Image default
Home - A Identidade Secreta dos Super-Heróis – Brian J. Robb
Quadrinhos Resenhas Literárias

A Identidade Secreta dos Super-Heróis – Brian J. Robb

Quando soube que A Identidade Secreta dos Super-Heróis fazia parte do catálogo da editora Valentina fiquei com muita vontade de lê-lo. Apesar de gostar do mundo dos quadrinhos foram poucos os que li. E nesse livro há várias curiosidades sobre esse universo maravilhoso. É um guia completo e ideal para presentear seu amigo nerd.

COMO SURGIRAM NOSSOS SUPER-HERÓIS?

Você sabia que o primeiro super-herói surgiu em 1938? E que esse herói é ninguém menos que o Super Homem? Foi o último filho de Krypton que deu início a era de ouro das revistas em quadrinhos. Brian J. Robb realizou uma pesquisa e compartilhou em 15 capítulos como os nossos heróis se popularizaram ao longo dos anos. E é incrível imaginar como eram as histórias de antigamente. Na verdade fico imaginando quanto os quadrinhos daquela época valem hoje. Quem diria que esses quadrinhos seriam capazes de unir gerações?

A Identidade Secreta dos Super-Heróis

Brian compartilha com a gente a chegada dos primeiros heróis antes da 2ª Guerra Mundial: Super Homem e Batman. Porém foi a guerra que realizou mudanças nesse enredo e com isso surgiu o Capitão América! Ele ficou muito popular durante o conturbado período pelo qual o mundo passou, mas quando esse momento chegou ao fim, seus quadrinhos foram interrompidos e ele perdeu sua popularidade.

E se não bastasse a crise que estavam vivendo, nossos “heróis” tiveram que enfrentar um novo vilão: Frederic Whertam. Ele foi um psiquiatra e manipulou provas para mostrar para a sociedade o que os super-heróis era uma péssima influência. Com isso obrigou a criação de uma agência (CCA) para controlar e alterar as características das histórias e personagens.

Sabe a Mulher Maravilha que temos hoje? Na época Frederic não aceitou sua característica feminista e quis que a colocassem em um papel tradicional daquele tempo, ou seja, ela seria a mulher que correria atrás de Steve Trevor. Mas finalmente esse período lamentável passou e de lá para cá foram inventados (e reinventados) vários heróis. E A identidade secreta dos Super-Heróis mostra em detalhes como surgiu os principais personagem e de onde veio a inspiração para a sua criação.

A Identidade Secreta dos Super-Heróis A Identidade Secreta dos Super-Heróis

O livro foi escrito de uma forma descontraída e isso fez com que a leitura fosse leve. Há várias informações, mas mesmo assim não é algo cansativo (claro se você se interessar pelo assunto). E não está em ordem cronológica! O autor teve a preocupação em separar o livro em três eras: Ouro, prata e bronze. Contudo as referências vão surgindo em outros capítulos.

Eu só senti falta de imagens! Claro, imagens, afinal estamos falando de super-heróis e suas HQs. Sei que o livro é um guia e o objetivo é apresentar curiosidades sobre o universo dos quadrinhos e o direito de uso imagem é um assunto delicado, mas se houvesse cor e algumas imagens a leitura seria bem mais prazerosa. Por sinal, o que mais gostei é que o autor não traz somente as partes “heroicas” desse mundo. Ele mostra a crise das grandes produtoras e até mesmo o desaparecimento de alguns personagens ao longo do tempo.

Mesmo não lendo quadrinhos com frequência, fiquei encantada em conhecer a origem de personagens que tanto admiro. O trabalho da editora está incrível e recomendo muito a leitura.

Leia também:

A história da Ciência para quem tem pressa

Clayci

A Garota que tinha medo

Clayci

Sherlock – Um estudo em vermelho

Clayci

5 comentários

Ane Reis 10 de agosto de 2017 at 22:34

Oie Clayci =)

Saudades do seu cantinho aqui <3

Eu adoro esse tipo de livro *-* Além da gente ler eles rapidinho, eles também tem aquele toque nostálgico que nos leva para a infância.

E o legal é que esse livro, tem toda a parte lúdica dos Super-heróis, traz curiosidades e de certa forma um debate filosófico sobre a importância dos heróis em nossa história.

Beijos;***
Ane Reis | Blog My Dear Library.

Resposta
Clayci 14 de agosto de 2017 at 18:12

Isso mesmo Ane.
É um livro que vale a pena ter na estante *_*

Resposta
Danielle S. 10 de agosto de 2017 at 14:13

Que legal esse livro! Eu já sabia que o Capitão América surgiu durante a Segunda Guerra, mas não tinha ideia que antes dele já tínhamos o Super-Homem e o Batman! E que loucura essa desse psicólogo, hein. Colocara a WW só como mulher que corre atrás do homem… Pffff Quero saber mais curiosidades, adorei a proposta do livro!

Beijo!

Resposta
Thaynara 10 de agosto de 2017 at 11:01

Meu coração tá sofrendo com esse livro. Quero muito ler, mas tenho tantos acumulados que fica difícil.

Resposta
Clayci 14 de agosto de 2017 at 12:27

Poxa eu sofro do mesmo problema que vc rs
Estou com muito livro acumulado por aqui

Resposta

Deixe um comentário

* Seu comentário irá para aprovação

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE