Image default
Home - Conheça a regra dos terços na fotografia
Fotografia

Conheça a regra dos terços na fotografia

As áreas de arte, fotografia e design são intimamente ligadas, uma vez que possuem muitos conceitos parecidos, como o de composição, cujo objetivo é um apuro estético no resultado final que o torne harmonioso e agradável aos olhos.

Mas, o que vem a ser regra dos terços?

regra

Na realidade, a regra dos terços existe desde muito antes da fotografia, sendo aplicada por diversos pintores no decorrer da história para a obtenção de um resultado mais proporcional e, consequentemente, mais interessante nas pinturas.
A área do design também se vale da regra dos terços na composição de suas peças, sempre buscando manter uma proporção interessante no desenvolvimento de pôsteres, revistas, livros, cartões de visita, dentre outros.

Independentemente de sua área de aplicação, é mantido o conceito geral. A regra dos terços consiste na subdivisão da área útil a ser trabalhada (seja pelo fotógrafo, pintor ou designer) em três partes iguais (tanto horizontal quanto vertical), formando, assim, 9 seções idênticas, ou seja, a imagem é dividida em 3×3. Essas linhas imaginárias também são conhecidas como grids. Assim, cada ponto de intersecção torna-se uma referência de foco, sendo bastante útil no momento em que elementos forem enquadrados para uma foto.

Diferentemente do enquadramento básico, cujo tema principal permanece sempre na área central de forma estática e sem movimento, com a regra dos terços é possível eliminar a centralização da imagem, visto que o uso de 2/3 ou mesmo 1/3 da imagem já promove o deslocamento do tema da foto, dando um respiro e uma melhor composição, revelando seu espaço negativo de fundo e trazendo à tona tanto a forma como a contra-forma.
Regra dos terços

Antes de dar o clique, é importante que você defina o que deve estar em evidência e faça a composição de acordo com este item. De fácil entendimento e aplicação, a regra dos terços promove uma boa melhora nas fotografias. Para aqueles que querem começar a usá-la, saiba que a maioria das câmeras digitais já dispõe, em seu set de configuração, de uma aplicação da regra dos terços, dividindo a imagem em 3×3. Assim, basta posicionar o assunto a ser fotografado nos pontos de cruzamento. O resultado será uma imagem bem mais equilibrada.

Também é possível aplicar a regra dos terços com cores vibrantes e/ou contrastantes que dominem o registro.
Mas lembre-se, use o bom senso e a experiência para criar a composição mais harmoniosa possível. A regra dos terços é apenas uma ferramenta, mas há muitas outras formas de encontrar uma boa composição.

Fonte: Fotos Online

Leia também:

Aplicativo de Fotografia: Prisma

Clayci

Staying Strong – 1 semana

Clayci

#TinyClick: Fotografando miniaturas

Clayci

12 comentários

Diego Lorenzo 30 de julho de 2015 at 12:30

aplico a regra dos terços inconscientemente, pelo instinto. Óbvio, que dessa maneira muitas vezes a regrinha acaba indo por água abaixo rsrsrs. Muito interessante essa, agora eu sei o que o grid significa!

Resposta
Tati 22 de setembro de 2014 at 14:48

Eu sempre digo que é muito importante na fotografia você conhecer as regras e técnicas, porque um bom fotógrafo quebra as regras propositalmente, e não por falta de conhecimento. Isso se encaixa na regra dos terços, no horizonte alinhado e etc.
Eu nem percebo mais quando uso ou não a regra, é algo automático na hora que vou compor a foto. E assim o resultado fica mais bonito do que sempre ensaiado e igual, é bem melhor quando surge naturalmente, mas pra isso temos que estudar muito todas essas regras e treinar sempre!
Seu post ficou super completo, tenho certeza que vai ajudar muita gente! 🙂

Resposta
saidamin 23 de setembro de 2014 at 10:10

Que bom que gostou Tati!!!
Obrigada
Beijos

Resposta
Jeh Asato 19 de setembro de 2014 at 22:52

Ótimo post, Clayci! Eu confesso que preciso treinar a regra dos terços porque sou péssima pra isso, sempre fui fotografando de acordo com meus olhos mesmo mas é bacana aprender o lado técnico também!

Adorei o layout do blog, sua cara!!!!
Besos!
<3

Resposta
saidamin 23 de setembro de 2014 at 10:17

Jeh, apanhei bastante no começo, pq desde pequena aprendi a me basear pelos olhos mesmo,. e fui aprender a regra só depois que entrei na faculdade e olha.. apanhei hahaha

Resposta
Cami 18 de setembro de 2014 at 13:37

Ótimo post!

Essa regra ajuda muito e dá uma diferença absurda da fotografia. Uso 90% das vezes! 🙂

Beixos

Resposta
Maria 18 de setembro de 2014 at 00:21

Meu pai tinha me explicado essa regra quando eu era mais nova. Ele sempre teve muitos hobbies diferentes, mas todos trabalhavam com arte de alguma maneira: bordado, pintura e, mais recentemente, fotografia. Acho uma regra legal, embora algumas vezes dá pra se desprender dela e ainda assim a composição fica legal. 🙂

Resposta
Anita 17 de setembro de 2014 at 22:14

Nossa que legal isso, eu não sabia. 😀
Mal espero poder comprar minha camera!!

Resposta
Luly 17 de setembro de 2014 at 19:12

Bom senso e experiência com certeza SEMPRE vão prevalecer, mas ativar a função 3×3 na câmera é uma alegria sem tamanho também, uso sempre!!!!

Resposta
Thay 17 de setembro de 2014 at 17:08

Adoro essas postagens mais técnicas, principalmente quando o assunto é fotografia. Sou bem noob nisso, mas acho o assunto super interessante, e de quebra dá pra aprender algumas coisinhas. (:

Resposta
Chell 17 de setembro de 2014 at 16:17

A regra dos pontos de ouro é muito útil!

Resposta
Nayh 17 de setembro de 2014 at 14:07

Eu sempre tento usar a regra dos terços, mas confesso que as vezes eu esqueço e faço a foto… Dai gosto tanto que, mesmo sem ela, acabo postando no Instagram assim mesmo e sendo feliz, haha.
Regras são importantes, mas não ao ponto de não permitir que não possa ser feito de outra forma. :3

Resposta

Deixe um comentário

* Seu comentário irá para aprovação

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE