Problemas e Desafios 6 96

O quão cheia de problemas e desafios é a sua vida? O quanto de coisas acontecem com você, de tempos em tempos ou uma após a outra num período muito curto? Isso te deixa para baixo, triste ou apático; por vezes com uma sensação de desespero ou depressão de que tudo só acontece com você ou “por que isso acontece comigo”? E a vontade nem é de dar save ou save & continue, mas sim apenas um quit; um desisto e ponto.

Não, isso não é propaganda de um produto que vai resolver todos os seus problemas, muito menos tenho a intenção de deixa-lo se sentindo mal. Apenas queria expor uma ideia, uma que versa sobre encarar a vida e os obstáculos que nela aparecem como desafios.

Mudança de perspectiva

Sim, desafios! Em vez de pensar: “ótimo, mais um problema na minha vida, como se já não estivesse cheio deles, deixando ela ainda pior do que já está”. Por que não pensar que temos desafios a serem resolvidos, que sim, somos capazes de resolve-los e crescer com isso.

Mas calma, não estou também querendo dizer que isso resolve tudo num passe de mágica, é claro que não, também sei ser realista. Todavia os obstáculos compõe a vida, ela feita disso, ao menos em uma de suas partes. E a forma como vamos lidar, pensar e resolver é que determina ao longo dos anos como ela será.

Quando determinamos algo como um problema tendemos a procrastina-lo muito facilmente caso não tenhamos uma solução imediata, rápida e/ou prática para ele. Também temos a tendência de torna-lo um monstro muito maior e destrutivo/ e ao mesmo tempo nos desvalorizamos e menosprezamos nossas capacidades, que, neste exato momento, deveriam ser nossas melhores armas para resolver a questão com qual nos deparamos.

Uma vez que passemos a encarar os obstáculos como desafios com os quais inevitavelmente iremos nos deparar. Não só nos colocamos numa posição de determinação e automotivação, como também agregamos a cada vez que superamos um desses mesmos desafios e assim, conforme evoluímos, seremos mais capazes de encontrar e melhor resposta que poderíamos alcançar.

Concluindo

O importante é esforçar-se ao máximo para consegui-la e não se deixar abater caso não a obtenha em algum momento; seja não tendo conseguido na primeira tentativa e assim por diante; seja não tendo conseguido aproveitar aquela oportunidade única que surgira.

Para finalizar, temos que ter em mente que o ditado “vivendo e aprendendo” faz-se válido. Aprender a lidar com os desafios é uma das engrenagens da vida, ela não será melhor ou pior se você deixar de te-los. Na verdade, já pensou que a vida poderia ter menos sentido ainda se assim o fosse? Espero que possam refletir sobre isso e nos vemos na próxima.

 

Comentários

Comentários

Gestor ambiental, 27 anos, taurino tranquilo e simpático. Adoro fotografia, toys, games, livros e filmes de comédia e ação. Cozinhar é comigo mesmo.

6 Comments

  1. Eu tô bem numa fase onde queria mesmo era dar quit dá vida ao invés de salvar e continuar rsrs’

    Sem tempo pra fazer coisas que gosto e sem energia quando tenho tempo pra fazer. Um monte de problemas surgindo um atrás do outro, e eu olhando pra todos eles sem saber se vou ter força pra encarar. Sabe aquele meme do rapaz na praia com as mãos na cintura, olhando um tsunami que vem vindo? Sou eu. A situação tá desesperadora, mas estou tentando manter firme. Gostei da sua ideia de tentar encarar com outra perspectiva, acho que ajuda muito também.

    1. Olá Marina, espero que esteja ao menos um pouco melhor a situação agora. Como citei em outra resposta, acabamos sendo tomados e sendo controlados por nossos problemas. É uma situação difícil e cada um lida de uma maneira, temos perspectivas e capacidades diferenciadas, e os problemas são únicos a cada um e eles vêm acompanhados de alguns outros escondidos, como ansiedade, tensão e apreensão; que só servem para faze-los ampliar-se diante de nossos olhos, como uma lupa, ao olharmos através disso podemos encontrar alguma solução e resolve-los. Não que esse texto lhe trará a solução definitiva, mas sim uma esperança para que possa se manter firme e forte para que vença e não que seja vencida.

    1. Sim, Monyque. Por muito deixamo-nos ser tomados por nossos problemas e em vez de trabalharmos em cima deles acabamos sendo tomados e sendo controlados por eles. É uma situação difícil e cada um lida de uma maneira, mas ter em mente uma perspectiva positiva e construtiva pode fazer uma diferença substancial

  2. É um trabalho eterno conseguir fazer o que diz no post. Acho que na maioria das vezes nem sempre conseguimos agir assim 🙁 É algo que preciso sempre estar trabalhando e lendo a respeito pra fortalecer, porque é tanto problema atropelando problema que realmente a vontade é dar um quit :~

    Bjos

    1. De fato Juliana. E ter isso em mente e manter os pés no chão também é importante, tanto que as coisas não se resolvem da noite para o dia, mas como bem disse “estar trabalhando e lendo para se fortalecer” é muito importante. Se os problemas pressionam de um lado, do outro há uma força invisível que fortalece e contrapões nesse demorado e paciente processo de crescimento que nós humanos precisamos passar para evoluir nossas infindáveis capacidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE