Image default
Home - Lentes pra que te quero
Fotografia

Lentes pra que te quero

Olá!! Há algum tempo atrás, falei sobre as funções básicas de uma câmera.  Adoro criar postagens a respeito, pois além de compartilhar o que sei, aprendo com a experiência de vocês.  Hoje vou falar um pouquinho sobre lentes, como meu pai é fotógrafo tenho um mini museu em casa, e foi com as máquinas analógicas que aprendi o básico da fotografia.

len12

Bom, primeiramente o básico: O que são lentes? A lente é uma das partes mais importantes da máquina, pois é ela a responsável pelo enquadramento, alcance, angulação e qualidade da foto.

As câmeras compactas que possuo em casa, acompanham lentes que não podem ser trocadas, são lentes grande angulares e teleobjetivas, mas nessa postagem falarei de câmeras reflex e profissionais, onde permite trocar as lentes.

 

len11 lentes

Essas são as lentes que eu tenho.  Quem tem câmeras semi-profissionais / profissionais, sabe que se trata de um investimento caro, então a ideia de fazer essa publicação é para ajudar você escolher a lente ideal para o que você planeja.

 

Os tipos de lentes: As lentes podem ser divididas em 7 grupos (micro, macro, grande angular, olho de peixe, teleobjetiva, normal e zoom) que são caracterizados essencialmente pela distância focal de que são capazes. Esse número varia normalmente entre os 35mm e 200mm. Cada grupo refere as suas características relativamente à sua aplicação, para não ficar uma postagem carregada, falarei das que tenho (mas caso tenha dúvida sobre alguma podem perguntar).

Minha lente 18-200m

len7

Eu adoro essa lente, é a mais versátil que eu tenho. Geralmente gosto de levar em viagens, em situações em que não posso carregar muitas. Se souber trabalhar com ela, é um excelente investimento. Digo isso porque ela é um pouco “escura” e terá situações que você precisará de flash, Mas até ai não é problema.

 

Minhas Lentes 50mm

len2

Minha favorita, ela só está funcionando no modo manual, mas adoro criar efeitos com essa lente. Geralmente ela vem acompanhada no kit da máquina, a famosa lente de 50mm. Pra ser sincera é a lente mais clara que eu tenho, sua abertura é de 1.4 (mas também tenho uma que usa na Canon de 1.8). Costumo dizer que é o melhor investimento para quem está começando, pois ela imita bem a visão humana na sua angulação. Ela é fixa, ideal para quem quer brincar de fotografar “de perto”. Ela pega detalhes. Para quem curte distância não recomendo, pois ela “aproxima” os objetos e você tem que se afastar bem para enquadrar uma certa distância.

 Minha Macro

len10

Só usei essa lente uma vez, e agora que a fotografei me pergunto,  “Pq não usei ela mais vezes?”.  Geralmente, quem não tem essa lente, usa a de 50mm para criar o efeito macro, mas se você quer a lente própria pra isso, tenha em mente que ela não é barata.  a fotografia macro é a fotografia onde o objeto fotografado e a projeção deste no filme (ou sensor digital) têm o mesmo tamanho.

Minha Lente 35-80mm

len3

 

Xodó da minha Canon, digo isso porque é a lente mais simples que eu tenho, Foi a primeira lente que eu tive contato, se você quer investir em uma lente, assumo que há melhores (50mm), A Abertura dela não é favorável (4) e as fotos não saem tão nítidas. Mas convenhamos, não a desprezo porque é um quebra-galho e tanto nos momentos de ajuda aqui em casa.

Minhas Lentes – Fish Eye

len4

 

len5

len6

Tenho duas lentes (uma para a Nikon e outra para a Canon). É o efeito mais amor que existe na fotografia (minha opinião). Ideal  para ambientes pequenos. Ela oferece a visão de 180°, dando aquela distorção óptica. Uso ela em eventos como casamento, pois fotografo o ambiente e se preciso corrijo em um editor para tirar o efeito olho de peixe. Hoje existe essa lente até para celulares, adaptáveis e também existem filtros que dá essa efeito. Mas se puder ter uma, recomendo 😉

 

Lente 43mm/46mm

len8

 

Eu uso essa lente pra filmar, pois ela é grande angular e consegui adaptá-la em minha filmadora.

Eu divido as lentes com meu pai, por conta disso temos lente  repetidas para não dar conflito na hora de usarmos, mas essas que citei são as que mais uso. O que eu tenho para dar como principal dica para vocês é que, não é a câmera que faz o fotógrafo, pode soar clichê a frase, porém é a mais verdadeira que existe. Caso você não tenha uma máquina semi-profissional e usa uma compacta, saiba que é possível fazer excelentes fotografias com elas.

Se você quer investir em uma máquina e inicialmente não tem dinheiro para lente, a 50mm custa em média R$400,00 e além de ser uma das mais baratas é a mais versátil como eu disse logo acima. Lembrando que a lente é um dos principais itens da máquina, mas não é o único. Não adianta colocar a melhor lente se não souber trabalhar na programação da câmera (Iso, obturador e etc..), se você quer saber sobre cada item da câmera, fiz uma postagem aqui sobre isso.

Aproveito, para pedir para vocês curtirem minha página no Facebook, lá geralmente publico assuntos relacionados utilizando o humor da fotografia.

 

E se você tem alguma dúvida ou dica para fazer, saiba que terei o maior prazer em ler. Sinta-se a vontade em comentar e questionar.

Espero ter ajudado =*

Grande Beijo

 

Leia também:

Week Click

Clayci

6on6: Dezembro (Piriri do Super Mario)

Clayci

Minha árvore de Natal

Clayci

26 comentários

BEDA S15E19 - 5 Blogs para aprender a fotografar - Bobagem Cultural 19 de agosto de 2015 at 15:08

[…] o blog também tem dicas sobre fotografia e equipamentos, em especial gosto muito deste post que explica de uma forma bem simples as diferenças entre os principais tipos de […]

Resposta
Karen 23 de julho de 2014 at 00:25

Conheci seu blog agora, que cantinho agradável você tem!
Adorei conhecer suas lentes. Eu tô em dúvida entre comprar uma 50mm 1.4 e uma 35mm 1.4 (pq eu tenho sensor cropado, aí as vezes fico pensando se a 35mm não seria melhor…)
E também sou louca por uma fisheye, mas é tão cara que resolvi comprar a gopro no lugar dela hahahha

Resposta
Nayh 19 de maio de 2014 at 01:35

Pode pirar e invejar um pouquinho esse monte de lentes? Hahaha.
Eu sou doida para investir em lentes, mas tenho medo de comprar e acabar não usando, por isso venho pesquisando bastante. Acho que minha primeira vai ser uma 50mm 1.4 ou uma 40mm (pancake \o/). Depois queria uma 85mm, mas até lá vai ter muuuuita pesquisa para saber direitinho o que irá me servir melhor.
Talvez você pudesse fazer um post explicando melhor em qual situação cada lente seria melhor? Tipo se você quer fazer retratos, fotografar paisagens, de tudo um pouco, etc etc. Só uma sugestão mesmo. 😀

Resposta
saidamin 21 de maio de 2014 at 09:16

Nayh vou bolar uma postagem assim então ^^

Resposta
Sai da Minha Lente » 6 on 6 (Maio 2014) 6 de maio de 2014 at 08:25

[…] 03 -As lentes que usei para fazer a publicação sobre fotografia: aqui […]

Resposta
Mariana 30 de abril de 2014 at 08:03

este foi um post um pouco específico para mim… não entendo nada de fotos, fotografia, lentes e câmeras… preciso melhorar nisso, até pro blog mesmo, né…
bjos

Resposta
saidamin 30 de abril de 2014 at 16:22

Que bom Mari =)

Resposta
Jeh 29 de abril de 2014 at 18:19

Taí um assunto que muito me interessa. Não tenho como comprar nem uma camera por enquanto mas gosto de saber as opções para quando for adquirir a minha.

Resposta
saidamin 30 de abril de 2014 at 16:23

Que bom saber disso Jeh, quando precisar to aqui ^^

Resposta
Babi Lorentz 29 de abril de 2014 at 14:47

Queria ter um tempo pra poder fazer um curso ou pesquisar mais sobre fotografia. Tenho apenas uma Nikon D90 (que divido com meu pai), mas ela não me atende perfeitamente porque uso mais para filmar do que pra qualquer outra coisa. O ruim dela é que só filma 5 minutos (ou isso pode ser mudado e eu não sei?).
Beijos.

Resposta
Baabi 29 de abril de 2014 at 03:02

Eu quero :c Quero uma câmera também ‘-‘
the-insanegirl.blogspot.com.br

Resposta
Aninha 28 de abril de 2014 at 15:07

Ai, ai… quando vejo posts assim sobre as objetivas eu fico louquinha, haha. Quero tudo!
A 50tinha é indispensável né.. é barata e tem uma ótima abertura. *-*
Sempre é bom ter alguém na família que é fotógrafo e a quem você se espelha e troca figurinhas, hehe. Quem foi minha inspiração foi minha prima. 😀

Beijão!

Resposta
Tamy 28 de abril de 2014 at 00:13

Oieeee =)
Legal o post…deve ser demais ter um pai fotógrafo <3
Quero comprar uma câmera, você indica alguma?

Grande beijo, Tamy!
Blog Descolada Vida

Resposta
Jessica 27 de abril de 2014 at 03:24

OMG mas quantas lentes perfeitas <3
eu preciso criar vergonha na cara e investir mais nas minhas lentes ç_ç
Adorei a tua explicação e as fotos, amei amei amei amei s2
? Blog ? Instagram ?

Resposta
Camilla Martins 26 de abril de 2014 at 10:38

Caramba, quanta lente massa! Adoraria manjar mais dessas coisas e me aprofundar mais, mas sdds money hahaha

bjos

Resposta
Thami 25 de abril de 2014 at 16:02

Uau! Uma lente melhor que a outra! Eu comecei a entender um pouco mais sobre lentes agora que to tendo aula de fotografia na faculdade e to adorando! Tinham coisas que pra mim eu achava insignificante e hoje são necessárias em uma câmera, principalmente em lente. Eu queria uma fisheye para o meu celular, acho que as fotos ficam bem melhores quando se quer mostrar tudo na foto, sabe?

Bitocas!

Resposta
Helton Nunes 25 de abril de 2014 at 08:57

Como essa menina pode entender tanto de fotografia e lentes e não me ensinar? ¬¬ hahaha, o básico que eu sei sobre câmeras é apertar o “click” e dizer X, não sabia que existiam lentes diferentes umas das outras, pensava que eram todas iguais o_O (P.S: Ignore minha burrice em relação ao mundo da fotografia) xoxo.

http://www.heltonnunes.com/

Resposta
saidamin 25 de abril de 2014 at 09:00

Só perdôo pq eh vc hahahahaha nada a ver isso nem sei tanto assim, aprendi mais com meu pai do que com a facul acredita rs beijo

Resposta
Luly 24 de abril de 2014 at 19:38

A 50mm é sempre uma favorita, né? Não tem como!
Eu também adoro fish eye, é amor!!!

Resposta
saidamin 25 de abril de 2014 at 08:59

Eu tbm acho q a 50mm é a mais desejada hahha

Resposta
Hellê 24 de abril de 2014 at 13:13

aiii, amei seu post, justamente porque amo fotografia e estou querendo investir em material mais profissional e to bem perdida quanto a essas coisas, vou ver seu outro post também, mas esse já me esclareceu muitas dúvidas

beijoo ;**

Resposta
saidamin 24 de abril de 2014 at 13:17

Muito bom saber disso *_*

Resposta
Camila Lacerda 24 de abril de 2014 at 12:58

Eu não entendo nada de fotografia, apenas admiro! Acho lindo quem tem todos esses aparatos para fotografar….
Existem tantas opções que até fiquei meio perdida kk

http://www.chadecalmila.com

Resposta
Anna Schermak 24 de abril de 2014 at 10:36

Amei esse post. De verdade mesmo <3
Estou querendo comprar uma lente nova para minha câmera, mas ainda não consigo decidir qual vou comprar, vou voltar sempre pra ver o post <3

Beijinhos!

Resposta
Mary 23 de abril de 2014 at 20:43

Clay, amei muito, acho q vou optar mesmo por uma 50mm, meia planos e investor em uma macro tbm, mas pelo o que eu vi tbm tem numeracao né? Se eu ja Tiver uma 50mm que número de macro eu compro? (Nao sei se deu pra entender huahuahu)

Resposta
saidamin 23 de abril de 2014 at 20:48

Depende da marca mary
O que eu fiz que deu certo quando nao tinha a 50mm, peguei a 18-55mm do meu pai e inverti, vi isso no youtube e me deu aflição fazer mas ficou bom ..

Qual a sua máquina?

Resposta

Deixe um comentário

* Seu comentário irá para aprovação

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE