5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedade 36 180

5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedade

Eu sempre fui uma pessoa ansiosa, mas isso nunca me atrapalhou quando criança. Moro em uma casa bem movimentada, minha família é grande e por isso eu sempre assistia toda a agitação da casa como algo normal. Minha mãe é daquelas que não param um minuto e que não gosta de ver ninguém parado, sabe? Começa várias coisas ao mesmo tempo e é claro que não consegue dar conta de tudo. Já o meu pai é aquela pessoa que gosta de apressar e ter resultados LOGO. Ele não aceita esperar e quando vê que alguém está demorando, ele toma a iniciativa de: 1) Fazer ele mesmo ou 2) Desistir e procurar outra opção.

Por conviver com esses dois apressadinhos, cresci achando que isto era normal e que eu tinha que seguir o mesmo ritmo que eles. Entretanto foi na adolescência que o problema foi aumentando, porque eu não conseguia ser como eles. Hoje em dia milhares de pessoas sofrem de ansiedade, mas não procuram tratamento por acharem que é algo passageiro e que “momentos de stress” passam. E eu sei disso, porque eu pensava assim, até finalmente procurar ajuda de um profissional.

Muitos não sabem que se esse problema não for tratado pode ser muito prejudicial à saúde. Com o tratamento certo é possível controlar e diminuir as crises de ansiedade. E quando não tratada, essa condição pode se transformar em um tipo de distúrbio psicológico (Síndrome do Pânico, fobia social, entre outros). Por isso recomendo que procure ajuda médica para seu problema ser identificado e diagnosticado de forma correta.

Mas se você já procurou ajuda e lida com esse problema, hoje vou compartilhar 5 aplicativos que me ajudam a lidar com a ansiedade.

1) CÍNGULO

5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedade5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedade

A proposta do Cíngulo é bem interessante. O aplicativo é brasileiro (desenvolvido pelos psiquiatras e pesquisadores Diogo Lara e Gustavo Ottoni) e possui uma interface bem interativa. O aplicativo usa técnicas de autoterapia para melhorar a autoestima dos usuários (Baixa autoestima e falta de amor próprio provocam ansiedade).

É através dessa técnica que o aplicativo oferece textos, vídeos e áudios que ajudam na reflexão sobre o autoconhecimento. No início eu estranhei a proposta, porém continuei com a mente aberta e me surpreendi com os resultados. Assim que você começa a usá-lo, passará por um teste para analisar a sua personalidade. Lembrando que autoterapia é indicada para quem tem problemas leves e a plataforma Cíngulo não é de terapia.

Além dos textos e vídeos, podemos encontrar a ferramenta de meditação, psicoterapia e autoajuda. O aplicativo é bem didático e faz com que você entenda um pouquinho sobre o assunto (há até questionários para responder). Cada sessão dura em média 10 minutos. Só não use esse aplicativo para substituir um profissional, ok?

Onde encontrar: Site Oficial / Apple Store / Play Store 

2) DIÁRIO DO PSIQUE

5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedade

Esse aplicativo não é muito diferente do Cíngulo. A proposta é oferecer ferramentas que ajudam na jornada do  autoconhecimento. Porém há algumas funcionalidades diferentes que ajudam com a ansiedade. Como, por exemplo, os desafios (agradecer, se elogiar, se exercitar, antídoto positivo, sorria, tarefas, praticar a gratidão, entre outros) e os rituais (essa função só é liberada se você for tiver a versão pró que custa R$12,99 até o dia dessa publicação).

O aplicativo ainda oferece dicas, ebooks e um diário para anotar como está o seu dia. A única coisa que não me agradou foram as propagandas excessivas na versão gratuita.

Onde encontrar: Site oficial / Play Store

3) DAYLIO

5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedade

Quem sofre de ansiedade tem problemas com humor e o Daylio é um diário para ajudar a controlá-lo. É só você configurar um horário e o aplicativo vai enviar uma notificação na hora escolhida para perguntar como você está (bem, triste, horrível e outros que você pode editar). Feito isso ele vai querer saber o que você tem feito para chegar nesse humor (trabalho, descanso, amigos, encontro, esporte, festa. filmes, entre outros) e você incluirá alguma nota sobre seu dia. Pronto! Esse aplicativo é excelente para acompanhar em estatísticas e gráficos como anda o seu humor.

Onde encontrar: Apple Store / Play Store

4) ANTISTRESS

5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedade

Nunca pensei que iria gostar tanto de um aplicativo. O objetivo é simples: selecionar alguma ferramenta para te ajudar a relaxar e deixar o nervoso de lado. Você consegue empilhar cubos, estourar plástico bolha, apertas botões, riscar com giz, alimentar peixes e vários outros. Uso a versão gratuita e tenho 24 opções, mas é possível adicionar outras atividade com a paga.

Onde encontrar: Apple Store / Play Store

5) JUST RAIN

5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedade

Eu sempre gostei de ouvir o barulho da chuva na hora de dormir. Lembro que uma vez li uma matéria onde o Orfeu Buxton (professor associado de saúde biocomportamental da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos EUA) afirmou que barulhos lentos, sibilantes são sons não ameaçadores e, por isso, servem para acalmar as pessoas. É a forma que o nosso cérebro interpreta o que ouvimos. E para muitos o som da água transmite a sensação de que tudo está seguro e que podemos relaxar.

Por isso, se você é como eu e gosta de ouvir o barulho da chuva antes de dormir, recomendo o Just Rain. Com ele é possível controlar a intensidade da chuva. Você consegue simular uma simples garoa (com pingos leves) e até mesmo uma tempestade.

Onde encontrar: Apple Store / Play Store 

 

5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedadeSALVE ESSE PIN PARA NÃO PERDER ESTA PUBLICAÇÃO

Esses são os aplicativos que uso para ajudar a controlar minha ansiedade. Contudo devo dizer (mais uma vez) que eles não substituem um profissional. Se você é ansioso, procure ajuda! E me diga: já conhecia algum desses aplicativos? Tem algum pra me indicar?

Beijos

Comentários

Comentários

Existe uma frase que consegue me descrever perfeitamente bem: “Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então“ (Alice no País das Maravilhas). Sou uma taurina que gosta de mudanças, estranho né?! Sempre gostei de fazer parte do que não conheço e nunca tive medo de arriscar naquilo que acredito. Sou Whovian, Sherlockian, Slytherin e Nintendista. Apaixonada por fotografia, livros, roedores, toys e miniaturas.

36 Comments

  1. Gostei muito da proposta do DAYLIO! Eu tentei fazer um habit tracker há um tempinho atrás, pra tentar acompanhar o meu humor (além de outras coisas), mas eu não tinha disciplina para fazer todos os dias… como ele pode ser programado para enviar um lembrete, talvez funcione melhor ahahaha

  2. Adorei os apps! Suspeito que tenho ansiedade, mas não posso me auto diagnosticar e não quero ir a nenhum profissional pra isso 🙁
    Acho que vou baixar o Just Rain, os outros tenho certeza que a própria ~ansiedade~ ia me impedir de usar com calma.

    1. Amigo eu super recomendo um profissional.
      Você não entrou em detalhes, mas acredito que tinha o mesmo pensamento que o seu. Eu tinha medo do que ia ouvir, do que ele ia me recomendar e sempre fui adiando. Depois de muita guerra comigo mesma, fui e adorei o resultado. <3

  3. Esse seu post fez um complemento do meu post (http://www.likeparadise.com.br/2017/11/dicas-para-prevenir-ansiedade.html). Adorei! Gostei desse do Diário do Psique por causa dos desafios. E gostei do Cíngulo por causa da meditação. Amei esse Daylio! Porque é parecido com o que eu baixei uma vez que é o Mr. Mood, que é pra colocar se tá feliz ou triste e etc, mas ele parou de atualizar e desde então fiquei procurando outro de mood e esse Daylio é exatamente o que eu quero. Que genial esse Antistress, adorei! Um só com barulho de chuva <3 adorei! Eu tinha baixado uma vez também, só não lembro se era esse. Enfim, vou indicar esse seu post lá na página do meu blog.

  4. Eu também sou uma pessoa bem ansiosa, já tive crises de ansiedade e é bem ruim 🙁
    Gostei bastante de conhecer e saber mais sobre esses aplicativos.
    Gostei bastante desse de dizer o nosso humor, o que estourar plástico bolhas etc e esse do barulho da chuva, muito legais!! Porém se eu fico muito no celular minha ansiedade aumenta, foda haha :/

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    1. É o nosso mal, né?
      Confesso que tenho controlado bem a forma de usar o celular.
      Ando mais desligada nas redes sociais e focada em noticias e apps assim.

      Mas eu te entendo perfeitamente BEM

  5. Olá,
    Eu amei as dicas, principalmente o primeiro e o das carinhas.
    O da chuva até usaria se não tivesse com problemas com o som atualmente haha antigamente amava, mas depois de um acontecimento minha mente passou interpretar de uma maneira negativa.
    Eu só uso um de meditação, meu cel vive acusando que está cheio. Mas, amei as dicas.

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana – Canto Cultzíneo

  6. Oi Clayci <3 tudo bom?
    Obrigada pelo comment lá no blog!

    Desses aplicativos, os que mais gostei foram o Daylio e o Anti stress. Os outros dois eu achei muito interessante, mas não sei se confio no bom-senso das pessoas ao usá-los. Acho que podem ser bons aliados junto com um tratamento terapêutico, como psicoterapia ou medicamento mesmo, pra ajudar no auto-conhecimento e pra pessoa ir adquirindo mais segurança de si e autonomia (porque ficar a vida inteira em terapia ou tomando remédio também não dá, né?).
    Os outros eu achei bacana por ajudarem a lidar com situações do dia-a-dia, que eu julgo ser o mais importante!

    Respondendo seu comment, sim, ainda fazemos concursos, hahaha! Mas é muito raro atualmente, e as avaliações são mais sérias. Acho que antigamente ia muito na onda de "eu gosto da fulaninha e vou dar nota boa pro blog dela!", entendo bem o que você sente. Eu acho concursos e avaliações legais caso você queira um diagnóstico mesmo – mas a gente sempre tem a opção se não participar se acha que não acrescenta em nada né? Inda bem!

    Beijinhos :*

    1. Oi Shana!

      Penso como vc. Por isso insisti em dizer que eles não substituem nenhum profissional. O importante é identificar o problema e só depois de diagnosticado ir atrás de meios que ajude a combatê-lo. Ansiedade é coisa série e não deve ser tratado como besteira.

      E muito legal saber sobre os concursos *_*
      Beijos

  7. Eu também sofro bastante com ansiedade, e teve uma época que realmente se tornou uma síndrome do pânico. Muita gente acha que é besteira, mas tem que cuidar mesmo! E a diferença está nesses pequenos detalhes 🙂
    Com certeza vou baixar o daylio e o anti-stress! Adorei!
    Obrigada pelo comentário no meu blog, fiquei feliz rs nunca recebo comentários :3
    Beijo!

    1. Ahh seu blog é lindo, merece vários comentários por lá *_*

      E não é besteira. Eu tenho uma amiga que tem a sindrome e eu sei o que ela passa. Sofro junto com ela quando presencio =/

      Beijo

  8. Eu estava usando esse diário do psique, gostei bastante dele, mas agora vou ver esses outros 🙂 E tipo, ajuda profissional é bom, mas não é 24h e nem sempre é toda a semana, esse tipo de aplicativo ajuda a controlar os momentos de crise e pra quando for no psicólogo falar sobre já que tem como registrar nos apps. Acho que ajuda muito 🙂

  9. Eu amei muito esse post! Ano passado descobri que sofro de distúrbio de ansiedade e desde que descobri estou sempre procurando jeitos novos de controlar as crises. Algumas sessões com psicóloga ajudar MUITO a diminuir a frequencia e a intensidade das crises, mas de vez em quando ainda acontece. Vou testar todos esses que você citou, porque uma ajuda é sempre bem vinda. Agora, esse último, da chuva, vou baixar AGORA porque eu amo esse barulhinho e me acalma muito.

    1. Oi Ju! Que bom ter vc aqui <3
      Fico feliz que tenha identificado o seu problema e que esteja passando com profissional. É outra coisa, né?
      Torcendo para que esses APPS te ajudem da mesma forma que me ajudou aqui <3
      Beijos

  10. Pois diiiiiz a psiquiatra que eu tenho síndrome do pânico… tu nota que eu desapareço do blog inúmeras vezes? Não sei se alguém nota! Mas é bem isso… quando o pânico chega, nada faz sentido – principalmente o blog – então, meu blog é um termômetro: se ele tá atualizado, eu tô bem! =) Eu acho que esses hobbies que a gente tem funcionam como terapia em alguns momentos (não substituem, mas ajudam). E é engraçado que o que é visto como futilidade por algumas pessoas de fora, é na verdade, algo que pode estar salvando a vida da gente! Então, toda vez que me chamam de fútil por gostar de brinquedos ou de decoração eu sorrio… pq no fundo eu tento MUITO ser fútil pra fugir das coisas que me deixam em pânico.

    Povo julga!
    Beijos <3

    1. Noto sim e é importante mesmo que vc se afaste de tudo quando não se sente bem.
      Tenho uma amiga que sofre desse mal e acompanho a luta diária dela. E fico feliz em saber que está bem (seu blog está atualizadinho =D).

      Acho muito triste quando encontro comentários de pessoas que não sofrem de asnidade dizendo que é frescura e etc =/.
      E sobre gostar de toys,colecionáveis.. eu sou fútil tbm então hauhau
      COMPRO MESMO

      beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE