Fotografando com o celular 39 254

Há tempos queria fazer uma postagem a respeito. Sempre encontro pessoas que soltam o seguinte comentário “Também com uma câmera dessa, até eu “tiro” boas fotos“, respiro e conto até 1000 para não ser ignorante. Primeiro: Não é a câmera que faz o fotógrafo; Segundo: Você não tira foto, você “faz” uma fotografia.
Existem pessoas que se iludem ao achar que a máquina faz todo o processo, não que não seja verdade,  quanto melhor a máquina, melhor a qualidade da foto, mas se iludir achando que não consegue fazer boas fotos porque não possui uma câmera semi/profissional, chega a ser engraçado. Conheço pessoas que possuem um equipamento bom e não sabem usar, as fotos saem com péssima qualidade e elas culpam a máquina.

saidaminhalente3

Hoje trago algumas dicas de “como fazer boas fotos usando o seu celular”, afinal você tem um equipamento no seu bolso e perde boas oportunidades para isso.

1) Conhecendo seu equipamento

Sempre há limitações, então conhecer quais as limitações da sua câmera é a primeira regra. Não serei específica citando modelos de celulares, isso vale para todos. Geralmente a câmera de um celular, possibilita poucas configurações, como: Exposição, balanço de cores e resolução. (A boa notícia é que hoje existem inúmeros aplicativos que fazem isso). Falarei de alguns recursos básicos, que provavelmente existe na câmera do seu celular.

a) Resolução: Sei que muitas empresas já abandonaram a criação de aparelhos com câmeras de 2mp (ou inferior), mas ainda existem, então escolha um celular com pelo menos 3mp. Resolução nada mais é que a nitidez da foto quando ampliada;

b) Flash: Evite ao máximo usar o flash do seu aparelho, Flash led detona a qualidade da foto dependendo da forma usada;

c) Foco: a grande maioria dos celulares hoje, possuem foco automático, mas mesmo que diga ser “automático” ele vai focalizar a foto como um todo, Caso queira focar um objeto em específico deixe-o numa distância favorável dos demais;

d) Efeitos: Todo celular traz aqueles efeitos de preto e branco, sépia e negativo. De todos meus celulares o único que usei foi o preto e branco.

e) Balanço de cores: As pessoas confundem quando colocam no AUTO, achando que ele fará isso automaticamente, mas não, significa que está no modo padrão.

f) Qualidade: N (normal), H (High, alta), L (baixa);

 

2) Explore o Aplicativo

11061315_587877111350397_4909637103730919479_n

Da mesma forma que o aplicativo pode  melhorar sua foto, pode pode piorar a qualidade. Então antes de editar a foto crie uma cópia dela (alguns aplicativos não fazem isso automaticamente), senão você perde sua fotografia por conta de um filtro mal utilizado.
Não seja o  compulsivo em sair baixando todos os aplicativos de fotografa que encontrar, pois a maioria dos aplicativos oferecem os mesmos recursos.

Já fiz uma postagem com os aplicativos que mais uso para edição aqui.

3) Enquadramento

A vantagem de usar um celular é a facilidade para enquadrar uma cena. Digo isso porque já perdi  tempo preparando minha câmera para fotografar uma situação e quando finalmente terminei de configurá-la, perdi o momento.
Então crie situações com o celular, usando espelhos, janelas, retrovisores.

4) Composição:

Por mais que você mande bem na dica número 3, não esqueça da composição da foto, é ela que faz a sua fotografia ser atrativa.

11129901_574819265989515_4909703782792458721_n

Antes de sair por ai fotografando repare:

– Se não há nada atrapalhando a foto:  postes, cestos, pessoas;
– Celular ou câmera, a regra dos terços sempre estará presente, por isso não centralize tudo;
– Vá até o objeto ou mova seu celular até o alvo, não espere o MOMENTO certo, CRIE esse momento;

5) Preto e Branco:

preto

Eu adoro esse efeito, e ele me ajuda muito em situações em que há conflitos com cores. Então use esse filtro para dar mais impacto na imagem

6) Recortes:

Sabe aquele momento em que você está com pressa e quer registrar uma cena? Pois é, sempre bom deixar o celular com a maior resolução que existir, pois depois com calma você poderá recortá-la e usá-la.

E duas dicas importantes:

Tenha apoio nas mãos (as câmeras de celular demoram mais tempo de registrar uma fotografia, do que as câmeras convencionais) e sobre o zoom, evite de usá-lo, tente sempre se aproximar do alvo.

 

É isso pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis, me sigam no instagram: @Clayci

 

Comentários

Comentários

Existe uma frase que consegue me descrever perfeitamente bem: “Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então“ (Alice no País das Maravilhas). Sou uma taurina que gosta de mudanças, estranho né?! Sempre gostei de fazer parte do que não conheço e nunca tive medo de arriscar naquilo que acredito. Sou Whovian, Sherlockian, Slytherin e Nintendista. Apaixonada por fotografia, livros, roedores, toys e miniaturas.

39 Comments

  1. Adorei as dicas!
    E sobre a qualidade de fotos, eu acho que 2mp é muito pouco. Eu ficava muito brava quando tinha celular mais “ruimzinho” e a câmera era de 2mp. Agora sou feliz com minha câmera {que não é a melhor coisa do mundo mas ok, vou evoluir algum dia} e com meu celular que já enjoei mas tiro muitas fotos com ele.
    E aplicativos, são a melhor coisa! Tem vezes que edito fotos no celular e posto no meu blog e ficam melhores que as editadas no computador!

    Beijinhos, Mel Julye
    http://www.meltopya.com/

  2. Já vi muitas pessoas com câmeras não muito equipadas e tiram fotos maravilhosas. Tem o blog de uma garota que uma vez eu fui visitar e vi as fotos dos looks dela depois descobri que todas as fotos foram tiradas pela câmera do celular dela, fiquei surpresa, até porque tem que saber fazer a foto para ela ficar bonita. Como também já vi muita gente com câmeras semi/profissionais que não tiram fotos tão boas assim. Adorei a postagem! Vou até pedir pra você ver as fotos do meu Instagram (@ThamiSgalbiero) pra vê se eu tiro fotos boas, haha!

    Bitocas!

  3. Eu fotografo mais com o celular, minha câmera não é semi profissional, paguei muito pouco nela e ela tira ótimas fotos quando eu a utilizo. Concordo com sua frase “Você não tira fotografias, você “faz” uma fotografia”, e também tem muitas pessoas metidas a fotógrafos que se tiram uma foto ruim em 30 eles deletam todas, acho isso meio ridículo, fotografar deveria ser algo divertido e criativo, não algo tão sério nesse ponto o_O Me ensine a tirar boas fotos Clay >.< xoxo

    http://www.heltonnunes.com

  4. Ótimas dicas =D. E é muito legal fotografar com o celular.
    Hoje eu quase não fotografo com o celular porque tenho um galaxy y velho kkkkkkkkkkkkkkk que não foca nada porque tá velho, então uso o celular da minha irmã emprestado as vezes pra tirar as fotos :p.
    Ótimo post. bjs

  5. Com certeza! Eu nunca tive uma câmera profissional e sempre usei as compactas e até as do celular pra tirar fotos e nunca sofri com isso. Tive fotografia na faculdade e ajudou bastante na hora de fazer as fotos pro blog.. O lance é mesmo estudar e conhecer o equipamento que você tem em mãos, seja uma câmera compacta ou um celular. Já tirei fotos tão boas com meu celular! Awn e eu também adoro fotos p&b! São liiindas \o/

  6. Tbm evito ao máximo usar o flash [odeio flash! tanto o resultado quanto a dor no olho por causa da luz]

    Adorei as dicas! e vou dar mais uma, pode?
    tem um aplicativo que amo muito e sempre indico para maus amigos: Pic Tap Go. dá pra conhecer ele aqui. Ele é muito bom, vc pode editar a foto sem alterar muito o resultado, pois trabalha com camadas de mascaras, e vc pode regular a intensidade delas. Acho que vc vai gostar [geralmente, o pessoal do iphone ama]

    Beijos
    Fran
    Cores do Dia

    1. Fran, flash mais atrapalha do que ajuda evito ao mesmo tbm

      e a dica que vc deu é MUITO válida, adorei, e irei baixar o aplicativo no meu celular sim =D OBRIGADA

  7. Clayci, vou te falar um negócio: quanto mais modernosa a câmera, mais difícil eu acho de tirar foto, sabia? Huahauhuahauhuah… Tive aula de fotografia nas DUAS faculdades que eu fiz e ainda assim acho que é uma arte que leva tempo e que muda o tempo todo, se aperfeiçoa, diverge de máquina pra máquina…FORA QUE exige MUITOOOOOO talento, né?

    Adorei o post!

    Um beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE