5 livros que vão te ajudar a trabalhar sua criatividade 25

Ao contrário do que muitos pensam, criatividade não é algo fácil! E quem trabalha com ela, sabe como é difícil renovar o estoque de ideias. Muitas vezes temos que lidar com vários fatores que dificultam o trabalho da nossa mente (família, trabalho, prazos, relacionamento, cobranças, etc.), por isso temos que treiná-la sempre.

Há algumas semanas atrás, fiz um vídeo falando como lido com o bloqueio criativo e publiquei lá no canal. Quis compartilhar com vocês as minhas dificuldades na hora de produzir um conteúdo e mostrar que o bloqueio criativo é algo natural e qualquer pessoa – de qualquer profissão – pode ter.

Aproveita para se inscrever no meu canal.

Hoje eu vim compartilhar com vocês 5 livros que podem te ajudar na hora de usar a criatividade no seu negócio.

Grande Magia – Vida Criativa sem medo;

Sinopse: Ao compartilhar histórias da própria vida, de amigos e das pessoas que sempre a inspiraram, Elizabeth Gilbert reflete sobre o que significa vida criativa. Segundo ela, ser criativo não é apenas se dedicar profissional ou exclusivamente às artes: uma vida criativa é aquela motivada pela curiosidade. Uma vida sem medo, um ato de coragem.  A partir de uma perspectiva única, “Grande Magia” nos mostra como abraçar essa curiosidade e nos entregar àquilo que mais amamos. Escrever um livro, encontrar novas formas de lidar com as partes mais difíceis do trabalho, embarcar de vez em um sonho sempre adiado ou simplesmente acrescentar paixão à vida cotidiana. Com profunda empatia e generosidade, Elizabeth Gilbert oferece poderosos insights sobre a misteriosa natureza da inspiração.

Grande Magia é aquele livro que nos ensina a trabalhar com os pés no chão. Ele deixa claro que você não precisa abrir mão de nada ou jogar tudo para o alto para seguir seus sonhos. O livro nos mostra que é possível alcançar nosso objetivo, enfrentando nossos medos e refletindo sobre nossas escolhas. Ficar parado não é a solução, não é verdade? E esse livro nos mostra que é possível nos sentir realizado em qualquer área que escolheremos.

Onde comprar?Amazon SaraivaSubmarino 

Empreendedorismo Criativo;

Sinopse: Quem são os novos talentos brasileiros que criaram negócios nos quais o propósito de vida é fundamental? Que trocaram salário e estabilidade pela possibilidade de fazer aquilo em que acreditam, da forma como acreditam, ao lado de pessoas que admiram? Quais são as empresas que estão inventando novos produtos e serviços – ou ainda reinventando produtos e serviços da maneira como conhecemos? Capítulo a capítulo, Mariana Castro conta a história de start-ups criativas – entre elas: Inesplorado, Perestroika, Mesa & Cadeira, Mandalah e Flag – a partir de temas como “o que é”, “como se tornou realidade”, “modelo de negócio” e “futuro”. Leitura obrigatória para qualquer um que acredita ser possível transformar o mundo realizando o próprio trabalho com prazer, propósito e dedicação

Eu preciso terminar de ler este livro, mas estou indicando ele nesta publicação porque a autora nos convida a conhecer a história de start-ups criativos.  Empresas com engajamentos (e benefícios para sociedade) que pensam a longo prazo. Com esse livro podemos nos inspirar em vários modelos de inovação, além de acompanhar a trajetória desses empreendedores.

Onde comprar?  AmazonSaraiva Submarino 

Roube Como Um Artista. 10 Dicas Sobre Criatividade

Sinopse: Verdadeiro manifesto ilustrado de como ser criativo na era digital, Roube como um artista, do designer e escritor Austin Kleon, ganhou a lista dos mais vendidos do The New York Times e figurou no ranking de 2012 da rede Amazon ao mostrar – com bom humor, ousadia e simplicidade – que não é preciso ser um gênio para ser criativo, basta ser autêntico. Baseado numa palestra feita pelo autor na Universidade do Estado de Nova York que em pouco tempo se viralizou na internet, Roube como um artista coloca os leitores em contato direto com seu lado criativo e artístico e é um verdadeiro manual para o sucesso no século XXI.

Roube como um artista mostra que é possível inovarmos em algo que já foi criado.  De onde você tira as suas ideias? E se você acha que o livro fala sobre plágio, pode ficar tranquilo! O autor conversa com o leitor e mostra as diferença entre “furtar” e plagiar alguém. E nesse caso o “furtar”, no ponto de vista do autor, é buscar o diferencial com ideias que já foram usadas antes.

Onde comprar: Amazon, Saraiva, Submarino.

A história secreta da criatividade

Sinopse: “Ao desvendar os mistérios da invenção, Kevin Ashton mostra que a criatividade é mais o resultado de pequenos passos do que de saltos extraordinários. Com histórias fascinantes, estudos desafiadores e texto brilhante, este livro é imperdível.” – Adam Grant, autor de Dar e receber.
Quando pensamos nos grandes inventores e gênios criativos, muitas vezes temos a impressão de que seus feitos são resultado de um momento de inspiração. Imaginamos que Mozart ouvia suas composições inteiras na mente antes de escrevê-las, que Einstein desenvolveu a Teoria da Relatividade durante uma conversa informal e que Kandinsky pintava suas obras numa única tarde. Mas, na verdade, a criação está longe de depender da sorte, da simples inspiração ou de algum dom especial. Em A história secreta da criatividade, o professor do MIT, Kevin Ashton, mostra que o processo criativo é lento, complexo, espinhoso e repleto de falhas, frustrações e recomeços.

A história secreta da criatividade foi o livro que me mostrou o sofrimento que grandes inventores tiveram antes de chegarem ao resultado final da sua invenção.  O autor conversa com o leitor e mostra que o processo de criação não é algo fácil. Que temos que saber lidar com as críticas e continuar apostando naquilo que acreditamos. Eu já fiz resenha desse livro aqui no blog e super recomendo.

Onde comprar: Amazon, Saraiva, Submarino.

Criatividade S/A

Sinopse: Qual a fórmula do sucesso por trás de filmes adorados por multidões como Toy Story, Monstros S.A. ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, o autor conta a história da empresa que revolucionou a indústria de animação cinematográfica e divide com o leitor sua experiência na gestão de uma das mais bem-sucedidas companhias de criação do mundo, mostrando como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.

Em Criatividade S/A vamos conhecer e viver em um ambiente criativo. O livro mostra a importância da relação entre gestão e recursos humanos. São pessoas de sucesso que compartilham o melhor do seu aprendizado e ajudam a enxergar as principais dificuldades no início da nossa carreira.

Onde comprar:Amazon. Saraiva, Submarino.

 

E como você trabalha a sua criatividade? Já conhecia algum desses livros?

Beijos

Comentários

Comentários

Existe uma frase que consegue me descrever perfeitamente bem: “Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então“ (Alice no País das Maravilhas). Sou uma taurina que gosta de mudanças, estranho né?! Sempre gostei de fazer parte do que não conheço e nunca tive medo de arriscar naquilo que acredito. Sou Whovian, Sherlockian, Slytherin e Nintendista. Apaixonada por fotografia, livros, roedores, toys e miniaturas.

25 Comments

  1. Oi Clayci, tudo jóia?
    Eu vivo tendo bloqueios criativos, principalmente quando estou de ressaca literária :/
    Ouvi falar super bem de Roube como um artista, vou ver se acho ele em alguma promoção!
    E vou colocar os outros na minha lista de desejados hehehe
    Beijos!

  2. Não conhecia nenhum desses livros, Clayci! (e nem sabia que era assim que pronunciava seu nome, descobri com seu vídeo rs)
    Esse primeiro é da autora de Comer Rezar Amar, né? Parece bem interessante!
    Dos demais, só conhecia o Roube Como Um Artista, acho ótima a proposta do livro!
    Um beijo!

  3. Trabalhar a nossa criatividade é sempre algo importante, principalmente para nós que estamos constantemente produzindo conteúdo! Depois que passei a “exercitar” mais minha criatividade, colocando em prática algumas ideias de post para o blog, percebo que quanto mais a gente se dedica mais as coisas fluem com mais facilidade, porém as vezes não tem como escapar e passamos por vários bloqueios criativos ao longo do caminho.
    Achei super legal esse post! Dos livros que você citou,o que mais me interessei é o Roube como um artista! Já vi várias pessoas falando muito bem!
    Beijos!
    Colorindo Nuvens

  4. Oi Clayci, tudo bem?
    De fato, se manter criativo nem sempre é uma tarefa muito fácil, e é ótimo encontrar material que nos ajude a alimentar nossa criatividade. Obrigada por compartilhar. e aproposito, gostei muito do seu vídeo.
    bjus
    Amanda Almeida

  5. Desses eu tenho só o Roube Como Um Artista. Foi uma leitura muito inspiradora!
    Adorei as outras dicas, fiquei com muita vontade de ler… esse tipo de conteúdo sempre dá um “up” na nossa criatividade (ainda mais em momentos de bloqueios).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE