Olá, hoje vim falar deste livro: Ikigai – Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz. A princípio pode parecer outro livro de auto-ajuda, porém é um documentário e um registro de dados e fatos, compilando entrevistas com as pessoas mais longevas do mundo. Pessoas que em seus plenos 90, 100 anos de idade ou mais, estão totalmente dispostas e sã. Realizam suas atividades diárias em casa e em sua comunidade, saem e se divertem com seus amigos; vivem no fluxo da vida.

Ikigai é um livro curto e trabalhado por dois pesquisadores que visitaram esses locais e comunidades onde as pessoas possuem idades muito avançadas, mas que aparentam ser muito mais jovens. Sempre houve um mistério e um questionamento sobre as pessoas que conseguem atingir idades muito avançadas, ainda mais quando permanecem em perfeita saúde. Inevitável fazer um contra-ponto com a nossa vida, pensando se conseguiremos atingir tal patamar.

Ikigai - Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz

Héctor García e Francesc Miralles deixam claro que ikigai é um termo para abranger a nossa razão de existir, ou e você preferir, ikigai é a razão pela qual você se levanta todos os dias. Motivo, propósito, vontades… não importa a palavra, é isso que irá te dar “combustível” para viver o máximo que puder. E é muito comum hoje as pessoas passarem por frustrações existenciais. Concordemos, essa sensação é muito ruim e parece de fato que drena nossa vitalidade. O oposto disso é o ikigai.

Uma das maneiras de estruturar seu ikigai é o chamado “flow“. A ideia de fluir e sentir a realização das tarefas, uma a uma e a satisfação que somente esses momentos podem proporcionar. E não é preciso muito para se obter o flow aos poucos, podendo começar por tarefas simples: Uma jardinagem, uma caminhada podem ser um bom começo. Muitos aplicam esse estado de espírito em seu trabalho, o qual deixa de ser um “trabalho” para se tornar um momento de prazer para corpo e alma. Quando estiver tão envolvido com aquilo que realiza e não perceber o tempo passar, você atingiu um estado de flow.

Ikigai - Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz

O importante sobre ikigai é que não estamos falando de uma busca incessante pela perfeição, mas sim por uma busca de sintonia com o que nos cerca. Os habitantes das zonas de estudo do livro tem isso em comum, mais do que aquilo ingere no dia a dia, o seu “estado de viver” é que realmente irá contar. É uma leitura curta e interessante, agradável na parte das entrevistas reproduzindo a declaração das pessoas mais velhas do mundo. E vou dizer, dá uma motivação a mais para chegar ao estado de flow.

Vale a pena dar uma lida. Abraços e até mais!

 

 

Ikigai Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz Book Cover Ikigai Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz
Intrínseca
208

Sinopse: Descubra seu ikigai e encontre o propósito que vai guiar sua vida

Por que existem pessoas que sabem o que querem, enquanto outras definham na confusão? Segundo os japoneses, o segredo é encontrar seu ikigai, conceito que pode ser traduzido como razão para viver. Ter um ikigai claro e definido proporciona a satisfação e o propósito que justificam nossa existência, sendo, para muitos, também a chave da longevidade.

Em Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, os autores Francesc Miralles e Héctor García vão até Okinawa, a ilha japonesa de população centenária, e reúnem pela primeira vez em livro os hábitos e rotinas que mantém em dia a saúde da mente, do corpo e do espírito daquele povo. Um guia com informações claras e sucintas, além de listas, tabelas e ilustrações que colocam em suas mãos as ferramentas certas para entender e encontrar seu ikigai.

Comentários

Comentários