Dumplin' - Julie Murphy

[blockquote align=”none” author=”Julie Murphy”]Cresça e apareça. Faça e a aconteça![/blockquote]

Dumplin’ foi uma leitura que chegou em boa hora por aqui. A história mostra que para conseguir ajudar os outros é preciso estar bem consigo mesmo. Então aproveitem a resenha ao som de Jolene da musa Dolly Parton (que está bem presente na trama).

SOBRE A HISTÓRIA

Dumplin‘ que na verdade se chama Willowdean Dickson (ou apenas Will)ganhou esse apelido da mãe quando era pequena. Ela é uma jovem texana e trabalha em uma lanchonete. Por esse apelido já dá pra ter uma pequena noção do que ela passa, não é verdade? Dumplin’ sabe muito bem o que é estar – e viver – fora dos padrões. E o que mais existem são pessoas que adoram lembrá-la disso.

Mas Will (como gosta de ser chamada) é feliz do jeito que é. Ela não se importa em estar acima do peso e sempre foi confiante e determinada. Suas curvas nunca a incomodaram ou a impediram de fazer algo. É uma pena sua mãe não enxergá-la dessa forma! Se dependesse dela, Will, viveria de dietas para “não ter o mesmo fim da sua tia“. Lucy (tia de Will) morreu de obesidade mórbida e era a pessoa que ela mais amava. Foi Lucy que ensinou Will a se amar e a ser feliz sem se importar com a opinião dos outros.

Além da tia, Will sempre pode contar com a sua melhor amiga Ellen. Ela se encaixa perfeitamente bem nos padrões (loira e magra), porém nunca se importou com os rótulos e sempre esteve ao lado da amiga. Tudo estava indo bem até que Ellen revela que está pretendendo perder a virgindade com o seu atual namorado. Apesar de Will apoiar e desejar que a amiga se dê bem na primeira vez, ela começa a se perguntar quando e se encontrará alguém capaz de amá-la.

[blockquote align=”none” author=”Dumplin'”]Detesto ver gordas na tevê ou no cinema, porque parece que o único jeito de o mundo aceitar um gordo é se ele estiver infeliz com o próprio peso ou se for o melhor amigo piadista. E eu não sou nenhuma das duas coisas.[/blockquote]

Dumplin' - Julie Murphy

[blockquote align=”left” author=”Dumplin'”]… A vida inteira tive um corpo digno de comentários, e se há uma coisa que viver na minha pele me ensinou foi que, se o corpo não é seu, você não tem o direito de dizer nada. Seja a pessoa gorda, magra, alta ou baixa, não interessa.[/blockquote]

E por falar em amor, Bo é um forte pretendente. Will é apaixonada por seu colega de trabalho, contudo sempre teve medo de tomar a iniciativa. Ela nunca beijou alguém e como Bo é calado e misterioso sempre se limitou para não estragar a relação profissional que existe entre eles. Acontece que Bo sempre a respeitou, mas por ser um gato, Will se sentia insegura e acreditava que ele não a olharia da mesma forma que ela o olha (será?).

Apesar de Ellen ser sua melhor amiga, elas acabam se afastando por causa de uma discussão. Will decidiu participar do concurso Miss Jovem Flor do Texas. Há anos que esse concurso acontece na cidade em que elas vivem e inclusive sua mãe já foi vencedora há alguns anos atrás. Will não quer que sua amiga participe a acaba agindo por impulso e as duas perdem a linha e se afastam.

Agora, mesmo confiante, Will terá que encarar tudo ao lado de novas amizades e lidar com o seu sentimento por Bo (que é correspondido, ufa!). Será que ela vai conseguir ganhar esse concurso e calar a boca de todo mundo que duvidou da sua capacidade?

MINHA OPINIÃO

Dumplin’ foi uma leitura que me agradou bastante. Will é uma personagem determinada e isso fez com que eu sentisse vontade de ler até o final. Ela não é uma heroína, ela é humana! Ver a forma com que encara as pessoas e os problemas é inspirador. É claro que ela sente insegurança (afinal é humana), mas ela não se deixa abalar e não se entrega.

Ela vive fora dos padrões e isso não é problema nenhum. Will sofre bullying, todavia os insultos não são capazes de abalar a sua autoestima. E mesmo sendo uma ficção foi impossível não me identificar com a fase em que ela vive. Existem vários motivos que levam uma pessoa a ser gorda, mas quem não vive esse dilema quando vê uma pessoa acima do peso, geralmente pensa: “essa pessoa não se cuida e precisa emagrecer“.

Dumplin' - Julie Murphy

Eu sempre estive acima do peso e na minha adolescência as pessoas não me deixavam esquecer disso. Amigos que diziam que eu precisava emagrecer, colegas que me usavam como pano de fundo para piadas maldosas, professores que controlavam o que eu comprava com o MEU dinheiro porque estavam pensando na minha saúde. E sabe o que aprendi com todas essas pessoas? Que nenhuma delas estavam preocupadas de fato comigo. Ninguém se interessava em saber porque eu estava naquelas condições. Era mais fácil me julgar e colocar a culpa na saúde do que conviverem e me conhecerem melhor.

Em Dumplin’ acompanhamos as descobertas e as inseguranças de Will. Ela se apaixona, conhece novas pessoas e lida com conflitos familiares. Ela perdeu uma pessoa que amava por conta da obesidade e faz de tudo para que sua tia não seja esquecida.

E Bo? Que garoto apaixonante! Eu passei a história inteira torcendo para que no final desse certo entre eles. E foi exatamente isso que me prendeu. É um livro que fala sobre aceitação e mesmo tendo um romance adolescente, não foi nada meloso e nem dramático. Foi tudo na medida certa!

Super recomendo a leitura <3

[penci_review]

Comentários

Comentários