5 Graphic Novels com protagonistas femininas para você amar

Você curte quadrinhos? Eu gostava de me aventurar nos gibis da turma da mônica quando era criança (inclusive foi dessa forma que eu aprendi a ler) e na adolescência roubava os mangás do meu irmão. Demorou para as HQs aparecerem por aqui, pois meu irmão curtia os traços dos mangás e não era muito fã de super-herói. Fui conhecê-las na época do ginásio quando os meninos da minha sala ficavam lendo na hora do intervalo.

E não faz muito tempo que eu comecei a me interessar por Graphic Novel. No início eu não sabia a diferença entre histórias em quadrinhos e Graphic Novels, porém, agora consigo identificar algumas características que singularizam o estilo. Geralmente elas possuem uma história completa, não são seriadas, o formato é maior e a qualidade do papel também é diferente (ao menos foram essas distinções que identifiquei e não encontrei nenhum lugar que defina essa diferença).

Mas deixando esses detalhes de lado, hoje quero indicar algumas Graphic Novels com protagonistas femininas para você amar. São personagens com vários defeitos e cheio de falhas, mas fortes e determinadas. Vamos conhecê-las?

REPETECO – BRYAN LEE O’MALLEY

5 Graphic Novels com protagonistas femininas para você amar

Quero começar apresentando a personagem Katie, pois ela está insatisfeita com a sua vida. Ela é uma chef de cozinha talentosa, mas quer “mais“. Ela criou um restaurante há alguns anos atrás – junto com os amigos – chamado Repeteco. Entretanto com o passar dos anos, cada um foi seguindo o seu caminho e ela ficou sozinha com uma nova equipe. Acontece que ela não queria mais o Repeteco, ela queria ter seu próprio negócio e até já escolheu o lugar. Mas o prédio escolhido precisava de grandes reformas e a obra estava toda atrasada.

Diante de tantos problemas, Katie arrumou uma saída: ela encontra uma caderneta e um cogumelo mágico que permite reescrever o passado. É claro que ela gostou dessa experiência e descobre que existem mais desses cogumelos e começa a perder o controle da sua vida. E é quando ela se revela uma pessoa egoísta e impulsiva. Katie não pensava nas consequências quando alterava um fato do seu passado e o que era para ser algo inocente como “evitar o acidente com uma funcionária” passou a ser algo obsessivo como “decidir seu destino” ao lado do seu ex-namorado.

Acho que já citei por aqui o meu interesse pela teoria do multiverso e é sobre isso que o autor discute. A história é bem reflexiva e deixa claro que é preciso viver os altos e baixos, e encarar os problemas conforme eles forem surgindo. Somos nós que decidimos como devemos encará-los e que não devemos nos arrepender das escolhas feitas. O poder de mudar algo do nosso passado pode até soar como algo atraente, mas quem mais afetaríamos com essa escolha?

NIMONA – NOELLE STEVENSON

5 Graphic Novels com protagonistas femininas para você amar

Outra história que adorei conhecer. O sonho de Nimona era trabalhar ao lado do seu vilão favorito e até tentou mentir para que isso se tornasse realidade. Ela disse que tinha sido enviada por uma agência para ser a sua comparsa, mas logo ele percebeu que era mentira e tentou dispensá-la. Lógico que Nimona não ia desistir assim, né? Ela é uma metamorfa e usou o seu poder para impressioná-lo – conquista desbloqueada.

O que Nimona não imaginava era que seu ídolo não era tão mau assim. Ballister Coração-Negro tinha escrúpulos e planejava uma missão com cautela antes de colocá-la em prática. Está certo que seus planos não tinham muito êxito, porém nossa metamorfa tinha inúmeras ideias para mudar essa situação (pena que essas ideias envolviam incêndio, morte e todo tipo de tragédia).

Nimona é uma personagem bem diferente do que estamos acostumados a encontrar. Ela não pensa antes de falar e nem nas consequência dos seus atos. Ela admirava Ballister por causa da sua fama e popularidade de vilão e ficou arrasada quando descobriu que ele não era tão mau assim. E é claro que vamos aprender muito sobre aparências e como elas enganam. Nimona é teimosa e impulsiva, mas é uma amiga fiel.

O AMULETO – KAZU KIBUISHI

5 Graphic Novels com protagonistas femininas para você amar

Admito que roubei um pouquinho nessa seleção. porém foi por uma boa causa. O Amuleto é uma historia sequencial e se não me engano foram publicados 5 volumes aqui no Brasil (pela editora Fundamento). Ela conta a história de Emily e sua família. A história começa triste, pois a jovem presencia a morte do pai em um acidente de carro e terá que seguir em frente ao lado da sua mãe e seu irmão mais novo. Para diminuir as despesas, eles se mudam para um casarão de um parente e no meio da reforma/limpeza a Emily encontra um medalhão.

O que ela não imaginava era que esse amuleto tinha poderes mágicos e de repente sua vida muda por conta dessa descoberta. Sua família fica em perigo e ela terá que lutar contra vários inimigos para protegê-los. Mais do que isso, Emily precisará se conhecer e treinar o seu poder. Esses quadrinhos são para um público mais jovem, contudo a delicadeza dos traços e os assuntos trabalhos pelo autor, despertam o interesse de qualquer pessoal. Aos poucos ela vai amadurecendo e deixando alguns defeitos de lado, como a teimosia.

UMA DOBRA NO TEMPO  – MADELEINE L’ENGLE

5 Graphic Novels com protagonistas femininas para você amar

Essa história é um clássico e ganhou essa versão Graphic Novel da editora Darkside Books. Meg Murry é uma garota incrível e determinada, contudo o seu rendimento escolar cai depois que o seu pai (o cientista Sr. Murry) desaparece. Com o seu desaparecimento, surgiram várias fofocas a seu respeito; disseram até que ele abandonou a família. Entretanto, Meg sabia (e fazia de tudo para acreditar) que ele não seria capaz de fazer isso, pois amava a família.

Ela acaba conhecendo três senhoras estranhas: a Sra. Quequeé, a Sra. Qual e a Sra. Quem. Elas revelam à Meg que seu pai está correndo perigo em uma outra dimensão e que uma força tenebrosa ameaça destruir toda a vida que há por lá. Então, elas terão que fazer uma viagem pelo tempo e espaço para tentar salvar o Sr. Murry. Só que esta viagem não será nada fácil. A Coisa Escura (que eles terão que enfrentar) é poderosa e ganha mais força conforme o tempo passa. E mesmo se sentindo perdida e insegura, Meg terá que usar o seu dom para assumir o controle e se tornar uma heroína.

FORÇA – BIANCA PINHEIRO

5 Graphic Novels com protagonistas femininas para você amar

A Mônica sempre foi uma das minhas personagens favorita do mundo dos quadrinhos. Ela sofria bullying, mas mesmo assim era respeitada por todos de sua turma, e nunca deixou se  intimidar pelos garotos que implicavam com ela. Só que nessa versão da Bianca Pinheiro, ela precisará lidar com outros problemas e dentro de casa.

Bianca tem um traço delicado e consegue passar toda a delicadeza da trama em poucas páginas. Força é uma história muito sensível, capaz de amolecer o coração de qualquer pessoa. Impossível não sentir empatia por alguém com um problema “relativamente comum”, como o enfrentado pela Mônica nessa Graphic Novel. E as ilustrações são tão tocantes que dispensaria o uso de palavras. Nesse quadrinho, Bianca traçou um retrato bastante realista de uma criança com depressão.

Mônica sempre foi uma personagem forte e determinada, uma referência de girl power. No entanto, nessa história ela mostra que precisa de ajuda. E super recomendo.

 

Já leu algum desses? Tem algum para me indicar?
Beijos

Comentários

Comentários