saidaminhalente_adpatdores_lentesAdaptadores de lentes: Analógica x Digital

Nunca tive tanta dificuldade para pensar em um título pra uma publicação. Na verdade nunca tive tanta dificuldade para iniciar um assunto aqui no blog. Já faz um tempo que estou usando adaptadores de lentes na minha Canon T5i e quis compartilhar minha experiência com vocês (bom, na verdade com quem gosta do assunto) e deixar como sugestão para quem tem máquinas analógicas em casa.

saidaminhalente_adpatdores_lentes1Lentes da minha máquina Minolta

Quando comprei a Canon T5i veio a lente 18-55mm no Kit e até então não tive condições $$ para investir em lentes novas. Eu tenho uma Nikon D80 e tenho algumas lentes pra ela, mas pra Canon eu só tenho a 18-55mm (por enquanto). Até que meu pai se sensibilizou com a cena (I know that feel bro) e me deu a ideia de usar as lentes das minhas analógicas na Canon.

saidaminhalente_adpatdores_lentes2Como eu tenho uma Minolta, comecei a navegar no Ebay e achei adaptadores para as lentes que serviam na minha Canon por menos de R$50,00 (Caso você tenha uma Minolta e uma EOS, procure por Adaptador MD-EOS).

Como funciona?

saidaminhalente_adpatdores_lentes3Existem dois tipos de adaptadores: Com óptica e Sem óptica, compramos os dois modelos para testar! Os adaptadores com óptica, vem com esse vidro e podem afetar na qualidade óptica ou impedir o uso de todas as aberturas de diafragma e distâncias focais, mas eu gosto dele pois me permite o foco infinito. Já o sem óptica, não interfere na qualidade e no meu caso, permite fazer fotos Macro, pois as lentes que tenho da Minolta são 45mm e 50mm, excelentes para fotos de miniaturas.

Desvantagens:

saidaminhalente_adpatdores_lentes4Adaptador encaixado na Lente

Apesar dessa opção ser mais barata e te dar mais liberdade na hora de fotografar (esses adaptadores são uma excelente opção para quem tem várias marcas de câmeras), quem não está acostumado com foco manual pode estranhar! Ela cabe perfeitamente no corpo da câmera, mas não permite o foco automático, alguns adaptadores têm um indicador de foco, que avisa quando o foco está correto, mas não funcionam em todas as câmeras.

Coraline estava brincando com o Mike Wazowski na minha cama e a convidei para ser modelo por alguns instantes, veja como ficou as fotos usando os adaptadores (Lembrando que Coraline tem aproximadamente 15cm de altura)

saidaminhalente_adpatdores_lentes5

saidaminhalente_adpatdores_lentes6

Essas fotos foram tirada com o adaptador Sem Óptica, ou seja, sem foco infinito

saidaminhalente_adpatdores_lentes7

É a mesma lente, mas a foto foi feita com o adaptador Com Óptica, tive dificuldades para focar.. E apesar dela não está completamente focada (o foco ficou mais no casaco e na cabeça da Coraline) ela me permitiu uma distância maior na hora de clicar.

Deixo a dica para quem gosta de fotografar e possui uma DSLR, pode ser uma forma mais barata de conseguir uma “lente”. Há várias feiras que vendem máquinas analógicas por preço baixo e você pode usar a lente dela. Posso dizer que consegui duas lentes por menos de R$100,00.
O vendedor que me vendeu não tem mais no estoque, mas caso alguém tenha interesse, é só colocar o modelo da Lente da sua analógica e procurar o adaptador na versão da sua DSLR.

O que acharam? Beijos!

Comentários

Comentários