Como deixar suas fotos nítidas 46 443

Eu estou com essa publicação no rascunho já faz um tempo! Fiquei pensando em como iria falar sobre o assunto aqui no blog. É uma dúvida comum para quem está começando na área! Muitos culpam o equipamento, mas são vários fatores técnicos (e até mesmo individuais) que influenciam a nitidez das fotos. Hoje darei algumas dicas simples, mas que podem ser eficazes.

O USO DO TRIPÉ

Ele é a melhor garantia de estabilidade para a sua câmera. Com ele você tem a certeza que não vai tremer enquanto expõe o sensor da máquina. E você pode diminuir a velocidade da sua câmera sem medo.

No curso de fotografia eu aprendi sobre a regra básica sobre a velocidade segura e como ela contribui para a nitidez da foto. No começo eu pensava que era algo complicado, mas é uma dica simples que vou ensinar para vocês.

Antes de mais nada devo dizer que a velocidade do obturador é a quantidade de tempo que o diafragma ficará aberto expondo o sensor. Quanto mais tempo, mais luz entra. Podemos criar efeitos de Congelamento (quando usamos uma velocidade alta, conseguimos captar objetos em movimentos,  como se estivessem parados), Movimento: (quando usamos uma velocidade baixa tudo que está em movimento começa a ficar embaçado, assim conseguimos ter a impressão de movimento na cena. Se quiser ler mais a respeito fiz uma publicação falando sobre a importância dos números na fotografia aqui no blog.

 

velocidade

Como usar a regra básica sobre a velocidade segura?

Isso tudo vai depender da lente que você estiver usando.  Aprendi que ao calcular a distância focal da objetiva + o meio dela consigo ter ideia de qual velocidade devo usar para deixar a foto mais nítida. Vou explicar como é esse cálculo:

Vamos supor que a sua lente está com uma Distância focal de 35mm. Então eu uso o valor inteiro 35 + 17,5 (metade dela) e somo. O resultado é de 52,5mm, mas arredondamos para 1/60. Logo a velocidade segura para sua lente com essa distância focal é de 1/60. 

Se você tem uma lente de 50mm: 50 + 25 = 75, arredondando a velocidade segura será 1/80. Faça o teste com a sua câmera.

coraline-bolhas-de-sabao-3

SEGURE FIRME

Se você não tiver o tripé e nem um local para apoiar a sua máquina na hora de fotografar, segure firme o seu equipamento. É natural tremer a câmera na hora de apertar o botão de disparo. Tente sempre procurar algum apoio, nem que seja a parede.

 

USE UM DISPARADOR REMOTO OU O TIMER DA CÂMERA

Como disse ali em cima, é super comum você tremer um pouco ao apertar o disparador da câmera, pois essa ação faz com que a gente empurre a câmera para baixo. Se estiver em uma velocidade baixa apoie o seu equipamento em alguma superfície e use o timer da câmera ou um disparador para evitar que trema.

 

DIMINUA O ISO DA CÂMERA

A quantidade de ISO contribui para a nitidez da foto. Quanto maior o valor do ISO maior o risco de apresentar ruídos na sua imagem. Se estiver com pouca luz na hora de fotografar, opte por usar o Flash ao invés de aumentar o valor do ISO.

experiencia-alice-6

DESCUBRA A ABERTURA MAIS NÍTIDA DA SUA LENTE

 Cada lente possuí um ponto de abertura para garantir a nitidez da sua foto.  Geralmente são dois pontos depois da abertura máxima.  Por exemplo, se sua lente de 50mm for de 1.8 , use 2,5.

LIMPEZA DE LENTES

Pode parecer besteira, mas uma pequena poeira na sua lente pode estragar o seu click. Mantenha o sensor da sua máquina limpo e se não soube como fazer isso, recomendo que leve a uma assistência técnica para realizar a limpeza.

 

USE O AF-ON (BOTÃO DE AUTO-FOCO)

Muitas pessoas esquecem ou acham desnecessário deixando o “meio clique” responsável por fazer o foco. Mas o problema é que cada vez que clicamos no disparador para uma nova foto a câmera refaz o foco do quadro. Então ativando o AF-ON você irá definir o local a ser focado, e em seguida, irá disparar quantas fotos quiser com o foco conservado. O ponto de foco escolhido e o botão do obturador serão usados apenas para o disparo.

Essas foram algumas dicas de como deixar as suas fotos mais nítidas!
Tem alguma para sugerir? Deixe nos comentários.

Beijos

Comentários

Comentários

Existe uma frase que consegue me descrever perfeitamente bem: “Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então“ (Alice no País das Maravilhas). Sou uma taurina que gosta de mudanças, estranho né?! Sempre gostei de fazer parte do que não conheço e nunca tive medo de arriscar naquilo que acredito. Sou Whovian, Sherlockian, Slytherin e Nintendista. Apaixonada por fotografia, livros, roedores, toys e miniaturas.

46 Comments

  1. Eu já tinha visto o vídeo mas só agora pude ler o post. As dicas são ótimas! Nossa, esse negócio de ajustar a velocidade é algo confuso pra mim ainda por isso achei ótimo você ter colocado uma imagem representando como a velocidade influencia nas fotos. =)
    Gostei muito da postagem. ^^
    Beijinhos ?

    Contadora de Histórias

  2. AMEI esse post! Vou fazer uns testes com a minha câmera… Tenho uma boa com duas opções de lente, mas não sei como usar as funções avançadas. Acabo usando tudo no automático e nem sempre fico satisfeita com o resultado. Quero poder ir mais além, sabe?
    Esses seus posts são ótimos… Adoro todos!! Muito obrigada por fazê-los!

    Beijos!!

  3. Clay, seus textos sobre fotografia vem me interessando ainda mais. Comprei a minha Canon e estou aprendendo ainda passo a passo como funciona a bichinha. Ainda saem fotos meio ‘darrrr’ mas, assumo, nada como uma boa camera né!!!! Estou amando, e em breve quero começar meu curso, se tudo der certo!

  4. Clay, outro post excelente! <3
    Vou acrescentar uma dica, posso? rsrs
    Quando fiz o curso de fotografia meu professor indicou papel arroz para limpar as lentes, pois não deixaria riscos. Encontrei na Daiso por R$6,90 a caixa.

    Beijos

    1. Sério? Olha que maravilha.
      Eu falo que fotografia é uma lição a cada dia.
      Não sabia do papel de arroz e agora fiquei animada para experimentar.
      Ainda mais na Daiso.
      Obrigada pela dica *_*

  5. Um post pra ser levado pra vida ♥ Eu não sabia da regrinha da velocidade segura! Será que é por isso que há algumas fotos minhas desfocadas, mesmo com tripé e controle remoto? Bom saber disso, porque às vezes eu deixo mais tempo o obturador aberto para poder manter o ISO baixo pra conseguir captar mais luz. Farei os testes!

    1. Aninha não consigo te confirmar se é por esse motivo.
      Há várias fatores que implicam na nitidez, porém tenta sim..
      Outra coisa que eu não citei, mas tenta não fotografar com o branco predominante no fundo, porque a câmera tem dificuldade de localizar o foco =)

      Me avisa se der certo?
      Beijão

      1. Clayci, nunca fotografei em fundo branco pq gosto de fundo como parte da composição da foto, mas bom saber dessa questão do problema do foco. A minha problemática é que minha casa e meu quarto têm pouca luz natural, então eu diminuo a velocidade pra captar mais tempo de luz. Eu farei o teste com a velocidade segura e dai te falo, ok? *-* Obrigada pelas dicas!

  6. Eu comprei esse ano minha primeira câmera semi profissional, a minha é uma Canon T5, ainda não sei muitas coisas, mas queria saber porque vou fotografar o aniversário de 15 anos da minha irmã. Ou seja, seu blog vai ser meu guia, hahaha! E posso te perturbar nas redes sociais quando tiver dúvida? Hahahaha! 😛

  7. Ah! Lembro do meu professor se gabando que a câmera dele tinha o menor ISO (não lembro quanto, não lembro qual a câmera). Mas isso acabou me marcando que sempre que possível deve deixar o ISO no mínimo. Eu tive fotografia na faculdade, já fiz workshop, mas eu vivo esquecendo alguns detalhes por não praticá-los. É uma droga. Para o ano que vem pretendo melhorar isso, deseje-me sorte! haha

  8. O foco da minha câmera tá uma bela bosta (ela tá precisando ser aposentada, coitada!), então o combo “mão firme + mini timer” é o que salva. Nem que sejam dois segundos só, é o suficiente pra fazer as mãos se recuperarem do “aperto” da hora de disparar!

  9. Essas dicas vão ajudar muito Desde que comprei a câmera venho lendo bastante sobre o assunto, mas desconhecia algumas informações mais técnicas do seu post, que com certeza, vou anotar para pesquisar mais a fundo. Quase não consegui acompanhar as novidades do SDML nesse mês, tem tanta coisa bacana por aqui, mas verei aos pouquinhos! ^^
    Estou feliz por conseguir voltar a minha rotina (quase) normal, estava com saudade dessa blogosfera, você nem imagina haha (obrigada pelo apoio, viu?) Beijos <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE