Olá! Há alguns dias atrás, falei aqui no blog sobre os Modos de Medição de Luz e a importância do uso na hora de registrar um click.  Hoje eu vou falar um pouquinho sobre os tipos de focos da sua câmera e em que situações eles são usados.  Ter o controle da sua máquina facilita o entendimento das funções que ela possui. O foco é importante no registro de uma fotografia, pois é com ele que conseguimos controlar a composição da cena, selecionando o que queremos que esteja em destaque.

Modo Automático

tiposdefocos_sdml1

Usei o modo automático na foto acima e a câmera focou apenas o Yoshi com o Luigi.

Irei começar falando do modo automático, porque ele é o mais utilizado. Neste modo você não tem nenhum controle sobre o foco e é a câmera que vai decidir o que deverá ser focado. Esse modo pode facilitar em situações que você não tem tempo de ajustar a cena, mas nem sempre vai destacar o que você quer.
Sempre coloco no automático, quando preciso que alguém registre uma foto por mim, Não são todos que conhecem o equipamento, e algumas pessoas chegam até estranhar o tamanho da máquina, por isso para facilitar a vida de todo mundo: uso o modo automático nessas situações.

Modo contínuo

friends

Esse é o modo que menos uso, pois acho que o foco fica lento e acabo perdendo a situação/momento que quero fotografar. Quando você focar em um objeto, a câmera manterá o foco enquanto o botão estiver “meio apertado“, mesmo que você, ou o assunto, se movam.

Modo de Ponto único

BRUNA_THIAGO 8

Quando não uso o modo Manual, o modo de ponto único é o que mais utilizo. Ele define o ponto de foco e depois uso este ponto como referência nas minhas fotos. Funciona como se fosse uma mira, sabe?  Quando eu seguro o botão de disparo, deixando ele meio apertado, ele foca onde estou mirando. Depois eu ajusto a cena da forma que eu quiser, porque ele não mudará de posição (a não ser que eu me distancie).

Modo Manual

saidaminhalente_yoshi_ban8

Nesse modo eu tenho controle total da câmera, pois escolho o ponto que quero focar direto na lente. No começo eu tinha dificuldades de usar esse modo, e só melhorei com o treino do olhar. Esse modo me salva em situações com baixa luminosidade, onde a câmera não consegue ler o ambiente sozinho e em situações que quero focar um objeto específico (minhas miniaturas, são fotografadas em modo manual).

É isso!
Espero ter ajudado de alguma forma.

Beijos

Comentários

Comentários