Image default
Home - Vamos conversar sobre: Existência, finalidade e propósito das coisas?
Comportamento Lifestyle

Vamos conversar sobre: Existência, finalidade e propósito das coisas?

Pense numa semente, o que você vê ao olha-la? A primeira coisa que você comprova é sua existência; e mesmo que não a visse, mas pudesse senti-la de alguma forma, também comprovaria sua existência. Por mais que algo seja diminuto ou imenso, possui uma presença, uma existência e uma finalidade, ou se preferir, um propósito para ali estar.

Nem sempre vemos com clareza e facilidade a finalidade de algo que existe. Podemos passar a vida inteira nos questionando sobre isso, aliás, não é exatamente isto que fazemos com nossa vida, principalmente quando o que queremos e desejamos para ela não dá certo e não acontece como queremos?

Vamos conversar sobre: Existência, finalidade e propósito das coisas?
Vamos conversar sobre: Existência, finalidade e propósito das coisas?

Você sabe que está vivo, mas não sabe o porquê ou para que. Algumas pessoas são mais resolvidas que outras e definem um motivo e ponto final. Outras precisam ou procuram um sentido mais profundo para sua existência. Voltemos à semente! Ela é uma simples e pequena semente, pode passar a vida inteira como semente e nunca brotar e tornar-se uma árvore. Ou pode acontecer de um dia, em algum momento, encontrar uma certa condição.

Essa condição pode durar inclusive um mero instante, e esse instante ser o ponto que a transformará completamente, e lhe dará um sentido maior para sua existência e por que não, uma auto-satisfação. Nessa condição ela encontrará meios para ser uma bela árvore e produzir frutos e sementes novas.

Mas ainda que não venha a se tornar árvore ela continua sendo importante como semente. Pode alimentar pássaros e outros seres que por sua vez terão sua importância também. Mas aí você deve estar se perguntando: que raios ele está querendo dizer com isso?

Vamos conversar sobre: Existência, finalidade e propósito das coisas?
Vamos conversar sobre: Existência, finalidade e propósito das coisas?

O que a sua existência tem com isso…

Pois bem, tanto como semente ou como uma árvore, ela foi importante, sua existência teve importância. Logo, seja lá o que você estiver fazendo, fez ou fará, sua existência é importante nesta vida, tanto para você como para com quem você esteja ligado ou tenha alguma ligação. Seja ela direta ou indireta, é importante. Se você é uma semente agora e por quanto tempo permanecerá assim é um mero detalhe perto do fato de que há uma importância de você estar aqui e também em tudo pelo que você passa na vida. Até o momento daquele instante que mudará tudo.

Espero que tenham gostado, uma boa semana para todos.

Leia também:

4 séries literárias que gostei de acompanhar

Clayci

6 anos de Sai da Minha lente + Por que eu blogo?

Clayci

Pesquisando imóveis: Chegou a hora de juntar as escovas

Clayci

19 comentários

Bruna Costabeber 25 de fevereiro de 2018 at 18:05

Olá!
Que texto mais inspirador e lindo. Eu já me senti inútil muuitas vezes, mas percebi que as coisas não seriam as mesmas sem minha existência, sabe? É como você disse, tudo o que fazemos é importante para o mundo em alguma situação ou momento.
Beijos,
http://www.umoceanodehistorias.com/

Resposta
Barbara Mazzo Cabalero 18 de fevereiro de 2018 at 21:48

OI
Adorei o texto.
E li num momento em que estou passando por uma pressão muito grande por conta de algo quero quero conquistar, e seu texto ajudou a me acalmar.
Excelente reflexão.
Beijos

Resposta
Diego Lorenzo 20 de fevereiro de 2018 at 10:19

Olá Barbara,
fico feliz que tenha sido de ajuda para você neste momento. São por pequenos instantes como este que vale a pena dissertar refletindo questões como esta. Desejo desde já que corra tudo bem.

Resposta
Sheyla - DMulheres 18 de fevereiro de 2018 at 14:21

Diego
Excelente texto, bem reflexivo e assertivo para o momento em que vivemos, em que a vida às vezes é cada menos que importa para muitas pessoas. Obrigada pela oportunidade de podermos parar e reflexionar sobre tudo .
Beijos e uma semana incrível!
?DMulheres?Instagram?Fanpage

Resposta
Diego Lorenzo 20 de fevereiro de 2018 at 10:21

Eu que agradeço sua presença aqui no blog e a disponibilidade de um pouco do seu tempo para ler o texto. Fico muito contente. Quanto mais pudermos repassar esses momentos de reflexão ao próximo, seja da maneira que for, certamente teremos uma melhor convivência entre todos. Uma ótima semana para ti.

Resposta
Viviane Almeida 16 de fevereiro de 2018 at 20:42

Olá, tudo bem?
Amei o seu texto, você escreve muito bem e achei ele muito reflexivo.
Esse é um ponto que todos devemos discutir e parar para pensar em algum momento da nossa vida, acredito que todos já tivemos uma crise existêncial em algum momento, onde nos perguntamos: para que viver ? o que estou fazendo com a minha vida? São perguntas que nem sempre encontramos uma resposta.

Beijos e abraços da Vivi
http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

Resposta
Diego Lorenzo 20 de fevereiro de 2018 at 10:24

Tudo caminhando, Viviane.
De fato é um questionamento que teremos durante toda a vida, em diversos momentos e acontecimentos. O mais provável é que não encontremos uma resposta precisa ou completa de imediato, também é algo que depende muito das circunstâncias vividas. Fico agradecido pelo elogio sobre a escrita e contente que tenha gostado do texto. Espero que tenha sido de ajuda para você ou até para alguém que você conhece, pois pode lhe inspirar a dar uma palavra de apoio à pessoa. Uma boa semana. ^^/

Resposta
Cabine de Leitura 16 de fevereiro de 2018 at 10:47

Um ótimo texto, tocante e muito reflexivo, deveria ser lidos por todos. Afinal quem nunca viveu uma crise existencial, principalmente nas manhas de segunda, ou na calada da noite quando a insônia nos consome. Digo isso por experiência própria.

Beijos.

Resposta
Diego Lorenzo 16 de fevereiro de 2018 at 11:04

Cabine de leitura extraiu bastante do texto. E muito bem dito sobre a calada da noite e as manhãs de segunda. Ou ainda minutos no chuveiro pensando, ou olhando para o nada e viajando nos pensamentos. Esses momentos poderiam ser equivalentes ao texto aqui publicado. É inerente de nós seres humanos, ainda que sem querer, fazer coisas assim. E o “mal”, se assim posso dizer, não está na crise existencial, mas sim na vida acelerada que o mundo nos força a receber, e vai nos tirando os momentos reflexão e clareza, os quais transformamos em “crise” sem de fato serem isso.

Resposta
Claudia Hi 16 de fevereiro de 2018 at 09:16

Texto inspirador Diego. Acho que estou exatamente nesse estado de semente mas querendo já ser uma árvore.

Resposta
Diego Lorenzo 16 de fevereiro de 2018 at 10:58

Bom dia Claudia, muitos diriam: “espero que se torne uma bela árvore” e etc. Mas se esquecem da beleza de ser uma pequena semente e da grande importância que esta tem e do poder de transformação que carrega. SER semente é bom, SER árvore também… o importante é SER!
PS: tudo a seu tempo, confie!

Resposta
Beatriz Andrade 15 de fevereiro de 2018 at 22:37

Olá, Diego. Acho que a a primeira postagem sua que eu vejo por aqui e gostei de ler, achei o texto bem reflexivo e que pode ajudar algumas pessoas.

Resposta
Diego Lorenzo 16 de fevereiro de 2018 at 10:20

Obrigado, Beatriz.
Se caso conheça alguém que poderia se interessar, ou até que seria conveniente ler este texto, já seria um efeito do assunto pelo qual escrevi. Aliás, há alguns outros postados no blog e de minha autoria caso esteja interessada em ler mais artigos nesse âmbito.
Um bom dia ^^/

Resposta
Morgana Brunner 15 de fevereiro de 2018 at 22:23

Oiii Diego tudo bem?
Que texto maravilhoso, deve ter sido uma experiencia incrível de escreve-lo, diante de ao ler, foi um momento de reflexão e até mesmo de pensar sobre algumas coisas que poderiam e acontecem, nos reencontrando com quem realmente somos.
Bjs

Resposta
Diego Lorenzo 16 de fevereiro de 2018 at 10:18

Bom dia, Morgana.
Captou a mensagem contida nele. De fato, a minha intenção primária era de quem lesse, pudesse olhar de volta para si mesmo e para sua vida, tanto para o que já passou como para o que irá ou pretende passar. Como agirá e o resultado das ações.
A verdade é que é muito mais longo e profundo para caber num pequeno texto de blog, kkkk é um resumo do resumo do resumo… Uma pequena parte que significa muito.

Resposta
Larissa Dutra 15 de fevereiro de 2018 at 20:30

Olá, tudo bem? Eu gosto muito destes textos mais reflexivos, e adorei este! Muito boa sua postagem e reflexão, parabéns!

Beijos,
https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

Resposta
Diego Lorenzo 16 de fevereiro de 2018 at 10:15

Obrigado, Larissa
Espero que tenha sido de ajuda para você. Inclusive poderia dizer que este texto serve como uma das razões de minha existência. Gosto de versar sobre estes temas.
Um bom dia. ^^/

Resposta
Ane Reis 15 de fevereiro de 2018 at 17:45

Oie Diego =)

Eu sempre tenho essas crises existenciais, do tipo que fica pensando o que estou fazendo aqui (na Terra) e qual é a minha missão nisso tudo. Às vezes realmente sentimos essa falta de propósito o de não saber qual é a nossa essência e o que nos motiva a seguir em frente. Quando isso acontece comigo, eu paro e reflito sobre o que quero e preciso mudar na minha vida.

Na verdade estou passando por esse processo no momento. Me reencontrando com a minha essência e buscando um novo propósito.

Beijos ;***
Ane Reis | Blog My Dear Library  

Resposta
Diego Lorenzo 16 de fevereiro de 2018 at 10:14

Bom dia Ane, acredito que passamos praticamente a vida toda nesse ritmo e se bobiar, estaremos no final dela fazendo um balanço, querendo ou não. Parece algo instintivo, sabe? Eu colocaria: é algo que vem da alma, como se ela nos chamasse a nós próprios para progredir. Desejo que encontre e tome conhecimento de sua existência. Cada dia descobrimos novos motivos. ^^/

Resposta

Deixe um comentário

* Seu comentário irá para aprovação

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE