len11Olá!!! Pensei em diversas formas de começar essa publicação, acredito que já existam postagens com o assunto, mas é sempre bom lembrar a importância da limpeza da sua lente fotográfica.  Hoje vou mostrar como limpo minhas lentes e quero compartilhar algumas dicas com vocês.

Materiais que uso:
1) Pincel Macio

IMG_3652

Esse são os pincéis que utilizo para limpar minhas lentes. O Grande comprei em uma perfumaria, ele é bem macio e facilita bastante a retirada de resíduos sem riscar a lente. O menor é próprio para esse tipo de limpeza, comprei no amazon por $11 e ele parece parece uma caneta

lens12) Solução Líquida:
A minha acabou e estou esperando chegar, mas uso esse kit que é vendido no site da Canon e custa $6. Ela dura bastante, o meu durou quase um ano (pela quantidade de lentes que eu tenho – dá pra ver na foto lá em cima – durou bastante).

32735_1_xl

 

3) Flanela
Eu uso esse paninho para limpar minhas lentes, o ideal é um pano macio que não solte fiapos:

IMG_3655Geralmente, faço a limpeza uma vez por mês e para evitar o excesso de pó, todas as minhas lentes ficam tampadas. Ao contrário do que muitos pensam, não é bom guardar a câmera em bolsas, armários. Ela precisa de ventilação, então como ela fica exposta a maior proteção da lente é a tampa.

Começando a Limpeza

1) Antes de remover as sujeiras mais pesadas, use o pincel para fazer uma limpeza superficial. Isso é importante, pois se você passar um pano sobre a lente antes de remover o pó, essas partículas poderão riscá-la. Passe o pincel sem medo por toda lente (principalmente nos cantinhos onde acumulam poeira).

lens2

2) Evite usar qualquer produto-feito-para-limpar-vidro na lente. Existem algumas pessoas que usam álcool isopropílico, mas ele demora muito para evaporar e pode manchá-la, eu uso a solução própria para isso, é um pouco mais cara, mas não a prejudica. Caso você não tenha e precisa limpar a lente com uma certa urgência, recomendo usar produtos com fluído de limpeza de lentes de óculos.  Independentemente do produto escolhido, use poucas gotas, uso 2 gotas (no máximo) com a solução da Canon.

3) Você não precisa usar a solução liquida em toda limpeza, só em caso de sujeiras mais pesadas. O ideal é você limpar com um paninho seco, mas não qualquer um, use tecidos macios que não soltem fiapos e quando for passar o pano sobre a lente não esfregue, nem aperte (para limpar os cantinhos eu uso cotonetes).

lentes

“Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado”, é mais ou menos assim que funciona com a sua lente. Se você perceber que a sujeira permanece mesmo com o uso da solução líquida, leve para uma assistência especializada para ser feito uma limpeza correta, mas não deixe de dar atenção pra ela, pois é um equipamento caro e danificando você correrá o risco de perder até a máquina, faça a manutenção e sempre deixe a lente protegida com a tampa quando não estiver usando a máquina.

Sai da Minha Lente, sujeira!

Dúvidas? Terei o maior prazer em ajudar (e se eu não souber responder, aprenderemos juntos) deixe nos comentários. E você? Como limpa sua Lente?

Beijos

Comentários

Comentários