Doctor Who: 13º Doctor – Além do espaço, tempo e aparência 37

Hello Sweet! Acredito que não seja novidade o meu amor pela série Doctor Who, não é mesmo? Caso você ainda não me conheça e está visitando o blog pela primeira vez, preciso dizer que essa série mora no meu coração e a acompanho já faz alguns anos. Doctor Who (leia mais publicações sobre a série aqui) tem tudo que eu gosto: viagem no tempo, humor, curiosidades, reflexão, roteiros maravilhosos e o Doutor complementa todas as qualidades da série. Tanto que a série está no ar há mais de 50 anos! O público da BBC é tão fiel que nem se importa quando ocorre a troca de atores para representar o mesmo personagem. Bom, ao menos não deveriam, né?

Lembro que antes do Peter Capaldi entrar, li várias reclamações de pessoas dizendo que o ator era muito velho pro papel. E não precisou de muitos episódios para conseguir provar o contrário e conquistar este público que o criticou. Se você é um whovian de verdade vai me entender: nós sofremos com a troca do ator, mas já nos adaptamos com as regenerações. Por mais difícil que seja a despedida, nossos corações estão abertos para mudanças. E não consegui entender o porquê de algumas pessoas não terem aceitado nosso 13º Doctor que será interpretado por uma mulher.

Jodie Whittaker tem 35 anos e é uma atriz inglesa. Nascida em 3 de junho de 1982 em Huddersfield, West Yorkshire, ela já trabalhou com o novo showrunner, Chris Chibnall, na série Broadchurch durante as 3 temporadas da série, ao lado de David Tennant, Arthur Darvill, Eve Myles, Olivia Colman e Phoebe Waller-Bridge. (Fonte)

Jodie Whittaker vai assumir o papel de senhora do tempo e pilotar a Tardis, só que muitos não gostaram dessa notícia. Não conheço o trabalho da atriz, mas acredito no novo showrunner e sei que ele não investiria em alguém que ele não conhecesse para se destacar nesse papel. Tenho amigos que acompanham a série e que não gostaram dessa mudança.

“Quero dizer aos fãs que não se assustem pelo meu gênero. Porque isso é incrível e ‘Doctor Who’ representa tudo que é empolgante a respeito de mudança. Essa é apenas uma mudança diferente, não uma temerosa.”

Doctor Who: 13º Doctor - Além do espaço, tempo e aparência

Mas o que eu quero entender dessas pessoas que julgaram a atriz é o seguinte: Por que vocês acompanham a série? Doctor Who é uma das séries que mais se preocupa em trabalhar as diferenças. Não se trata apenas de um alienígena com dois corações pilotando uma caixa. A série é mais do que isso! Em todos os episódios conseguimos encontrar mensagens que apoiam e defendem a minoria. E se você tem a mente tão fechada e vive dentro de uma bolha, não faz sentido acompanhar algo que representa mudanças, ou pelo menos não está captando as mensagens trazidas a cada roteiro e a cada regeneração.

Doctor Who: 13º Doctor - Além do espaço, tempo e aparência

Tivemos várias personagens fortes no decorrer dos anos. Mulheres que fizeram a diferença e que ajudaram o Doctor quando ele mais precisou: Bill, River Song, Clara Oswald, Rose Tyler, Donna Noble, Amy Pond e muitas outras que se destacaram no seriado. Fora que também tivemos a maravilhosa da Michelle Gomez fazendo o papel da Missy e assumindo o lugar do mestre. Então custa dar uma chance para a nova atriz? Aliás, nem preciso comentar sobre a senhora do tempo, River Song.

Só depois de assistir ao vídeo apresentando a Jodie que comecei a perceber os sinais. Era evidente, estava ali o tempo todo que nós teríamos uma mulher no papel.  Eu fiquei super feliz com a notícia! Só fiquei triste porque revelaram cedo e falta muito para o especial de natal. Vou chorar ao me despedir do 12º (como chorei em todas as regenerações anteriores), mas estou otimista e confiante. Acredito no potencial da atriz e quem sabe alguém FINALMENTE saberá pilotar a Tardis?

 

E quero mais mulheres representando, sim! Já conquistamos fãs de Ghostbusters, Star Wars, Mulher Maravilha e muitos outros. Lugar de mulher é onde ela quiser. Seja bem vinda Jodie!

E se você ainda não assistiu o vídeo onde nossa 13ª doutora aparece:

 

 

Se você ainda não conhece Doctor Who, venha se tornar um whovian!

Comentários

Comentários

Existe uma frase que consegue me descrever perfeitamente bem: “Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então“ (Alice no País das Maravilhas). Sou uma taurina que gosta de mudanças, estranho né?! Sempre gostei de fazer parte do que não conheço e nunca tive medo de arriscar naquilo que acredito. Sou Whovian, Sherlockian, Slytherin e Nintendista. Apaixonada por fotografia, livros, roedores, toys e miniaturas.

37 Comments

  1. Nunca assisti Doctor Who, acredita? Mas olha, agora me deu até vontade! Eu quero é que as mulheres conquistem mais e mais espacos. Poxa vida, deixem para julgar o trabalho da pessoa depois de vê-lo e nao coloque gênero no meio da conversa, isso nao tem nada a ver com a capacidade da pessoa de desempenhar um bom papel. Enfim…

  2. Olha aí mais uma postagem de alguém sobre essa série e eu nunca assisti. Fiquei curioso.
    Confesso que não tô me ligando muito (NADA) em série por ficar muito preso, mas.. Quem sabe um dia, né?
    Bjoo

    1. Que inveja Douglas.
      Eu me afogo em séries haiuhauihaiuha
      Tenho que colocar as que acompanho em dia, mas só ouvir piloto que já estou lá assistindo..
      Assiste Doctor Who sim pq vale a pena.

      Beijos

  3. Oii Clay, tudo bem? Não consigo entender o porque do pessoal ter reagido de forma tão negativa, posso não ter visto a serie ainda (medo do numero de episódios), mas estou vibrando com essa novidade. É legal ver o aumento na representação feminina e espero que ela consiga provar é uma boa escolha.

    Tchauzinho e até logo

  4. Haters gonna hate, sempre. Preconceituosos são tão frágeis que se doem por tudo. Eu não assisto Doctor Who, tenho curiosidade, mas não sei se tenho pique para encarar outro universo além dos que já encaro, é muita coisa pra mim. Mas preciso dizer seu amor por este universo me encanta demais. Como conheço muitos Whovians vi a galera falando da notícia, eu como toda feminista fiquei mega feliz com a noticia, mesmo não conhecendo a série, sei da importância que isso tem. Felizmente dentro do meu circulo de contatos só vi gente falando bem.

    Bites!

  5. SIM SIM SIM! Eu fiquei tão feliz em ver uma mulher como Doutora que me deu vontade de retomar Doctor Who! Eu parei na segunda temporada de Matt Smith (saudades da Amy Pond, deusa ruiva da minha vida), mas super preciso retomar para chegar na Jodie <3

    1. Aninha eu super apoio a ideia de vc maratonar a série.
      Se quiser até te acompanho haiuahuihauihaiuhauihaiuh
      Saudades da Amy tbm.. a atriz está tão linda em guardiões da galáxia <3

  6. Eu conheço o trabalho da Jodie através de Black Mirror e Attack The Block, ela é maravilhosa! O povo não gostou e tá jogando hate só pelo fato de ser uma mulher, o que é ridículo. Os argumentos que Doctor sempre foi homem não fazem sentido, levando em consideração que aspectos de gênero nunca foram realmente importantes quando se trata delx! To suuuuuuper ansioso pra ver como vai ser, pena que vai demorar tanto pro especial de Natal e mais ainda pra 11ª temporada :/

    1. Oi Yuri! Eu amei o seu comentário e irei protegê-lo! hahahaha
      Eu concordo com tudo que disse, não faz sentido não gostar da mudança tendo em mente que o Doctor não tem genero.
      Não assisti Black Mirror, mas estou confiante. Vou baixar Broadchurch (isso?) para assistir <3

      Beijos

  7. PASMEM: essa série existe há 50 anos? OMG!! M e pergunto o que estou fazendo que ainda não comecei a assisti-la haha :p Juro que algum dia darei uma oportunidade… ainda mais agora, que ela gerou uma repercussão por ter uma doutora, né? A Tardis sempre me deixou curiosa, e quero poder ter uma dia, mesmo não sabendo sobre o que exatamente se trata toa a história 😀

    1. hahahahahah há mais de 50 anos.. Já já completa 60 <3
      Super recomendo!
      A história é sobre um alienígena de Gallifrey com dois corações que vive salvando nosso planeta e explorando o universo <3

  8. Eu acho que a Jodie vai arrasar demais no papel, ela em Broadchurch já era muuuuito boa! Foi uma surpresa sim apesar de todos termos no fundo aquela pequena intuição de que ia acontecer, né? Espero que deem uma chance de verdade pra ela antes de saírem falando mal, ela merece muito e nós também, uma Doctor mulher vai ser muito legal!

  9. Eu sinceramente não entendo essa galera que está falando que vai parar de assistir Doctor Who porque agora o Doctor vai ser a Doctor, já que essa mudança não faz sentido (???)
    Tipo, eu entendo que em um primeiro momento é comum a gente estranhar a mudança, eu mesma só fui me acostumar com o Capaldi como Doctor na nona temporada e olha só, atualmente o 12º é o meu Doctor favorito! Mas já tinha me acostumado a ideia de o Doctor de tornar uma mulher já que faz uns meses que eu estava torcendo para essa mudança.
    Vi algumas pessoas falando que é muito estranho e que não faz sentido o Doctor ser interpretado por uma mulher depois de mais de 50 anos sendo homem e tudo que consigo pensar é que o que não faria sentido é em mais uma regeneração o Doctor escolhesse continuar sendo um HOMEM BRANCO. Logo ele que pode ter qualquer aparência!
    Pronto, desabafei…. hahaha
    Adorei o post e estou adorando ver pessoas que eu acompanho apoiando essa nova mudança em Doctor Who ??

    1. Eu concordo Rubyane!
      Eu entendo a dor da mudança (sofri com todas), mas é algo positivo.
      Fico animada para ver o que estão preparando,sabe?
      E concordo, acho que está mais do que na hora de termos um doutor negro. Apesar de já ter aparecido vários personagens e companions importantes na série, sinto essa falta =D

  10. Oi tudo bem?
    Já ouvi tanta gente falar dessa série que tenho vontade de ver mas estou com um certo receio afinal ela é bem longa né? Mas quem sabe um dia eu crie vergonha na cara e assista.

    Beijos

  11. Eu não assisto Doctor Who, mas estou querendo começar já tem um bom tempo. Achei tão bacana o novo Doctor ser uma mulher! E acredito que os fãs dizerem que não vão mais assistir por causa dessa mudança só mostra que não são fãs de verdade. Achei o seu guia pra iniciantes e vou me orientar pelas suas dicas para começar a acompanhar. Beijos!

  12. Eu não assisto Doctor Who, mas estou querendo começar já tem um bom tempo. Achei tão bacana o novo Doctor ser uma mulher! E acredito que os fãs dizerem que não vão mais assistir por causa dessa mudança só mostra que não são fãs de verdade. Amei o seu guia pra iniciantes e vou me orientar pelas suas dicas para começar a acompanhar. Beijos!

  13. Oi, tudo bem? Não tenho acompanhado direito, mas percebi que essa mudança da doutora foi meio impactante pra maioria, né? Particularmente eu não tenho preferências, pra falar a verdade eu nem sigo muitos detalhes sobre a série (e não me atualizo, ahahha).

    Beijos.

  14. Oi Clayci, tudo bem?
    Eu não sou muito fã de quando mudam o ator/atriz de uma série, mas como já é algo normal para essa série, não entendo o porque tanto drama em volta a uma escolha. Não acompanho Doctor Who mas espero que a atriz consiga superar as expectativas dos fãs e que tenha muito sucesso!

    Obrigada pelo carinho. Um super beijo :*

  15. Todo mundo fica chocado com mudanças né? Muitos aceitam bem e outros adoram fazer um “rebuliço” kkkkk!
    Não acompanho a série, mas espero que essa temporada seja tão boa quanto as que foram feitas por outros atores! Imagina só os haters ficarem caladinhos porque o Doutor como Doutora foi ótimo???

  16. Eu achei essa notícia tão legal! Não acompanho a série (ainda – hoje mesmo estava lendo seu guia huasidhaiu), mas acho muuuuito importante essa representatividade que estamos conquistando e, principalmente em Doctor Who, não vejo motivos para reclamações, já que o tal Doctor vive mudando de corpo – por que não poderia ser uma mulher? Acho que essa mudança é muito bem-vinda e torço muito para que a nova Doc conquiste os fãs rapidinho <3

  17. Aaa ? Confesso ter boiado um pouco por não conhecer a série, mas parece ser maravilhosa (saindo daqui vou ver o outro post sobre a série) nunca comecei por conta de ter medo do tamanho, mas com todas essas qualidades é bobeira não começar, né? Fiquei sabendo que agora vai ser uma doutora ? Tudo de bom!

  18. Bom, Clay, não posso deixar de concordar contigo, claro. Acho que as pessoas que não gostaram da mudança deveriam dar pelo menos uma chance para a Jodie, que aliás eu conheço um pouco do seu trabalho graças à Broadchurch. Ela é uma tremenda atriz e acho que vai ser uma ótima Doutora.
    Beijos
    Mari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE