Há tempos queria fazer uma postagem a respeito. Sempre encontro pessoas que soltam o seguinte comentário “Também com uma câmera dessa, até eu “tiro” boas fotos“, respiro e conto até 1000 para não ser ignorante. Primeiro: Não é a câmera que faz o fotógrafo; Segundo: Você não tira foto, você “faz” uma fotografia.
Existem pessoas que se iludem ao achar que a máquina faz todo o processo, não que não seja verdade,  quanto melhor a máquina, melhor a qualidade da foto, mas se iludir achando que não consegue fazer boas fotos porque não possui uma câmera semi/profissional, chega a ser engraçado. Conheço pessoas que possuem um equipamento bom e não sabem usar, as fotos saem com péssima qualidade e elas culpam a máquina.

saidaminhalente3

Hoje trago algumas dicas de “como fazer boas fotos usando o seu celular”, afinal você tem um equipamento no seu bolso e perde boas oportunidades para isso.

1) Conhecendo seu equipamento

Sempre há limitações, então conhecer quais as limitações da sua câmera é a primeira regra. Não serei específica citando modelos de celulares, isso vale para todos. Geralmente a câmera de um celular, possibilita poucas configurações, como: Exposição, balanço de cores e resolução. (A boa notícia é que hoje existem inúmeros aplicativos que fazem isso). Falarei de alguns recursos básicos, que provavelmente existe na câmera do seu celular.

a) Resolução: Sei que muitas empresas já abandonaram a criação de aparelhos com câmeras de 2mp (ou inferior), mas ainda existem, então escolha um celular com pelo menos 3mp. Resolução nada mais é que a nitidez da foto quando ampliada;

b) Flash: Evite ao máximo usar o flash do seu aparelho, Flash led detona a qualidade da foto dependendo da forma usada;

c) Foco: a grande maioria dos celulares hoje, possuem foco automático, mas mesmo que diga ser “automático” ele vai focalizar a foto como um todo, Caso queira focar um objeto em específico deixe-o numa distância favorável dos demais;

d) Efeitos: Todo celular traz aqueles efeitos de preto e branco, sépia e negativo. De todos meus celulares o único que usei foi o preto e branco.

e) Balanço de cores: As pessoas confundem quando colocam no AUTO, achando que ele fará isso automaticamente, mas não, significa que está no modo padrão.

f) Qualidade: N (normal), H (High, alta), L (baixa);

 

2) Explore o Aplicativo

11061315_587877111350397_4909637103730919479_n

Da mesma forma que o aplicativo pode  melhorar sua foto, pode pode piorar a qualidade. Então antes de editar a foto crie uma cópia dela (alguns aplicativos não fazem isso automaticamente), senão você perde sua fotografia por conta de um filtro mal utilizado.
Não seja o  compulsivo em sair baixando todos os aplicativos de fotografa que encontrar, pois a maioria dos aplicativos oferecem os mesmos recursos.

Já fiz uma postagem com os aplicativos que mais uso para edição aqui.

3) Enquadramento

A vantagem de usar um celular é a facilidade para enquadrar uma cena. Digo isso porque já perdi  tempo preparando minha câmera para fotografar uma situação e quando finalmente terminei de configurá-la, perdi o momento.
Então crie situações com o celular, usando espelhos, janelas, retrovisores.

4) Composição:

Por mais que você mande bem na dica número 3, não esqueça da composição da foto, é ela que faz a sua fotografia ser atrativa.

11129901_574819265989515_4909703782792458721_n

Antes de sair por ai fotografando repare:

– Se não há nada atrapalhando a foto:  postes, cestos, pessoas;
– Celular ou câmera, a regra dos terços sempre estará presente, por isso não centralize tudo;
– Vá até o objeto ou mova seu celular até o alvo, não espere o MOMENTO certo, CRIE esse momento;

5) Preto e Branco:

preto

Eu adoro esse efeito, e ele me ajuda muito em situações em que há conflitos com cores. Então use esse filtro para dar mais impacto na imagem

6) Recortes:

Sabe aquele momento em que você está com pressa e quer registrar uma cena? Pois é, sempre bom deixar o celular com a maior resolução que existir, pois depois com calma você poderá recortá-la e usá-la.

E duas dicas importantes:

Tenha apoio nas mãos (as câmeras de celular demoram mais tempo de registrar uma fotografia, do que as câmeras convencionais) e sobre o zoom, evite de usá-lo, tente sempre se aproximar do alvo.

 

É isso pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis, me sigam no instagram: @Clayci

 

Comentários

Comentários