Como fotografo as minhas miniaturas? 49 610

Hello Sweetie! Quem me acompanha nas redes sociais (principalmente no Instagram) sabe sobre o meu amor por miniaturas. Até porque ultimamente ando postando mais fotos de toys do que qualquer outra coisa. Fico feliz pelo feedback positivo! São vários comentários, curtidas e gente dando ideias de clicks. Pela primeira vez posso dizer que várias pessoas me procuraram para saber como monto os cenários das minhas fotos.

O lado positivo de fotografar miniaturas é esse: Qualquer local vira cenário para fotos! Você não precisa de muito espaço e consegue usar itens que você tem em casa para compor. Hoje vou contar um pouco sobre como monto os meus.

1 – Toys

clayci_sdml2

É o item principal, claro, mas antes de fotografar eu separo por escala. Se eu for fotografar um boneco de 30cm, por exemplo, tenho que pensar em miniaturas que se enquadram com o tamanho dele. Então antes de fazer as fotos escolho o toy que quero fotografar e depois penso no cenário para os clicks.

IMG_1220

Se você quer começar a fotografar toys e não sabe qual marca/modelo comprar, sugiro que pesquise e pense antes qual o tipo de fotos que você quer fazer. Digo isto, porque quando comprei o Figma do Link (que não foi tão barato assim) decidi usá-lo em várias situações, mas evito molhar/sujar para não danificar a articulação dele. Então se você quer fazer uma série de fotos que precise sujar o toy, por exemplo,procure por modelos mais baratos. Existem várias lojas brasileiras que vendem colecionáveis e caso seja sua primeira compra, tente escolher um personagem que você gosta MUITO, assim as ideias para fotos surgem naturalmente.

Lojas que sempre compro:

11062702_10202871108013205_970286529185864861_o

Quando falo para investir em um personagem que você goste é por causa disto: Você consegue criar várias cenas com o personagem que você conhece! Quem é fã de The Legend Of Zelda entendeu a piada que fiz nesta foto rs.

2- Miniaturas

IMG_1142

Eu coleciono miniaturas há anos! Tenho guardado acessórios de Barbies que eu tinha quando era criança, então dificilmente tenho problemas com composição, mas quando elas não servem para o que eu quero procuro inventar usando a criatividade.  Se você tem habilidades para trabalhos manuais recomendo visitar a seção de tutoriais do “We Love Blythe”  há várias dicas que servem para escalas menores do que as Blythes.

Onde consigo miniaturas?
Como moro em Sâo Paulo, sempre que possível vou ao centro. Existem várias lojas que fazem miniaturas em biscuit pra aplicar em trabalhos artesanais. Quando quero algo mais específico, com tema, aí recorro a Internet. Compro muitas coisas no Ichigo Toys, Ebay (se você não souber como procurar é só jogar “re-ment” na busca que irá aparecer vários modelos) e faço encomendas com a Francine Medeiros que cria trabalhos lindos em biscuit (comida, acessórios..).

IMG_12211
Algumas das minhas miniaturas! Coloquei o Mario (que mede aproximadamente 10cm) no cenário para vocês terem ideia do tamanho de cada uma delas.

3 – Cenário

Como disse no inicio da publicação: Qualquer local vira cenário! As dicas mais baratas são papéis e tecidos! Se você quer criar fotos com fundo infinito, por exemplo, pode usar cartolina e até mesmo E.V.A. Outra dica é: imprimir! Aqui nesse link você tem vários fundos em alta resolução para impressão e se você não tiver condições de imprimir pode usar a tela o seu computador para isso:

12557193_1018716711519672_339919852_o

Eu o Di levamos o Darth Vader para Gallifrey e sabe como criamos essa foto? Assim:

12545852_1018717171519626_1315333233_o

16770348649_dc6a483529_o
Eu fui no Google e imprimi o fundo dos Simpsons. Depois que fotografei, fiz a edição da foto no Photoshop para perecer que era pôr do sol

4- Enquadramento

Enquadramento é o posicionamento dos elementos que você vai fotografar, ou seja, como estamos falando de miniaturas o ideal é fotografar na mesma altura delas. Se você for fotografá-las no chão, coloque a câmera na mesma posição e desta forma você consegue dar vida ao cenário, mas isso não é uma regra e você pode brincar com a posição da sua câmera.

Exemplos:

1274388_10202109892903303_121025261916668506_o
Essa foto foi feita no vaso de plantas que tenho aqui em casa. Posicionei a câmera na mesma altura das miniaturas para parecer que eu estava no mesmo cenário que elas.

 

1913376_10203344394605074_4235556773336854971_o
Parece que Toshiro está admirando o céu, quando fotografei essa foto de cima.

Viram? Vocês conseguem criar fotografias com qualquer toy que vocês tiverem em casa. Ele não precisa ser articulado para dar “vida” ao cenário.  Eu  uso as lentes de 50mm e 18-55mm, mas você pode usar qualquer câmera para isto. Se você for usar o celular (câmeras também) aproveite ao máximo a luz natural e se a sua câmera for compacta use o modo macro.

É isso! Gostei de mostrar como faço as minhas fotos e agora quero conhecer as de vocês.

Beijos

Comentários

Comentários

Existe uma frase que consegue me descrever perfeitamente bem: “Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então“ (Alice no País das Maravilhas). Sou uma taurina que gosta de mudanças, estranho né?! Sempre gostei de fazer parte do que não conheço e nunca tive medo de arriscar naquilo que acredito. Sou Whovian, Sherlockian, Slytherin e Nintendista. Apaixonada por fotografia, livros, roedores, toys e miniaturas.

49 Comments

  1. Olá Clayci!

    Conheci seu blog hoje e já virei fã! Tenho um blog literário e estou sempre fotografando meus livros, amo fotografar e também tenho buscado melhorar a qualidade das fotos, por isso tenho investido na composição de cenários e numa câmera melhor. Suas dicas foram muito úteis para mim! Parabéns pelo trabalho, suas fotos são maravilhosas!

  2. Oi Clay,
    Uma das coisas que mais me chamam a atenção no seu blog são as fotos com Toys que vc faz. Comprei minha camera recentemente e as coisas que mais fotografei foram meus funkos da Elsa e da Supergirl… Isso vicia demais!!!

    Adorei ver todo seus estoque de miniaturas fofinhas!!! São um tesourinho!!!

    Parabéns pela enessssssssssima vez!

    Beijao
    :*

  3. Que saudade de passar por aqui *-* e que capricho você tem nas fotografias, Clay.Fico impressionada, sem dúvidas é um dos blogs com as minhas composições fotografias.Tudo tão bonito e colorido <3

    Achei um amorzinho essas dicas e amei isso dos cenários.

    PS: O layout do blog está lindão!

    Beijos

  4. Aí você pensa: nossa, a Clay deve ter de tudo do mais caro e bambambam pra tirar suas fotos e montar os cenários… Até que se depara com uma régua e caixinha de lenços de nariz <3
    Não que antes eu não dava tanto valor ao seu trabalho, hurdur mas cara, a arte do improviso e de se especializar no que ama <3 ahhh, não tem preço!

  5. Adorei o post!
    Tenho vários figures, mas quase nunca os fotografo e realmente não sei o porque. Dá uma outra vida pras fotos e composição com livros e afins. Não tenho nenhum articulado, mas a criatividade conta muito nessa hora, não é?
    Quem sabe eu não faça um post mostrando minha coleção de figures qualquer dia desses.
    Adorei as dicas. Bjinhos

    Uma Geek Descolada

  6. Eu adoro fotos de miniaturas e confesso que o motivo de eu colecionar foi por conta das fotos rs Mas eu sou meio ruim para fazer composições e cenários, acho que me falta criatividade e confesso que paciência também, sou meio preguiçosa para algumas coisas sabe rs
    Amor suas fotos e acho elas super inspiradoras 😀 As que eu fiz de Natal foi culpa sua hahahaha Vi suas fotos e me deu vontade rs
    Beijos! =**

  7. Adorei as dicas! Tenho uma cu-poche que comprei há algum tempinho e me deu uma baita vontade de fotografar ela! Único problema da minha é que a cabeça dela é muito pesada, aí ela só para em pé com o suporte. A minha cu-poche é a Dark Magician Girl, acho que são do mesmo tamanho que os Nendoroids, com a diferença de serem mais articulados.

    A foto do Darth Vader me enganou direitinho. Tem alguma configuração específica para tirar fotos de tela? Quando tento, ou fica muito escuro ou sai umas listras pretas muito estranhas.

  8. Clay esses dias eu fui fazer uma foto do pocoyo depois ce ve la no instagram e me bati para tirar usando o nootbook porque o meu tem a tela pequena e o boneco de vinil ficou grande para o fundo, ficou uma bosta, mas tu me deu uma ideia genial com o lance da regua kkkkkkkkkkk. Suas dicas são sempre incriveis..
    Bjs

  9. Desde que conheci o Sai da Minha Lente vejo o seu trabalho com as miniaturas como inspiração! Essas dicas foram muito legais principalmente para quem está só começando a aprender sobre fotografia (meu caso haha). Como só uso o celular nem sempre consigo alcançar a qualidade da foto desejada, mas vale como treinamento, e mesmo assim, dá para conseguir alguns resultados legais. Adorei a dica de onde comprar miniaturas para compor o cenário!!! Beijos!

  10. Clay amei suas dicas! Não sei se vc percebeu mais tenho feito fotos com a Merida me inspirando no seu trabalho. E mais para frente quero fazer mais fotos.j Já estou trabalhando em alguns detalhes artesanais para as novas fotos!
    Vou usar todas as suas dicas! Obrigada! Faça mais fotos com a Coraline, ela é tão linda!
    Bjs

    Obs: não entendi a piada com link 🙁

  11. Adorei o post!
    Suas fotos de miniaturas são lindas, e ficam bem reais.
    Acho sempre legal ver as técnicas que as pessoas usam para fazer fotos, as vezes são coisas simples que a gente nem imagina que dava para fazer.
    Você é uma fotógrafa incrível!
    🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE