A Piscina Cintilante, de Odo Hirsch é um daqueles livros mágicos que encontramos durante nossa infância e juventude. A narrativa simples e envolvente desenvolvida pelo autor vai nos guiando pelos detalhes daquele mundo do menino Darius Bell. É uma história, que mesmo você, enquanto adulto, irá gostar de ler e relembrar a sensação de deixar-se levar pela imaginação quando era pequeno e lia contos incríveis.

A Piscina Cintilante - Odo Hirsch (Uma leitura fascinante)

SOBRE A HISTÓRIA

Na medida como as coisas são contadas, expostas e descritas, é possível criar os cenários em sua mente e imagina-los na forma como bem desejar. Somos apresentados logo de início a Darius Bell, o mais novo da família Bell. Na cidade onde mora, sua família tem importância histórica, pois todos os seus antepassados realizaram algum feito em pró daquele lugar. Ou ainda, por terem realizado um feito histórico. Desta maneira, sua família há muito tem direito sobre uma morada e o terreno que a cerca; em troca, a cada 25 anos, a atual geração Bell deve presentear a cidade com alguma coisa. E pode ser qualquer coisa mesmo!

Mais uma vez a data para a entrega do presente se aproxima. Mas a atual situação financeira da família não é muito boa. A morada está caindo aos pedaços e o pai de Darius preocupa-se apenas em manter o nome e a honra da família a todo custo. Enquanto isso, o irmão, Cyrus, pouco se importa com tudo isso; quer apenas se tornar um grande engenheiro. A mãe, por usa vez, tenta apoiar o marido em tudo que for possível.

Girando ao redor deles estão diversas pessoas que tem permissão para viverem dentro do terreno da morada em troca de serviços. Desta maneira, a família de Darius nunca sentiu tantas necessidades. Mas agora, a falta de dinheiro e a ausência de um presente ameaçam a paz que ali existe.

 

A Piscina Cintilante - Odo Hirsch (Uma leitura fascinante)

MINHA OPINIÃO

Apesar de rápida, a narrativa é de fato envolvente. Dividida em capítulos curtos, é muito fácil lê-los um atrás do outro e quando perceber, você estará diante da piscina cintilante, maravilhado.

Gostei bastante da forma como o autor expões os ambientes, os objetos, as pessoas e seus pensamentos. É tudo bem claro e por vezes objetivo. Fica claro também os trejeitos de cada; aqueles traços de personalidade que são marcantes e sobressaem facilmente à vista. Fico pensando até que ponto seguiu a intenção do autor ao deixar traços tão característicos, como é o caso do jardineiro, da cozinheira, do pai  de Darius, do irmão, do prefeito da cidade e até da professora universitária.

Tudo isso com o olhar e pensamentos de Darius. Somos transportado para esse mundo na visão do menino e também nos seus pensamentos e modo inocente de entender o mundo. Inocente, porém não menos corajoso ou menos inteligente.

Dessa maneira, imagine o efeito transformador que pode-se ter a história em uma jovem criança! Considerando um público leitor bem jovem, acredito que pode ser um bom meio de despertar o interesse pela leitura. Inclusive até para uso escolar seria bem-vindo.

Recomendo!

 

 

A Piscina Cintilante Book Cover A Piscina Cintilante
Odo Hirsch
176

Sinopse: A família de Darius Bell é a mais tradicional e a mais excêntrica da pequena cidade onde vivem. No passado, os nobres ancestrais dos Bell receberam muitas honras, glórias, terras e até mesmo a casa em que Darius mora com os pais e o irmão. Em retribuição pela Morada Bell, a família deve dar à cidade um presente a cada 25 anos. Só tem um problema: este ano, eles não têm dinheiro para doar algo grandioso e inesquecível. Aliás, eles não têm dinheiro nenhum!

Para Darius, o mais importante é conseguir uma maneira de manter o seu lar. Mas como? O que ele pode fazer para ajudar?

De uma forma inesperada, Darius e os Bell vão perceber que, com determinação, boas ideias e um pouco de sorte, um momento terrível pode acabar se transformando no melhor de todos!

Uma história encantadora, divertida e surpreendente que você precisa ler!

Comentários

Comentários