Image default
Home - Adaptadores de lentes: Analógica x Digital
Dicas de Fotografia Fotografia

Adaptadores de lentes: Analógica x Digital

saidaminhalente_adpatdores_lentesAdaptadores de lentes: Analógica x Digital

Nunca tive tanta dificuldade para pensar em um título pra uma publicação. Na verdade nunca tive tanta dificuldade para iniciar um assunto aqui no blog. Já faz um tempo que estou usando adaptadores de lentes na minha Canon T5i e quis compartilhar minha experiência com vocês (bom, na verdade com quem gosta do assunto) e deixar como sugestão para quem tem máquinas analógicas em casa.

saidaminhalente_adpatdores_lentes1Lentes da minha máquina Minolta

Quando comprei a Canon T5i veio a lente 18-55mm no Kit e até então não tive condições $$ para investir em lentes novas. Eu tenho uma Nikon D80 e tenho algumas lentes pra ela, mas pra Canon eu só tenho a 18-55mm (por enquanto). Até que meu pai se sensibilizou com a cena (I know that feel bro) e me deu a ideia de usar as lentes das minhas analógicas na Canon.

saidaminhalente_adpatdores_lentes2Como eu tenho uma Minolta, comecei a navegar no Ebay e achei adaptadores para as lentes que serviam na minha Canon por menos de R$50,00 (Caso você tenha uma Minolta e uma EOS, procure por Adaptador MD-EOS).

Como funciona?

saidaminhalente_adpatdores_lentes3Existem dois tipos de adaptadores: Com óptica e Sem óptica, compramos os dois modelos para testar! Os adaptadores com óptica, vem com esse vidro e podem afetar na qualidade óptica ou impedir o uso de todas as aberturas de diafragma e distâncias focais, mas eu gosto dele pois me permite o foco infinito. Já o sem óptica, não interfere na qualidade e no meu caso, permite fazer fotos Macro, pois as lentes que tenho da Minolta são 45mm e 50mm, excelentes para fotos de miniaturas.

Desvantagens:

saidaminhalente_adpatdores_lentes4Adaptador encaixado na Lente

Apesar dessa opção ser mais barata e te dar mais liberdade na hora de fotografar (esses adaptadores são uma excelente opção para quem tem várias marcas de câmeras), quem não está acostumado com foco manual pode estranhar! Ela cabe perfeitamente no corpo da câmera, mas não permite o foco automático, alguns adaptadores têm um indicador de foco, que avisa quando o foco está correto, mas não funcionam em todas as câmeras.

Coraline estava brincando com o Mike Wazowski na minha cama e a convidei para ser modelo por alguns instantes, veja como ficou as fotos usando os adaptadores (Lembrando que Coraline tem aproximadamente 15cm de altura)

saidaminhalente_adpatdores_lentes5

saidaminhalente_adpatdores_lentes6

Essas fotos foram tirada com o adaptador Sem Óptica, ou seja, sem foco infinito

saidaminhalente_adpatdores_lentes7

É a mesma lente, mas a foto foi feita com o adaptador Com Óptica, tive dificuldades para focar.. E apesar dela não está completamente focada (o foco ficou mais no casaco e na cabeça da Coraline) ela me permitiu uma distância maior na hora de clicar.

Deixo a dica para quem gosta de fotografar e possui uma DSLR, pode ser uma forma mais barata de conseguir uma “lente”. Há várias feiras que vendem máquinas analógicas por preço baixo e você pode usar a lente dela. Posso dizer que consegui duas lentes por menos de R$100,00.
O vendedor que me vendeu não tem mais no estoque, mas caso alguém tenha interesse, é só colocar o modelo da Lente da sua analógica e procurar o adaptador na versão da sua DSLR.

O que acharam? Beijos!

Leia também:

Canecas para quem ama fotografia

Clayci

Finn no país das maravilhas

Clayci

3 dicas para começar a fotografar no modo manual

Clayci

10 comentários

Nayh 16 de julho de 2015 at 11:31

Uau, as “gambiarras” na fotografia realmente não tem fim. Cada dia vejo uma nova, hahahaha. Eu queria ter outras câmeras para poder usar a dica, mas continuo aqui só com minha T3i + 18-55mm do kit. Talvez esse ano ainda eu compre uma 40mm ou uma 50mm. ~dúvidas, dúvidas~

Resposta
Clayci 16 de julho de 2015 at 20:38

Esse adaptador serve pra qualquer linha T viu? Se tiver alguma analogica ai pode caçar hauhauhauhauh
A diferença para a 40 e 50 é minima.. =D A 50 é mais barata =D

Beijos

Resposta
Rubia Olivo 4 de julho de 2015 at 12:54

eu também tenho uma Nikon D80, mas por não entender muito de fotografia, acho que uma lente só já está ótimo pra mim, hahaha. mas pra você que gosta disso, foi um bom investimento. e nem foi caro, né?

Resposta
Clayci 4 de julho de 2015 at 17:27

Rubia!! Confesso que sempre quero mais hauhauauhuaha

Beijos

Resposta
Silvia Coelho 4 de julho de 2015 at 12:43

Nossa, adorei a dica!
Um custo-benefício sensacional. Pena que não tenho nenhuma câmera analógica =/ Mas já vou sair por ai procurando hahaha,
Beijos.

Resposta
Clayci 4 de julho de 2015 at 17:28

Ahhhh mas já fica a fica para quando achar alguma dando sopa ^^

Resposta
Rebeca Franca 4 de julho de 2015 at 09:32

Nossa, que legal shaushaus Eu tenho uma T3 e ainda não senti necessidade de ter outras lentes, mas estou de olho na 50mm. Por enquanto, a T3 atende bem as minhas necessidades, mas daqui a algum tempo quando eu for trocar, vou ver se compro só o corpo da T5i no mercado livre, assim sai bem mais em conta. Curti muito o post e o seu blog é um amor, beijinhos <3
Bomba de Morango

Resposta
Clayci 4 de julho de 2015 at 10:57

Rebeca se permite um conselho, não troque pela T5i..Não que ela não seja boa, pq estou amando ela hahahah.. mas porque as duas são praticamente iguais ^^

Obrigada pelo elogio e espero ter vc aqui mais vezes
Beijos

Resposta
just mila 4 de julho de 2015 at 00:20

Pelo que li e pelo que vi no seu post eu acho legal ter as duas! Fica muito show e dá um efeito diferente.
Adorei a dica, Clay! Principalmente a dos adaptadores 😉
Bjs

http://www.achadosdamila.blogspot.com.br

Resposta
Clayci 4 de julho de 2015 at 11:03

Vale a pena sim!!! E são mega baratas ^^

Resposta

Deixe um comentário

* Seu comentário irá para aprovação

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE