Brotherband #1 (Os Exilados) – John Flanagan 1 74

Antes de começar essa publicação gostaria de dizer que John Flaganan ganhou um espaço grande no meu coração. Estou finalizando a série Rangers Ordem dos Arqueiros e para não me despedir (ainda) desse universo maravilhoso decidi me jogar nesse crossover. Brotherband se passa na Escandinávia e é cheia de ação. O livro foi publicado pela editora Fundamento.

  “O amigo aproximou seu rosto:
  “— Aguente firme Mikkel. Vamos leva-lo a bordo.
  “De alguma maneira, o barco significava segurança e salvação, como se o simples fato de se encontrarem nele pudesse desfazer o efeito do terrível ferimento que colocava em risco a vida de Mikkel. Ele, entretanto, estava consciente e chacoalhou a cabaça.
  “— Minha mulher… e o garoto… cuide deles, Thorn.
  “As lágrimas embaçaram a visão do outro enquanto apertava a mão do amigo, certificando-se que o punho cerrado dele no cabo da espada não se soltasse.
  “—Eu vou. Você tem minha palavra.”
Brotherband #1 (Os exilados)

Em Brotherband (Os exilados) nós vamos conhecer o jovem Hal.  Ele é filho de Karina (uma ex escrava de Araluen)Mikkel
(um escandinavo conhecido e guerreiro). Hal perdeu seu pai quando tinha quatro anos em uma temporada de saques. O jovem cresceu sob os cuidados da mãe sem ter uma figura paterna. Porém não era para isso acontecer; Antes de morrer, Mikkel, pediu para seu melhor amigo, Thorn, cuidar de seu filho. Todavia Thorn sofreu tanto com a perda do seu melhor amigo – e por perder a sua mão nessa tragédia – que se entregou a bebida.

Por ser um mestiço, Hal passa a sua infância isolado. Ele sofre preconceito e seu único amigo é Stig (que também não se orgulha do seu passado). Apesar de Stig ser um escandinavo puro e forte; é filho de um ladrão e isso faz com que ele seja excluído do grupo de amigos. E os dois acabam se aproximando e cultivando uma amizade sincera.

Apesar de Thorn ficar ausente na infância de Hal, ele começou a mudar depois de um chacoalhão de Karina. Decidiu ajudar e cumprir a promessa que fez ao seu melhor amigo antes de morrer. E o menino transforma Thorn em outra pessoa! Ele começa a se dedicar e a estimular Hal a seguir os passos do pai

O jovem não possui o esteriótipo ideal para um escandinavo. Ele é franzino e por ser mestiço faz com que as pessoas não reconheçam o seu valor. Contudo é um menino muito inteligente. Ele consegue criar, consertar e inventar várias coisas, tanto que construiu o seu próprio barco e criou uma vela completamente diferente do habitual.

Brotherband #1 (Os exilados) Brotherband #1 (Os exilados)

Depois de conhecer um pouco a história (e o passado) de Hal, vamos acompanhá-lo na seleção do Brotherband (os irmãos em armas). Ele terá que treinar (e competir) para se formar e ganhar o respeito de todos, além do direito de trabalhar em alguma tripulação. Falando assim parece ser algo simples, né? Porém ele encontra dificuldades logo que entra e inicia sua jornada. Ninguém quer a ele ou ao seu amigo Stig na formação dos grupos, não os selecionam. E por isso eles acabam formando uma irmandade com os garotos que foram rejeitados.

Para homenagear o seu barco, Hal escolheu o nome Garça Real para representar a irmandade. E mesmo estando com desvantagem, pois possuem dois integrantes a menos que os outros grupos, conseguem destaque pela simplicidade e organização (além da inteligência, né?). E aos poucos ele vai aprendendo a se defender, usar armas, ser estrategista e liderar sua equipe mesmo com suas limitações. Dessa forma vai deixando o time dos Lobos e dos Tubarões para trás.

[blockquote align=”right” author=”Erak, Oberjarl da Escandinávia”]Ele não é mais criança, ele se formou no Brotherbands, agora ele é um irmão em
armas.[/blockquote] Hal possui a habilidade de liderança. Ele consegue liderar sem dificuldades e isso chama a atenção dos treinadores. Os outros garotos se destacam pelas suas diferenças. Stig é o irritadinho da equipe, mas é determinado e está sempre ao lado do seu lider. Ulf e Wulf são gêmeos e mesmo se desentendendo com frequência, se defendem e estão prontos para qualquer tarefa. Jesper tem o dom de se locomover sem ser visto; Stefan sabe imitar qualquer um; Ingvar é míope e isso causa uma limitação, porém ele é muito forte e Edvin é inteligente e consegue ajudar Hal a raciocinar nas tarefas.

Brotherband #1 (Os exilados)

Confesso que antes de iniciar a leitura, estava um pouco receosa com a história. Mesmo sendo um crossover, não queria encontrar o mesmo ambiente e os mesmos personagens, sabe? Todavia o autor me surpreendeu porque são ambientes completamente diferentes e ouso dizer que encontrei mais ação nessa história do que em Rangers. Claro que são culturas diferentes. Se você acompanhou Rangers sabe que se trata de um lugar mais calmo, apesar das missões. Os arqueiros são tranquilos e estrategistas (e senti que Hal tem essa mesma habilidade por ser um Araluen). Já os escandinavos não gostam de pensar e sim agir! Eles vão para cima, gostam de poder e isso faz com que a história seja mais movimentada.

Óbvio que o objetivo do autor é o mesmo: mostrar a importância da amizade. Que é possível se destacar mesmo com as diferenças. Não precisamos de um esteriótipo para nos tornamos heróis. E isso faz com que a leitura seja leve gostosa. Como fã de Rangers preciso confessar que senti falta do humor dos arqueiros, mas os Escandinavos sabem ser divertidos quando querem e é possível rir um pouco em Brotherband.

Brotherband #1 (Os exilados)

[penci_review]

Recomendo muito Brotherband e não vejo a hora de ir para o segundo livro!

Beijos

Comentários

Comentários

Existe uma frase que consegue me descrever perfeitamente bem: “Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então“ (Alice no País das Maravilhas). Sou uma taurina que gosta de mudanças, estranho né?! Sempre gostei de fazer parte do que não conheço e nunca tive medo de arriscar naquilo que acredito. Sou Whovian, Sherlockian, Slytherin e Nintendista. Apaixonada por fotografia, livros, roedores, toys e miniaturas.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE