1- Você não faz questão de responder os seus visitantes.

Esse “não” pode representar muita coisa! Vou falar por mim, ok? Quando eu realmente gosto do trabalho de uma pessoa, vou além do blog. Ás vezes, eu gosto de dar uma stalkeada nas outras redes sociais para saber o que a pessoa anda aprontando. É algo natural! Se você se inspira em alguém, você quer acompanhar o trabalho da pessoa. Quando eu tenho alguma dúvida, geralmente, olho no blog da pessoa e procuro por um FAQ para ver se ela já sanou aquela questão, evito de ficar perguntando marcas, locais porque acho chato. Agora quando eu comento no blog de alguém, crio um comentário em cima da publicação e dependendo do que eu comento volto dias depois para saber se houve uma resposta. O seu seguidor sabe quando você está sem tempo (porque provavelmente você cita isto em alguma rede ou se ausenta nas redes). Só que você ignorar um comentário é complicado. Nem que seja um “obrigado”, sabe? Tira umas horinhas da sua semana para se dedicar aos seus visitantes, que tal? Afinal o que seria do seu blog sem eles?

12646990_675250835946357_670719583715541248_n

2- Ao invés de correr atrás de conteúdos originais você se preocupa em copiar alguém.

É o que mais percebo e irei dar um exemplo: Eu trabalho com fotografia, então tenho uma mega facilidade de reconhecer o trabalho de uma pessoa só pela forma dela fotografar. Enquadramentos, Angulações, Composições… Se você não entende do assunto é super comum se inspirar em alguns trabalhos, mas algumas pessoas confundem inspiração com cópia e qual o resultado? Ando pelo meu feed do instagram e vejo tudo igual! Não consigo diferenciar uma foto da outra e no blog é a mesma coisa. Se você vai falar de um assunto popular, tente colocar o seu estilo naquela publicação. Não se preocupe em imitar o estilo de layout, forma de falar. Seja original,  ás vezes você é mais interessante que a própria pessoa que te inspira.

3- Sinto que não há amor na sua publicação, apenas publicidade.

Todo mundo quer ganhar dinheiro, não é verdade? E ganhar fazendo o que se gosta é maravilhoso. Não sei se você já teve o primeiro publi no seu blog, mas falarei da minha experiência. Quando recebi o meu primeiro contato, não sabia nem como responder o e-mail e confesso que ainda sinto insegurança dependendo do contato que recebo. Depois que fechei valores, veio a preocupação de como iria levar o assunto pro blog de forma sincera. Demorei para publicar o texto, mas só fiz isso depois de me sentir segura. Como o blog ainda é pequeno sentirei essa insegurança em cada contato, até virar rotina e é essa rotina que me preocupa. Percebo que muitos blogueiros experientes criam a publicação, mas não se preocupam mais em passar aquele sentimento todo para o visitante. Deixei de seguir vários blogueiros porque comecei a sentir que ele só estava mantendo o blog por dinheiro. 

weekclick3_2

4- Você vive caindo em contradição.

Eu acho super natural mudar de opinião! Isso prova que você tem a mente aberta e não se contenta apenas com um ponto de vista. Mas, cuidado! Você pode passar a imagem errada para os seus visitante e até se queimar com algumas empresas. O blog é seu, você fala o que quer e ponto. Só tenha certeza daquilo que está dizendo e se você não se sentir seguro em opinar sobre algo, espere o momento certo até formular uma opinião a respeito.

5- Você não lê a minha publicação antes de comentar no meu espaço.

Da mesma forma que você dedica horas em uma publicação, eu dedico longos minutos comentando a respeito. Gosto de ler, ainda mais quando é um assunto que me interessa e sei discutir. Adoro ler os comentários no meu blog, e por mais que ás vezes eu seja sucinta nas respostas, gosto de retribuir a visita e conhecer o blog daquela pessoa que dedicou um pouquinho de tempo no meu. Leio a publicação, se for algum assunto que não sei opinar ou não me interessa, procuro por outro. Não me importo em comentar em publicações antigas, eu me importo em ser sincera.

6- Você não respeita opiniões diferentes e acha que só o seu ponto de vista é válido.

Preto é melhor que branco e se você discordar disso nem perca o seu tempo argumentando, porque não vou mudar de opinião. O exemplo é bobo, mas é muito comum! Você defender e acreditar em uma ideia é válido, mas fechar os olhos e não respeitar a opinião do amiguinho do lado é horrível. Já vi pessoa que deixou de seguir alguém por não pensar igual a ela. Independentemente do assunto, saiba que sempre haverá outro lado. Ao invés de expor a opinião da pessoa de forma negativa, absorva as informações e tente se colocar no lugar dela.

saidaminhalente_miniaturastc15

7- Você indica produtos que não tem nada a ver com o seu público.

Outra coisa que acho chato! O seu blog pode abordar vários assuntos, ou seja, você pode receber várias propostas por causa disso. Isso é bom, desde que você faça uma pesquisa de público antes. Quando eu sinto vontade de comprar um celular, por exemplo, vou atrás de blogs que falam muito sobre a tecnologia. Não que a sua opinião não seja importante, mas se o seu blog é focado em assuntos fitness, por exemplo, você dedica o seu tempo pesquisando conteúdo para o tema que se sente bem falando. Deu pra entender? Eu não entendo de maquiagens, por exemplo, então se hoje uma empresa me contratasse para vender um produto de beleza eu não saberia o que falar. Antes de aceitar a proposta tenho que pensar: Tenho público para isso? Tenho argumentação? Tenho experiência? Saberei sanar dúvidas de leitores, caso surja alguma?

8- Você não sai da bolha e vive em panelinha.

Uma coisa que me irrita, ódio mortal mesmo, é panelinha! Por exemplo, você está visitando o blog de alguém e vê a seguinte publicação “Links da Semana“,  logo vem o pensamento: Oba! Estou querendo conhecer novos trabalhos, mas ai percebe que a pessoa recomenda sempre os mesmos blogs. Nem vou me prolongar nesse tópico, porque já me deixou irritada!

9- Você vive no Snapchat e some do blog.

Estou mostrando tudo no Snpachat”  , no momento esta é a frase que mais me assusta. Porque a pessoa mostra tudo no Snap e no  blog? Nada! Sei que a moda agora é o aplicativo Snapchat e como todo aplicativo: vicia! Só que antes de passar o dia nele pense naqueles que 1) Não tem o mesmo tempo disponível que você para usar o aplicativo; 2) Usam um celular que não suporta o aplicativo; 3) Não gostam do aplicativo;
Eu não uso Snapchat e vou dizer o porque: Meu sistema é Windows Phone e não tenho acesso ao app, mas eu já tive o aplicativo quando usava Android e perdia muito conteúdo. Uma coisa é mostrar parte do seu dia, outra é você publicar conteúdo, bom, que poderia ficar registrado no seu espaço para todos lerem.

10- Você deixou todo o conteúdo na mão do colaborador.

Eu comecei a acompanhar o seu trabalho, porque eu gostei dele! Se você contratou/ convidou alguém para te ajudar no blog não vou deixar de visitá-lo por causa disso, mas entrar no seu blog e só encontrar publicações do colaborador não é legal né? Tem muito colaborador bom e que dá conta do recado (alguns que comecei a seguir, inclusive), mas lembre-se que o blog é seu. Os visitantes querem você! Dê um jeitinho de não sumir.

E é isso! Criei essa publicação como forma de desabafo. Alguém ai já deixou de acompanhar algum blogueiro por causa de um dos motivos citados?

Beijos

 

Comentários

Comentários