5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedade

Eu sempre fui uma pessoa ansiosa, mas isso nunca me atrapalhou quando criança. Moro em uma casa bem movimentada, minha família é grande e por isso eu sempre assistia toda a agitação da casa como algo normal. Minha mãe é daquelas que não param um minuto e que não gosta de ver ninguém parado, sabe? Começa várias coisas ao mesmo tempo e é claro que não consegue dar conta de tudo. Já o meu pai é aquela pessoa que gosta de apressar e ter resultados LOGO. Ele não aceita esperar e quando vê que alguém está demorando, ele toma a iniciativa de: 1) Fazer ele mesmo ou 2) Desistir e procurar outra opção.

Por conviver com esses dois apressadinhos, cresci achando que isto era normal e que eu tinha que seguir o mesmo ritmo que eles. Entretanto foi na adolescência que o problema foi aumentando, porque eu não conseguia ser como eles. Hoje em dia milhares de pessoas sofrem de ansiedade, mas não procuram tratamento por acharem que é algo passageiro e que “momentos de stress” passam. E eu sei disso, porque também pensava assim.

Muitos não sabem que se esse problema não for tratado pode ser muito prejudicial à saúde. Com o tratamento certo é possível controlar e diminuir as crises de ansiedade. E quando não tratada, essa condição pode se transformar em um tipo de distúrbio psicológico (Síndrome do Pânico, fobia social, entre outros). Por isso recomendo que procure ajuda médica para seu problema ser identificado e diagnosticado de forma correta.

Mas se você já procurou ajuda e lida com esse problema, hoje vou compartilhar 5 aplicativos que me ajudam a lidar com a ansiedade.

1) CÍNGULO

5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedade5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedade

A proposta do Cíngulo é bem interessante. O aplicativo é brasileiro (desenvolvido pelos psiquiatras e pesquisadores Diogo Lara e Gustavo Ottoni) e possui uma interface bem interativa. O aplicativo usa técnicas de autoterapia para melhorar a autoestima dos usuários (Baixa autoestima e falta de amor próprio provocam ansiedade).

É através dessa técnica que o aplicativo oferece textos, vídeos e áudios que ajudam na reflexão sobre o autoconhecimento. No início eu estranhei a proposta, porém continuei com a mente aberta e me surpreendi com os resultados. Assim que você começa a usá-lo, passará por um teste para analisar a sua personalidade. Lembrando que autoterapia é indicada para quem tem problemas leves e a plataforma Cíngulo não é de terapia.

Além dos textos e vídeos, podemos encontrar a ferramenta de meditação, psicoterapia e autoajuda. O aplicativo é bem didático e faz com que você entenda um pouquinho sobre o assunto (há até questionários para responder). Cada sessão dura em média 10 minutos. Só não use esse aplicativo para substituir um profissional, ok?

Onde encontrar: Site Oficial / Apple Store / Play Store 

2) DIÁRIO DO PSIQUE

5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedade

Esse aplicativo não é muito diferente do Cíngulo. A proposta é oferecer ferramentas que ajudam na jornada do  autoconhecimento. Porém há algumas funcionalidades diferentes que ajudam com a ansiedade. Como, por exemplo, os desafios (agradecer, se elogiar, se exercitar, antídoto positivo, sorria, tarefas, praticar a gratidão, entre outros) e os rituais (essa função só é liberada se você for tiver a versão pró que custa R$12,99 até o dia dessa publicação).

O aplicativo ainda oferece dicas, ebooks e um diário para anotar como está o seu dia. A única coisa que não me agradou foram as propagandas excessivas na versão gratuita.

Onde encontrar: Site oficial / Play Store

3) DAYLIO

5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedade

Quem sofre de ansiedade tem problemas com humor e o Daylio é um diário para ajudar a controlá-lo. É só você configurar um horário e o aplicativo vai enviar uma notificação na hora escolhida para perguntar como você está (bem, triste, horrível e outros que você pode editar). Feito isso ele vai querer saber o que você tem feito para chegar nesse humor (trabalho, descanso, amigos, encontro, esporte, festa. filmes, entre outros) e você incluirá alguma nota sobre seu dia. Pronto! Esse aplicativo é excelente para acompanhar em estatísticas e gráficos como anda o seu humor.

Onde encontrar: Apple Store / Play Store

4) ANTISTRESS

5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedade

Nunca pensei que iria gostar tanto de um aplicativo. O objetivo é simples: selecionar alguma ferramenta para te ajudar a relaxar e deixar o nervoso de lado. Você consegue empilhar cubos, estourar plástico bolha, apertas botões, riscar com giz, alimentar peixes e vários outros. Uso a versão gratuita e tenho 24 opções, mas é possível adicionar outras atividade com a paga.

Onde encontrar: Apple Store / Play Store

5) JUST RAIN

5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedade

Eu sempre gostei de ouvir o barulho da chuva na hora de dormir. Lembro que uma vez li uma matéria onde o Orfeu Buxton (professor associado de saúde biocomportamental da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos EUA) afirmou que barulhos lentos, sibilantes são sons não ameaçadores e, por isso, servem para acalmar as pessoas. É a forma que o nosso cérebro interpreta o que ouvimos. E para muitos o som da água transmite a sensação de que tudo está seguro e que podemos relaxar.

Por isso, se você é como eu e gosta de ouvir o barulho da chuva antes de dormir, recomendo o Just Rain. Com ele é possível controlar a intensidade da chuva. Você consegue simular uma simples garoa (com pingos leves) e até mesmo uma tempestade.

Onde encontrar: Apple Store / Play Store 

 

5 Aplicativos que ajudam a controlar minha ansiedadeSALVE ESSE PIN PARA NÃO PERDER ESTA PUBLICAÇÃO

Esses são os aplicativos que uso para ajudar a controlar minha ansiedade. Contudo devo dizer (mais uma vez) que eles não substituem um profissional. Se você é ansioso, procure ajuda! E me diga: já conhecia algum desses aplicativos? Tem algum pra me indicar?

Beijos

Comentários

Comentários