13 Reasons Why (2ª Temporada): Vale a pena assistir?

Eu fui uma das pessoas que julgou desnecessário a segunda temporada de 13 reasons why. Compartilhei a minha opinião sobre a primeira aqui no blog e deixei claro que não curti a forma com que os produtores estavam culpabilizando e não conscientizando sobre a prática de Bullying.

Porém inicio essa publicação dizendo que eu estava completamente errada. Mesmo me baseando na obra original – para acreditar que não era necessária a continuação – a primeira temporada deixou claro que os personagens precisavam de um desfecho. Nós tivemos os motivos que causaram o suicídio da Hannah Baker, mas não tivemos acesso ao outro lado. E muito menos tivemos a conclusão (e quem sabe a resolução) do caso. Bryce precisava ser julgado, assim como os outros personagens precisavam contar a sua versão antes de escutarem as fitas.

Inclusive, as fitas não são mais destaques nessa nova temporada. Elas mal aparecem (apenas para relembrar alguns fatos e serão usadas durante o julgamento), agora serão as polaroids que irão mostrar os segredos registrados. Muitos acreditavam que Olivia Baker (mãe de Hannah) iria aceitar o acordo, no entanto, ela se mantém contrária à escola e não vai medir esforços para continuar com o processo e conseguir justiça.

13 Reasons Why (2ª Temporada): Vale a pena assistir?

Não entrarei em detalhes sobre os episódios, mas posso adiantar que a ideia é ouvir a versão de cada envolvido. Senti que essa temporada está mais pesada que a anterior. Há muitas cenas fortes, mas necessárias para nos levar a uma complexa reflexão. Se antes eu tinha reclamado sobre a atitude de Hannah (ao gravar as fitas e passar a sensação de vingança o invés de justiça) agora eu consegui enxergar um conjunto de perspectivas distintas. Há outras vítimas que sofreram abuso sexual e que convivem com conflitos emocionais em segredo.

E o mais incrível é que nos primeiros episódios ficamos perdidos e somos conduzidos a um entendimento precoce, completamente equivocado. Ficamos em dúvida sobre as motinações dos personagens e tentando entender o seu comportamento durante o julgamento. Porém, percebi que os produtores tiveram mais cuidado na hora de apresentar o conteúdo. Logo no primeiro episódio, os atores conversam sobre a série e a importância de procurar ajuda.

O Bullying continua sendo discutido durante os episódios, contudo, a violência vai mais além. Dessa vez veremos mais cenas que envolvem bebidas, drogas e estupros. Olivia quer responsabilizar o colégio pelo o que aconteceu com a sua filha. Mas o colégio quer se livrar dessa responsabilidade e a advogada de defesa distorceu a imagem da Hannah no tribunal. Achei as cenas do julgamento bem dramáticas, mas essenciais para refletir a respeito. Há um culpado? A escola tem que tem que se responsabilizar pelo crime ou são os pais?

13 Reasons Why (2ª Temporada): Vale a pena assistir?

Enquanto Olivia reclama que a escola não a sinalizou sobre o comportamento da filha, a escola tenta argumentar dizendo que foram outros fatores que levaram ao ocorrido e que a responsabilidade não é deles. O fato é que essa discussão é importante para compreender a necessidade da parceria entre ambos. A falta de comunicação entre a escola, os responsáveis e a sociedade faz com que a gente feche os olhos para o que não deveríamos.

Como havia dito no inicio da publicação, nessa segunda temporada de 13 Reasons Why serão as polaroids que terão destaque. Essas fotos vão aparecer (e colaborar) para reforçar o caráter de Bryce. Porém por mais que isso contribua no processo e no entendimento de alguns fatos, não gostei da forma com que elas foram usadas. Senti – mais uma vez – que se preocuparam em culpabilizar e usaram essa ferramenta como forma de chantagem. Se você sofre Bullying, é ameaçado e até mesmo chantageado, procure ajuda e não fique em silêncio (da mesma forma que os personagens ficaram).

E mesmo não detalhando as cenas, preciso compartilhar que fiquei arrasada com o último episódio. Eu aguentei todos os anteriores (claro que me senti mal), mas o último fez com que eu chorasse e sentisse mais empatia pelo personagem Tyler. Eu achei que valeu a pena essa segunda temporada e fiquei curiosa para saber se teremos continuação.

PLAYLIST DA SEGUNDA TEMPORADA DE 13 REASONS WHY

Alguém aí já assistiu?

Comentários

Comentários