar efeitos com essa lente. Geralmente ela vem acompanhada no kit da máquina, a famosa lente de 50mm. Pra ser sincera é a lente mais clara que eu tenho, sua abertura é de 1.4 (mas também tenho uma que usa na Canon de 1.8). Costumo dizer que é o melhor investimento para quem está começando, pois ela imita bem a visão humana na sua angulação. Ela é fixa, ideal para quem quer brincar de fotografar “de perto”. Ela pega detalhes. Para quem curte distância não recomendo, pois ela “aproxima” os objetos e você tem que se afastar bem para enquadrar uma certa distância.

 Minha Macro

len10

Só usei essa lente uma vez, e agora que a fotografei me pergunto,  “Pq não usei ela mais vezes?”.  Geralmente, quem não tem essa lente, usa a de 50mm para criar o efeito macro, mas se você quer a lente própria pra isso, tenha em mente que ela não é barata.  a fotografia macro é a fotografia onde o objeto fotografado e a projeção deste no filme (ou sensor digital) têm o mesmo tamanho.

Minha Lente 35-80mm

len3

 

Xodó da minha Canon, digo isso porque é a lente mais simples que eu tenho, Foi a primeira lente que eu tive contato, se você quer investir em uma lente, assumo que há melhores (50mm), A Abertura dela não é favorável (4) e as fotos não saem tão nítidas. Mas convenhamos, não a desprezo porque é um quebra-galho e tanto nos momentos de ajuda aqui em casa.

Minhas Lentes – Fish Eye

len4

 

len5

len6

Tenho duas lentes (uma para a Nikon e outra para a Canon). É o efeito mais amor que existe na fotografia (minha opinião). Ideal  para ambientes pequenos. Ela oferece a visão de 180°, dando aquela distorção óptica. Uso ela em eventos como casamento, pois fotografo o ambiente e se preciso corrijo em um editor para tirar o efeito olho de peixe. Hoje existe essa lente até para celulares, adaptáveis e também existem filtros que dá essa efeito. Mas se puder ter uma, recomendo 😉

 

Lente 43mm/46mm

len8

 

Eu uso essa lente pra filmar, pois ela é grande angular e consegui adaptá-la em minha filmadora.

Eu divido as lentes com meu pai, por conta disso temos lente  repetidas para não dar conflito na hora de usarmos, mas essas que citei são as que mais uso. O que eu tenho para dar como principal dica para vocês é que, não é a câmera que faz o fotógrafo, pode soar clichê a frase, porém é a mais verdadeira que existe. Caso você não tenha uma máquina semi-profissional e usa uma compacta, saiba que é possível fazer excelentes fotografias com elas.

Se você quer investir em uma máquina e inicialmente não tem dinheiro para lente, a 50mm custa em média R$400,00 e além de ser uma das mais baratas é a mais versátil como eu disse logo acima. Lembrando que a lente é um dos principais itens da máquina, mas não é o único. Não adianta colocar a melhor lente se não souber trabalhar na programação da câmera (Iso, obturador e etc..), se você quer saber sobre cada item da câmera, fiz uma postagem aqui sobre isso.

Aproveito, para pedir para vocês curtirem minha página no Facebook, lá geralmente publico assuntos relacionados utilizando o humor da fotografia.

 

E se você tem alguma dúvida ou dica para fazer, saiba que terei o maior prazer em ler. Sinta-se a vontade em comentar e questionar.

Espero ter ajudado =*

Grande Beijo

 

Comentários

Comentários