As áreas de arte, fotografia e design são intimamente ligadas, uma vez que possuem muitos conceitos parecidos, como o de composição, cujo objetivo é um apuro estético no resultado final que o torne harmonioso e agradável aos olhos.

Mas, o que vem a ser regra dos terços?

regra

Na realidade, a regra dos terços existe desde muito antes da fotografia, sendo aplicada por diversos pintores no decorrer da história para a obtenção de um resultado mais proporcional e, consequentemente, mais interessante nas pinturas.
A área do design também se vale da regra dos terços na composição de suas peças, sempre buscando manter uma proporção interessante no desenvolvimento de pôsteres, revistas, livros, cartões de visita, dentre outros.

Independentemente de sua área de aplicação, é mantido o conceito geral. A regra dos terços consiste na subdivisão da área útil a ser trabalhada (seja pelo fotógrafo, pintor ou designer) em três partes iguais (tanto horizontal quanto vertical), formando, assim, 9 seções idênticas, ou seja, a imagem é dividida em 3×3. Essas linhas imaginárias também são conhecidas como grids. Assim, cada ponto de intersecção torna-se uma referência de foco, sendo bastante útil no momento em que elementos forem enquadrados para uma foto.

Diferentemente do enquadramento básico, cujo tema principal permanece sempre na área central de forma estática e sem movimento, com a regra dos terços é possível eliminar a centralização da imagem, visto que o uso de 2/3 ou mesmo 1/3 da imagem já promove o deslocamento do tema da foto, dando um respiro e uma melhor composição, revelando seu espaço negativo de fundo e trazendo à tona tanto a forma como a contra-forma.
Regra dos terços

Antes de dar o clique, é importante que você defina o que deve estar em evidência e faça a composição de acordo com este item. De fácil entendimento e aplicação, a regra dos terços promove uma boa melhora nas fotografias. Para aqueles que querem começar a usá-la, saiba que a maioria das câmeras digitais já dispõe, em seu set de configuração, de uma aplicação da regra dos terços, dividindo a imagem em 3×3. Assim, basta posicionar o assunto a ser fotografado nos pontos de cruzamento. O resultado será uma imagem bem mais equilibrada.

Também é possível aplicar a regra dos terços com cores vibrantes e/ou contrastantes que dominem o registro.
Mas lembre-se, use o bom senso e a experiência para criar a composição mais harmoniosa possível. A regra dos terços é apenas uma ferramenta, mas há muitas outras formas de encontrar uma boa composição.

Fonte: Fotos Online

Comentários

Comentários